O mistério da morte histórica de abelhas na década de 90 foi finalmente resolvido

A morte em massa de abelhas na década de 1990, em França, foi causada pelo pesticida Fipronil.

Um mistério com quase três décadas acaba de ser resolvido por investigadores do Reino Unido. A culpa do colapso das colónias de abelhas em França, em meados da década de 1990, foi atribuída ao inseticida neonicotinóide imidacloprid, mas uma recente investigação revela que o provável culpado é, afinal, o fipronil, um inseticida muito menos conhecido.

O neonicotinóide imidacloprid chegou ao mercado em 1994 e o fipronil foi lançado em 1993. Ambos são produtos muito utilizados nas culturas de girassol francesas.

Uma equipa de cientistas da Universidade de Exeter, no Reino Unido, analisou a toxicidade e a provável bioacumulação de fipronil, imidacloprid e dois outros pesticidas comummente aplicados em abelhas. Para isso, usaram uma simulação computacional de uma colónia de abelhas para medir os efeitos dos pesticidas. No final, concluíram que apenas o fipronil conseguia causar a mortalidade em massa das abelhas.

Durante a primeira semana de exposição ao fipronil, os cientistas previram entre 4000 e 9000 mortes a mais do que numa situação de condições de controlo. O colapso das colónias dava-se ao fim de apenas três semanas. Já os outros pesticidas não geraram taxas de mortalidade altas o suficiente para causar o colapso.

Além disso, segundo o Chemistry World, os cientistas só encontraram sinais de bioacumulação tóxica no caso do fipronil. As experiências mostraram que o fipronil, ingerido por uma abelha em apenas uma refeição, estava presente seis dias depois – o composto poderia, portanto, ser letal em doses uniformes.

Dave Goulson, investigador da Universidade de Sussex, no Reino Unido, não tem dúvidas: perante os resultados, é claro que o fipronil se bioacumula nas abelhas sendo, por isso, muito provável que o faça em outros insetos.

“A exposição ao fipronil é uma causa provável de alguns casos de colapso de colónias de abelhas”, afirma, sugerindo que o processo regulatório para pesticidas não conseguiu proteger o meio ambiente por “não detetar e sinalizar” o potencial de bioacumulação do fipronil.

Na União Europeia, o uso do fipronil só foi proibido em 2013. O estudo foi recentemente publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Vídeo de criança vítima de bullying gera onda de apoio global

Internautas de todo o mundo, inclusive celebridades, uniram-se para dar apoio ao menino australiano, de nove anos, que sofre de bullying por causa da sua aparência. De acordo com a BBC, Yarraka Bayles partilhou o vídeo …

Descoberta nova quasipartícula: o π-ton

Foi descoberta uma nova quasipartícula no Instituto de Tecnologia de Viena. Os cientistas batizaram-na de π-ton, uma quasipartícula que contém dois eletrões e duas lacunas. Existem diferentes tipos de partículas. Um deles, as quasipartículas, são excitações …

É oficial. Friends está de volta para um episódio especial

As preces dos fãs foram finalmente ouvidas. O elenco de Friends vai reunir-se para um episódio especial exclusivo na HBO Max. Jennifer Aniston, Courteney Cox, Lisa Kudrow, Matt LeBlanc, Matthew Perry e David Schwimmer voltarão ao …

Dieta ocidental está a deixar as pessoas menos inteligentes

Uma dieta pouco saudável, à base de hambúrgueres e doces está literalmente a deixar as pessoas menos inteligentes apenas no espaço de uma semana. Esta foi a conclusão de um estudo de investigadores da Universidade …

Pedro Proença: Sociedade deve atuar no combate ao racismo

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) disse, esta sexta-feira, que a sociedade portuguesa deve atuar no combate ao racismo, violência, xenofobia e intolerância. A Liga vai lançar, durante este fim-de-semana, uma campanha com …

Na última década, Coreia do Norte gastou mais de meio milhão de dólares em cavalos russos

A Coreia do Norte gastou recentemente dezenas de milhares de dólares na aquisição de 12 cavalos provenientes da Rússia, de acordo com os dados alfandegários. A Coreia do Norte gastou quase meio milhão de dólares (584.302 …

O caranguejo "supervilão" do Canadá vai ser transformado em plástico biodegradável

Uma equipa de cientistas no Canadá desenvolveu um plano para transformar uma espécie invasora de crustáceo - conhecida como como caranguejo supervilão - em copos e talheres  de "plástico", usando as suas carapaças para criar …

Covid-19. Tripulante de navio japonês pode ser o primeiro português infetado

Um português que é tripulante do navio Princess Cruises, atracado no porto de Yokohama, no Japão, pode ter sido diagnosticado "positivo" com o novo coronavírus. Contactada pela agência Lusa, a diretora-geral de Saúde, Graça Freitas, afirma …

Harry e Meghan vão deixar de poder usar a marca Sussex Royal

O duque e a duquesa de Sussex vão deixar de poder usar a marca Sussex Royal, anunciou, esta sexta-feira, um porta-voz da casa real. "Estando o duque e a duquesa focados nos seus planos de estabelecer …

Messi marca quatro e embala Barcelona para o topo da La Liga

Um póquer de Lionel Messi embalou o FC Barcelona, este sábado, para a liderança da Liga espanhola, com uma "mão cheia" de golos na receção ao Eibar (5-0). Os catalães subiram ao topo de La Liga …