Desvendado mistério da formação das colossais crateras nos solos da Sibéria

Várias crateras têm aparecido de forma explosiva na Península Yamal, no oeste da Sibéria. Apesar de os cientistas suspeitarem de que o gás metano se infiltrou na tundra enquanto degela e causa as explosões, há cientistas empenhados em investigar este misterioso fenómenos.

Uma nova investigação, levada a cabo por cientistas do Woodwell Climate Research Center, identificou três novas crateras na região. Fotografias tiradas por drones, modelagem 3D e Inteligência Artificial indicaram que as crateras podem estar fortemente relacionadas com as mudanças climáticas.

Até agora, foram documentadas 17 crateras, sendo que a última foi descoberta no ano passado. Uma equipa de cientistas russos visitou-a em agosto de 2020, tendo sido a primeira vez que os especialistas usaram um drone para estudar uma cratera em profundidade. As descobertas foram publicadas na Geosciences.

Para analisar os buracos, os especialistas usaram dados de satélite para criar um modelo, baseado em Inteligência Artificial, com a plataforma de computação em nuvem do Google Earth Engine. O modelo mostrou todas as sete crateras relatadas por cientistas até 2017 e descobriu três novas, avança o Interesting Engineering.

Com base no modelo, a equipa chegou à conclusão de que as crateras começam a formar-se no subsolo em taliks, uma espécie de bolsas de terra descongelada que se formam sob os lagos árticos quando a água aquece. A quantidade de gás metano nos taliks pode ser elevada, o que provoca a explosões.

“Estas crateras representam um processo do sistema terrestre que era desconhecido até então”, resumiu Sue Natali, diretora do programa do Ártico no Woodwell Climate Research Center e co-autora do artigo científico, em declarações ao Gizmodo.

O modelo também revelou algumas mudanças na região. Entre 1984 e 2017, cerca de 5% da área analisada sofreu mudanças no ecossistema: “mudanças na vegetação; elevação e extensão da água”, com lagos inteiros a morrer devido ao permafrost que forma as suas bordas externas; e fundos a derreter com as temperaturas cada vez mais altas.

A área também ficou mais verde e o derretimento do gelo está a fazer com que algumas partes da região afundem.

“As crateras e outras mudanças abruptas que ocorrem na paisagem do Ártico são indicativas de um rápido aquecimento e degelo, que pode ter consequências graves para os residentes do Ártico e do mundo”, rematou Natali.

  Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ai-Da, a robô artista, foi detida no Egito antes da sua mais recente exposição

Ai-Da, a primeira robô artista ultrarrealista do mundo, foi detida pelas autoridades egípcias na alfândega por "questões de segurança". De acordo com o jornal The Guardian, está previsto que Ai-Da apresente o seu último trabalho na …

Albertina Museum, em Viena, na Áustria

Cansados de ver posts removidos por nudez, museus de Viena aderiram ao OnlyFans

Cansados de ver as obras de arte que partilhavam nas redes sociais removidas por serem demasiado "explícitas", vários museus austríacos decidiram abrir uma conta na plataforma mais liberal OnlyFans. No passado, tanto o Conselho de Turismo …

O pior desastre nuclear da história dos EUA pode ter sido fruto de uma brincadeira

O SL-1 era um reator nuclear experimental de baixa potência, localizado no Idaho, nos EUA, que tinha como objetivo fornecer energia a pequenas instalações militares remotas no início dos anos 1960. O reator acabou por ficar …

PJ deteve quarto suspeito da morte de jovem no metro das Laranjeiras

A Polícia Judiciária (PJ) deteve, ao final da tarde desta quinta-feira, um quarto suspeito da morte de um jovem, na quarta-feira, na estação de metro das Laranjeiras, em Lisboa. Durante a tarde de hoje, em conferência …

A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, a ministra da Cultura, Graça Fonseca, e a ministra da Saúde, Marta Temido

Saúde, Trabalho e Cultura. As medidas aprovadas pelo Governo para facilitar a negociação do OE

Novo Estatuto do Serviço Nacional de Saúde, Agenda do Trabalho Digno e a versão final do Estatuto dos Profissionais da Cultura foram os grandes destaques da conferência de imprensa após o Conselho de Ministros desta …

Banido do Facebook, Donald Trump aposta na criação da sua própria rede social

Nova rede social deverá estar disponível a partir do início do próximo ano e é uma resposta do antigo presidente às empresas que o decidiram banir. O antigo Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump anunciou o …

Um cigarro aceso

"Fumar mata." Deputados britânicos querem que o aviso seja impresso em cada cigarro

Para desencorajar os fumadores, os deputados britânicos querem imprimir o slogan "Fumar mata" em cada cigarro de um maço de tabaco. Deputados britânicos apresentaram, no Parlamento, uma emenda à Lei de Saúde e Cuidados de Saúde …

Ludogorets 0-1 Braga | Horta bracarense dá frutos cedo

O Sporting de Braga conseguiu um importante triunfo por 1-0 na deslocação ao terreno do Ludogorets, no Grupo F da Liga Europa. A formação lusa não quis perder tempo e marcou logo aos sete minutos, por …

PJ admite mais pessoas envolvidas na morte de jovem no metro das Laranjeiras

A Polícia Judiciária (PJ) admitiu, esta quinta-feira, que estejam mais pessoas envolvidas na morte de um jovem, na quarta-feira, na estação de metro das Laranjeiras, em Lisboa. Os dados foram avançados esta tarde, em conferência de …

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo continua a "desejar e a esperar que haja uma possibilidade de o OE passar"

O Presidente da República afirmou, esta quinta-feira, que continua "a desejar e a esperar que haja uma possibilidade de o Orçamento passar" e considerou que os próximos dias, com reuniões partidárias até ao fim-de-semana, "são …