O mistério dos esquemas de cores das tarântulas pode ter sido resolvido

A tarântula Poecilotheria metallica

Um novo estudo sugere que as tarântulas, que são mais ativas no crepúsculo, podem ver cores tão bem como os animais diurnos.

As tarântulas não são apenas castanhas e pretas. Estas aranhas grandes e peludas também apresentam tons de azul, verde, roxo e vermelho. No entanto, como são mais ativas no crepúsculo, estas cores vibrantes são mais difíceis de ver (pelo menos para nós).

Até agora, os cientistas não sabiam se elas próprias conseguiam ver estes padrões de cores na penumbra do crepúsculo. Mas, segundo o site Science Alert, um novo estudo sugere que as tarântulas podem ver cores tão bem como os animais diurnos.

A equipa analisou fotografias de 37 géneros de tarântulas de todo o mundo, e mediu o espectro de cores, observou traços comportamentais específicos e analisou a sua história evolutiva.

Embora ainda não se saiba quão bem estes animais veem essas cores na escuridão, os investigadores descobriram que as tarântulas têm muitos tipos de genes de opsina – que produzem proteínas opsina, encontradas nas células fotorrecetoras, e que ajudam os animais a ver as cores.

“Apesar das suas tendências crepusculares, as tarântulas expressam uma diversidade considerável de genes de opsina – uma descoberta que contradiz o consenso atual de que têm uma visão de cores deficiente com base na diversidade de baixa opsina”, explica a equipa no estudo publicado, a 23 de setembro, na revista científica Proceedings of the Royal Society B.

Os cientistas também tentaram perceber se certos comportamentos poderiam estar relacionados com as cores distintas de azul e verde que as tarântulas exibem. Especificamente, investigaram a estridulação (quando esfregam as partes bucais para fazer barulho para afastar predadores), os pelos urticantes (que podem usar como um mecanismo de defesa) e o facto de serem arbóreas (ou seja, viverem nas árvores).

A equipa não conseguiu encontrar nenhuma ligação entre estridulação e os pelos urticantes, mas descobriu que a cor verde provavelmente ajuda as aranhas a evitar serem vistas (crípse).

“Embora a função precisa do azul ainda não esteja clara, os nossos resultados sugerem que as tarântulas podem ser capazes de ver esses azuis, por isso, a escolha do companheiro pode ser uma explicação provável”, explica Saoirse Foley, bióloga da Universidade Carnegie Mellon, nos Estados Unidos, e uma das autoras do estudo.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Mais de mil ovelhas e cabras tomaram conta das ruas de Madrid (por um bom motivo)

Mais de mil ovelhas e cabras encheram as ruas de Madrid, este domingo, a propósito do tradicional Festival da Transumância, que foi cancelado no ano passado devido à pandemia da covid-19. De acordo com a agência …

Crise de abastecimento provoca escassez de camisolas de Natal

Na próxima época natalícia, os Estados Unidos podem enfrentar uma escassez de Ugly Sweaters, causada pela crise mundial dos transportes marítimos. As Ugly Sweaters são as típicas camisolas de Natal - por norma, coloridas e com …

Erupção de La Palma. Cães salvos por um grupo misterioso

Um grupo misterioso - que se auto-denomina A-Team - afirma ter resgatado vários animais "presos" devido à erupção do vulcão Cumbre Vieja em La Palma, nas Canárias. De acordo com o jornal britânico The Guardian, as …

Alec Baldwin

Assistente que entregou arma a Alec Baldwin já teria tido práticas inseguras

Uma fabricante de adereços disse que, no passado, já tinha mostrado preocupação com o facto de o assistente de realização ter protagonizado situações inseguras. No fim-de-semana, um documento judicial obtido pela CNN mostrou que a arma …

Metade dos chefes de equipa da Urgência do Hospital de Braga demitiu-se em bloco

Uma dezena de chefes de equipa da Urgência do Hospital de Braga demitiu-se esta segunda-feira, em protesto contra a falta de condições de trabalho e o "desinvestimento" no Serviço Nacional de Saúde. Contactada pela agência Lusa, …

Primeiro-ministro da Polónia acusa UE de ter "arma apontada à cabeça" do país

O primeiro-ministro polaco acusou a União Europeia (UE), esta segunda-feira, de "ter uma arma pontada à cabeça" da Polónia, ao exigir que Varsóvia reveja as reformas judiciais, ameaçando-a com sanções. Numa entrevista publicada pelo Financial Times, …

Carlos César acusa BE e PCP de terem preferido "jogos de poder"

O presidente do PS acusou, esta segunda-feira, os partidos de esquerda de terem preferido "os jogos de poder", no seguimento do anúncio de ambos do voto contra o Orçamento do Estado para 2022 (OE2022). "BE e …

O dirigente do PSD Paulo Mota Pinto

Mota Pinto aponta "irresponsabilidade" de marcar diretas. Rangel reforça importância de ter líder "fortemente legitimado"

O dirigente do PSD defendeu, esta segunda-feira, que o partido "está preparado" para legislativas antecipadas, defendendo que estas devem ocorrer "o mais rapidamente possível". Em declarações à agência Lusa, o presidente da Mesa do Congresso e …

EMA aprova terceira dose da vacina da Moderna a partir dos 18 anos

A Agência Europeia do Medicamento (EMA) deu luz verde, esta segunda-feira, à administração da terceira dose da vacina da Moderna a partir dos 18 anos. Em comunicado, a agência refere que os dados apontam que uma …

Câmara do Porto aprova sistema de videovigilância no centro histórico

Esta segunda-feira, na reunião do Executivo portuense, foi aprovado, com o voto contra da CDU e do BE, o protocolo a celebrar com a PSP para implementação da videovigilância na Baixa do Porto. O presidente da …