Ministro da Economia russo detido por suspeita de suborno

(dr) kremlin.ru

Alexey Ulyukayev, ministro da Economia russo

Alexey Ulyukayev, ministro da Economia russo

As autoridades da Rússia anunciaram esta terça-feira a detenção do ministro da Economia por ser suspeito de ter recebido um suborno de dois milhões de dólares num negócio que envolve a petrolífera estatal Rosnet.

Alexey Ulyukayev foi detido no âmbito de um inquérito relacionado com corrupção em grande escala, segundo um comunicado do Comité de Investigação da Rússia, o principal órgão de investigação da federação russa e que reporta diretamente ao Presidente do país, Vladimir Putin.

O ministro é suspeito de ter recebido dois milhões de dólares, mais de 1,8 milhões de euros, em troca da aprovação da aquisição pela Rosnet de uma participação em outra petrolífera russa, a Bachneft, acrescenta a mesma nota.

Ulyukayev é o mais alto cargo da Rússia a ser detido desde a tentativa de golpe de estado de 1991, segundo as agências de notícias internacionais.

A porta-voz do Comité de Investigação da Rússia, Svetlana Petrenko, afirmou que o ministro “foi detido quando aceitava um suborno“, na segunda-feira, e é suspeito de “extorsão e ameaça a representantes da Rosneft”.

Alexy Ulyukayev pode ser condenado a uma pena de prisão de entre oito e 15 anos.

O porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, afirmou que “as acusações ao ministro são muito graves e devem ser fundamentadas com provas contundentes”. “De qualquer forma, só um tribunal pode decidir”, acrescentou.

Quando o Governo russo ponderou a venda de 50% da pretrolídera Bashneft, Ulyukayev afirmou que, à partida, a compra dessa participação por outra empresa estatal era incoerente, por ambas serem públicas.

No entanto, em setembro, disse que a Rosneft estava interessada na operação e que a mesma era legalmente possível. Em outubro, a Rosneft acabou por comprar 50% da Bashneft.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

PSD a 3 deputados da maioria na Madeira. CDS afasta geringonças

Miguel Albuquerque, político experiente, apreciador de música e apaixonado por rosas, voltou hoje a vencer as eleições regionais da Madeira, mas tem agora pela frente a ‘espinhosa’ tarefa de negociar um entendimento que garanta estabilidade …

Porto 2-0 Santa Clara | E vão cinco vitórias consecutivas na Liga

O FC Porto respondeu ao triunfo do Benfica no sábado em Moreira de Cónegos com a quinta vitória consecutiva na Liga, na recepção ao Santa Clara, por 2-0. Num jogo morno, com uma segunda parte mal jogada …

Mazda entra na corrida e prepara lançamento do seu primeiro carro elétrico

A Mazda garantiu o lançamento do seu primeiro carro elétrico já no próximo ano. O veículo será apresentado no Salão Automóvel de Tóquio. A corrida dos veículos elétricos acelera a todo o vapor e a Mazda …

Descobertas evidências de um reino bíblico em pleno deserto israelita

A bíblia faz referência a um reino de Edom, do século X antes de Cristo. Novas evidências sugerem que este reino poderá ter estado assente no deserto de Arava, no Israel. A análise de arqueólogos a …

PSD vence regionais na Madeira mas perde maioria absoluta

O PSD venceu hoje as eleições legislativas regionais na Madeira, com 37% a 41% dos votos, o que lhe retira a maioria absoluta no parlamento, segundo a projeção da RTP/Católica. O Partido Social Democrata venceu as …

No Afeganistão, há mulheres a arriscar a vida por um golo

As jogadores da seleção de futebol feminino do Afeganistão não treinam no seu país por razões de segurança. Muitas sofreram abusos sexuais e correm risco de vida para poderem jogar futebol. Pelo menos alguma vez na …

Cientista diz que avanços científicos podem levar à extinção humana

A evolução da ciência e tecnologia pode ser fundamental para evitar catástrofes, mas, ironicamente, pode também ser a causadora do fim da nossa espécie. O estudo das mudanças climáticas baseia-se em simulações cada vez mais de …

A ilha mais remota do mundo tem nome português

Tristão da Cunha é uma ilha com apenas 250 habitantes, onde ninguém fala português. Não há hotel nem aeroporto. Há quem parta em busca de um lugar sossegado para evitar as grandes multidões turísticas. Caso esteja …

Costa não tinha dúvidas. O parecer da PGR sobre familiares é “absolutamente inequívoco”

O secretário-geral do PS, António Costa, defendeu hoje que o parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre as incompatibilidades entre governantes e negócios com empresas de familiares é “absolutamente inequívoco”. “O parecer é absolutamente inequívoco sobre …

Jovens do mundo inteiro ocupam a ONU em inédita Cimeira do Clima

Mais de 500 jovens, representantes de mais de 140 países, ocuparam este sábado o espaço habitualmente destinado aos diplomatas da ONU. A United Nations Youth Climate Summit, primeira cimeira da juventude sobre o clima, em Nova …