O ministro da Justiça da Holanda, Ivo Opstelten, deixou o cargo, anunciando não ter condições para continuar, depois de ter mentido no Parlamento, no âmbito da devolução, por parte do Estado, de dinheiro que tinha sido confiscado a um barão de droga.
A par do ministro, também o secretário de Estado da Justiça, Fred Teeven, se demitiu.
Revelações feitas nesta segunda-feira, no âmbito de um processo de investigação iniciado em 2001 ao barão de droga Cees Helman, denunciam que o ministro e o secretário de Estado deram informações erradas sobre o caso, quando foram ouvidos no Parlamento.
Os bens do barão de droga foram confiscados pelo Estado holandês no decurso da investigação, mas acabaram por lhe ser devolvidos, uma vez que o Ministério Público do país não conseguiu comprovar a proveniência ilícita do dinheiro, avança a imprensa holandesa.
Em causa estão 4,7 milhões de euros, verba que terá sido devolvida ao barão de droga sem qualquer intervenção do Fisco holandês.
No Parlamento, Ivo Opstelten e Fred Teeven mentiram sobre o montante em causa, falando em apenas 2 milhões de euros, e alegaram que os documentos sobre o caso se tinham transviado – dados que acabaram por se revelar falsos.
ZAP
Isto é engano…….. FOI EM PORTUGAL!