Missão da NASA vai usar métodos inteligentes para encontrar sinais de vida passada em Marte

Goddard Space Center / NASA

A missão da NASA Mars 2020, que vai procurar vida passada no planeta Marte, vai utilizar métodos inteligentes originalmente desenvolvidos para encontrar vida passada na Terra, de acordo com Kenneth Williford, cientista adjunto do projeto.

A missão 2020 vai utilizar os mesmos métodos que se utilizam na Terra para encontrar os restos da vida mais antiga do planeta. Os novos métodos científicos utilizados para procurar as provas mais antigas de vida na Terra são um grande passo em frente quanto à deteção de bioformas – as provas mais antigas de vida -, explica Williford à Science Daily.

“Um dos instrumentos principais da Mars 2020 é o uso de raios x com fluorescência e espectroscopia para definir a composição elementar, mineral e orgânica das rochas”, explicou.

Além disso, a missão de Marte 2020 vai usar o conhecimento adquirido da pesquisa científica para selecionar e recolher amostras chave que poderiam ser examinadas em laboratórios terrestres. Trinta a quarenta amostras de núcleo de rocha e sedimento, cada uma com cerca de 15 gramas, serão seladas hermeticamente em tubos de titânio e depositadas num local seguro na superfície de Marte para possível recuperação por uma missão futura.

Williford assegurou que estas novas técnicas permitirão explorar o Planeta Vermelho a todas as escalas, desde a telescópica até à microscópica: “Desde os montes até aos grãos de areia”.

Espera-se que a missão de 2020 recolha fragmentos da superfície do planeta cuja análise na Terra contribua para o objetivo da missão.

“Mars 2020 representa o primeiro passo decisivo para analisar fragmentos do Planeta Vermelho na Terra. O nosso objetivo é recolher com a estação uma série amostras diferentes com o máximo de potencial para mostrar as etapas de evolução de Marte – inclusive a presença de vida que possa ter havido lá“, sublinhou.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Teegarden B e C. Descobertos mais dois planetas que podem albergar vida

Cientistas de vários países identificaram mais dois planetas que consideram poder albergar vida, com climas temperados, semelhantes à Terra e que podem conter água líquida à superfície. A equipa da universidade alemã de Göttingen utilizou vários …

Ministério Público abre investigação a Juan Guaidó por corrupção

O Ministério Público da Venezuela anunciou a abertura de uma investigação penal contra Juan Guaidó por suspeita de corrupção relacionada com fundos para assistência a cidadãos venezuelanos na Colômbia. O anúncio foi pelo procurador-geral designado pela …

Cientistas descobrem no veneno de escorpião antibiótico contra tuberculose

Químicos no veneno podem combater estirpes resistentes da tuberculose e a bactéria causadora da pneumonia e septicemia. Veneno pode ainda travar o crescimento de células cancerígenas. Cientistas descobriram no veneno de escorpião antibióticos contra a tuberculose …

Câmara de Lisboa já cobrou 17 mil euros por trotinetas mal-estacionadas

A Polícia Municipal de Lisboa cobrou 17.145 euros em coimas por trotinetas mal-estacionadas, entre fevereiro e o início de junho, tendo removido 1.820 veículos do centro da cidade nos últimos cinco meses. "A verificação das infrações …

Berardo mostra-se "incrédulo com falta de memória" de Constâncio

O ex-governador do Banco de Portugal (BdP) disse, esta terça-feira, que Joe Berardo mentiu no Parlamento sobre alegadas reuniões entre ambos. O empresário, por sua vez, mostra-se "incrédulo com a sua falta de memória". "Tudo isso é …

Marcelo diz que foi "sensato" não incluir pergunta sobre origem étnico-racial no Censos 2021

O Presidente da República considerou que foi uma decisão sensata não incluir no Censos 2021 uma pergunta sobre a origem étnico-racial dos cidadãos, face ao debate gerado, embora a ideia fosse boa. "Acho que foi uma …

Esfinge gigante de Ramsés II vê a luz do dia ao fim de quase 100 anos

https://vimeo.com/343091742 Uma enorme esfinge do faraó egípcio Ramsés II viu finalmente a luz do dia, no passado dia 12 de junho, depois de ter sido recolocada através de um sistema monumental que a fez "flutuar" pelo …

Vai baixar o custo das chamadas para números começados por 707 e 708

A Anacom anunciou uma descida de 48% no preço máximo das chamadas de telemóvel para números começados por 707 e 708, e de 10% para telefone fixo. A decisão da Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) de baixar os …

PSG abre a porta a Neymar (e o Barcelona não a fecha)

Depois de o eventual regresso de Neymar ao Barcelona ecoar na imprensa desportiva, o presidente do Paris Saint Germain, Nasser Al-Khelaifi quebrou o silêncio sobre o jogador brasileiro. Em entrevista à France Football, o presidente …

“Explosão suspeita” entre China e Coreia do Norte causou um sismo

Os serviços sismológicos chineses registaram um sismo de 1,3 graus de magnitude na escala de Richter às 19h38 locais (12h38 em Lisboa), na cidade chinesa de Hunchun, causado por uma “explosão suspeita”, disseram as autoridades …