/

Mistério da colónia perdida de Roanoke finalmente resolvido

William Ludwell Sheppard / William James Linton

Expedição Ilha de Roanoke

Em 1587, a colónia de Roanoke tentou estabelecer-se na atual Carolina do Norte, mas, quando John White retornou de uma viagem à Inglaterra, o assentamento tinha sido misteriosamente abandonado.

No final do século XVI, Walter Raleigh tentou estabelecer um assentamento inglês na América do Norte. A primeira tentativa de estabelecer a colónia de Roanoke aconteceu na Ilha de Roanoke, no Condado de Dare (atual Carolina do Norte), em 1585.

Depois do fracasso da primeira tentativa, foi estabelecida uma segunda colónia dois anos depois, após Walter Raleigh ter aprovado uma carta corporativa para fundar “a Cidade de Raleigh”. Cerca de 115 pessoas concordaram em fazer parte desta colónia, composta por londrinos de classe média.

O All that’s Interesting conta que, depois de um ano difícil de fundação, o governador da colónia, John White, viajou à Inglaterra para solicitar recursos e ajuda. Quando voltou, três anos depois, descobriu que o assentamento tinha sido abandonado e que os colonos – inclusivamente a sua própria família – tinham desaparecido misteriosamente.

A palavra CROATOAN e as letras CRO foram esculpidas em árvores dentro dos limites da colónia, sendo os únicos sinais que apontavam para uma explicação. Alguns historiadores argumentam que os colonos viajaram para o interior e morreram devido ao esforço. Uma outra teoria aponta que os colonos se reassentaram na ilha de Hatteras.

No entanto, nenhuma destas especulações foi comprovada até agora.

Scott Dawson, um arqueólogo amador na ilha de Hatteras, criou a Sociedade Arqueológica Croatoan e iniciou um projeto para procurar os colonos perdidos na região. Com a ajuda do arqueólogo britânico Mark Horton e de uma equipa de especialistas, Dawson começou a escavar o local em 2009.

O projeto descobriu vários objetos do século XVI, como anéis de cobre, cabos de espada, brincos, ardósias e vidro. Os vários objetos pessoais de mulheres encontrados em Hatteras dão força à teoria de Hatteras, uma vez que a colónia de 1587 foi o único assentamento contemporâneo a ter mulheres inglesas entre os colonos.

Os arqueólogos acreditam ter localizado o “acampamento dos sobreviventes”, onde os colonos se estabeleceram antes de se juntarem aos croatanos.

A equipa quer agora realizar uma escavação arqueológica no local, mas a pandemia de covid-19 fez com que a escavação fosse adiada para 2021. Ainda assim, alguns resultados do estudo, ainda em desenvolvimento, foram publicados no livro The Lost Colony and Hatteras Island.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.