Mohammad Javad Zarif anunciou a sua demissão na sua conta no Instagram, mas ainda não se sabe se o Presidente a aceitou.
O Ministro dos Negócios Estrangeiros do Irão, Mohammad Javad Zarif, o grande artífice do acordo internacional sobre o programa nuclear iraniano de 2015, anunciou esta segunda-feira à noite, no Instagram, a demissão do cargo.
“Peço desculpa por já não ser capaz de continuar no cargo e por todas as minhas falhas no desempenho das minhas funções”, escreveu Zarif na sua conta.
Citando um porta-voz, Abbas Musavi, a agência oficial iraniana IRNA confirmou que o chefe da diplomacia iraniano se demitiu e que se desconhece, até agora, a razão pela qual declarou a sua “incapacidade de se manter no cargo”.
A demissão acontece no mesmo dia em que o Presidente Bashar Al-Assad, da Síria, visita Teerão – e as fotos divulgadas do seu encontro com o Líder Supremo não mostram Zarif.
Segundo o Público, a atuação diplomática de Zarif foi fundamental para se conseguir o acordo sobre o nuclear iraniano assinado com os Estados Unidos e várias nações europeias durante a Administração Obama. Contudo, Donald Trump retirou os EUA do acordo, acompanhando a posição crítica de Israel em relação a este documento.