Desvendado mistério da formação das colossais crateras nos solos da Sibéria

Várias crateras têm aparecido de forma explosiva na Península Yamal, no oeste da Sibéria. Apesar de os cientistas suspeitarem de que o gás metano se infiltrou na tundra enquanto degela e causa as explosões, há cientistas empenhados em investigar este misterioso fenómenos.

Uma nova investigação, levada a cabo por cientistas do Woodwell Climate Research Center, identificou três novas crateras na região. Fotografias tiradas por drones, modelagem 3D e Inteligência Artificial indicaram que as crateras podem estar fortemente relacionadas com as mudanças climáticas.

Até agora, foram documentadas 17 crateras, sendo que a última foi descoberta no ano passado. Uma equipa de cientistas russos visitou-a em agosto de 2020, tendo sido a primeira vez que os especialistas usaram um drone para estudar uma cratera em profundidade. As descobertas foram publicadas na Geosciences.

Para analisar os buracos, os especialistas usaram dados de satélite para criar um modelo, baseado em Inteligência Artificial, com a plataforma de computação em nuvem do Google Earth Engine. O modelo mostrou todas as sete crateras relatadas por cientistas até 2017 e descobriu três novas, avança o Interesting Engineering.

Com base no modelo, a equipa chegou à conclusão de que as crateras começam a formar-se no subsolo em taliks, uma espécie de bolsas de terra descongelada que se formam sob os lagos árticos quando a água aquece. A quantidade de gás metano nos taliks pode ser elevada, o que provoca a explosões.

“Estas crateras representam um processo do sistema terrestre que era desconhecido até então”, resumiu Sue Natali, diretora do programa do Ártico no Woodwell Climate Research Center e co-autora do artigo científico, em declarações ao Gizmodo.

O modelo também revelou algumas mudanças na região. Entre 1984 e 2017, cerca de 5% da área analisada sofreu mudanças no ecossistema: “mudanças na vegetação; elevação e extensão da água”, com lagos inteiros a morrer devido ao permafrost que forma as suas bordas externas; e fundos a derreter com as temperaturas cada vez mais altas.

A área também ficou mais verde e o derretimento do gelo está a fazer com que algumas partes da região afundem.

“As crateras e outras mudanças abruptas que ocorrem na paisagem do Ártico são indicativas de um rápido aquecimento e degelo, que pode ter consequências graves para os residentes do Ártico e do mundo”, rematou Natali.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Uma prenda de aniversário. Israelita doou um dos seus rins a um menino palestiniano

Uma israelita quis doar um rim a um estranho. Estranho esse que acabou por ser uma criança, de apenas três anos, que vive na Faixa de Gaza, na Palestina. De acordo com a agência Associated Press, …

Novo método permite eliminar a bioincrustação marinha eficazmente

Um projeto inovador demonstrou como os revestimentos de superfície eletricamente carregados podem eliminar a bioincrustação marinha ou o crescimento de organismos marinhos, melhorando a operação e manutenção de embarcações navais. A bioincrustação marinha é um fenómeno …

Aglomerado de safiras estrela encontrado no Sri Lanka pode ser o maior do mundo

Um aglomerado de safiras estrela do mundo foi encontrado num quintal no Sri Lanka. A pedra é azul, pesa 510 quilos e estima-se que valha cerca de 84 milhões de euros. A pedra foi encontrada …

Médico sírio acusado na Alemanha de crimes contra a humanidade

Um médico sírio foi acusado na Alemanha de crimes contra a humanidade por supostamente torturar e matar pessoas em hospitais militares no seu país de origem, informaram os promotores na quarta-feira. O Ministério Público Federal de …

Justiça climática. Vamos todos sofrer com as alterações climáticas, mas não de forma igual

A recente onda de calor na América do Norte é mais um exemplo de que apesar de ser um problema global, as alterações climáticas não vão afectar todos igualmente e podem exacerbar injustiças sociais e …

Os exemplos que Portugal deve seguir (e evitar) nas últimas etapas da pandemia

No plano apresentado pela equipa de Raquel Duarte comparam-se as estratégias opostas adotadas por Israel e Reino Unido, com a segunda a merecer nota negativa por parte dos investigadores. Os dados foram lançados na reunião que …

Jogos da Taça da Liga de sábado adiados para domingo para poderem ter público

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) anunciou, esta quinta-feira, que os jogos da Taça da Liga agendados para sábado vão ser adiados para domingo, para que possam ter público nas bancadas. "A Liga, …

Dinamarca enfrenta acção legal por querer repatriar refugiados sírios

O governo dinamarquês quer repatriar sírios naturais de Damasco depois de um relatório mostrar que há zonas da Síria onde a segurança melhorou. A decisão está a ser criticada por activistas e o caso pode …

Pela primeira vez, foi observada luz por detrás de um buraco negro

Um estudo divulgado esta quarta-feira revelou a primeira observação direta da luz por detrás de um buraco negro, através da deteção de pequenos sinais luminosos de raios-X, confirmando a Teoria da Relatividade Geral, de Einstein. Segundo …

Cheias atingem campos no Bangladesh. Pelo menos seis refugiados Rohingya mortos

Pelo menos seis refugiados Rohingya morreram após as cheias inundarem os campos de refugiados em Bangladesh nos últimos dias, destruindo os abrigos de bambu e plástico e deixando pelo menos 5.000 desabrigados, informou o Alto-comissariado …