Ministro da Administração Interna e procuradora-geral da República vão ser ouvidos no Parlamento

eu2018bg / Flickr

O Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita

Eduardo Cabrita será ouvido sobre o caso do cidadão ucraniano assassinado nas instalações do SEF e Lucília Gago sobre a “recente diretiva sobre os poderes hierárquicos” na magistratura do Ministério Público.

A comissão de Assuntos Constitucionais aprovou, esta quarta-feira, quatro propostas de audições, na Assembleia da República, entre as quais as do ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, e da procuradora-geral da República, Lucília Gago.

As audições estiveram em debate e foram aprovadas, por unanimidade, na primeira reunião da comissão após o interregno de quase um mês devido ao processo de votação do Orçamento do Estado de 2021, no Parlamento.

O caso da morte, em março, de um cidadão ucraniano nas instalações dos Serviços Estrangeiros e Fronteiras (SEF) em Lisboa, motivou dois pedidos de audição, uma do SEF, pedida pela deputada não-inscrita Jacine Katar Moreira, que, como o PSD, também propôs que o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, fosse ouvido.

Os bloquistas também querem ouvir a Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD) para esclarecer “diversas práticas” que possam configurar “violações graves dos direitos de reserva dos dados pessoais” nas medidas tomadas para conter a epidemia de covid-19.

Já o CDS-PP pediu a audição da procuradora-geral da República, Lucília Gago, sobre a “recente diretiva sobre os poderes hierárquicos” na magistratura do Ministério Público, contestada pelo sindicato dos magistrados, e que reforça os poderes da hierarquia sobre a autonomia dos procuradores.

A bancada do PS solicitou a audição do Mecanismo Nacional de Prevenção da Tortura, através da provedora de Justiça, sobre os testemunhos de possíveis condutas atentatórias dos direitos humanos ocorridas no Centro de Instalação Temporária do Aeroporto de Lisboa.

A votação dos pedidos do Bloco de Esquerda e do CDS de audição da ministra da Justiça, Francisca van Dunem, sobre a situação epidémica de covid-19, foi adiada para a próxima reunião, a pedido do PS.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

PS diz que Marcelo deve vitória aos socialistas (e cobra-lhe apoio em tempos difíceis)

"A democracia venceu na primeira volta e o extremismo de direita foi derrotado". É desta forma que o presidente do PS, Carlos César, comenta os resultados das eleições presidenciais ganhas por Marcelo Rebelo de Sousa, …

"Liberdade para a Dinamarca". Novos incidentes em manifestação contra restrições

Uma manifestação contra as restrições impostas para conter a pandemia, organizada por um grupo radical, em Copenhaga, originou novos incidentes na noite de sábado e resultou em cinco detenções, relataram a polícia e os meios …

Pela primeira vez, um restaurante vegan ganha uma estrela Michelin em França

Um restaurante de comida totalmente vegan em França foi o primeiro do país a receber a desejada estrela Michelin. Localiza-se perto de Bordéus. A concessão da estrela ao ONA (Origine Non-Animale) é mais uma evidência de …

Onze mineiros resgatados com vida de uma mina de ouro na China

Onze mineiros presos há duas semanas dentro de uma mina de ouro na China, devido a uma explosão, foram hoje trazidos em segurança para a superfície, informou a televisão estatal chinesa. No dia 10 de janeiro, …

Multimilionário oferece 1 milhão em prémios por evidências de vida após a morte

Um empresário de Las Vegas, nos Estados Unidos, está a oferecer um milhão de dólares em prémios em troca de evidências de que existe vida após a morte. O investidor imobiliário e empresário espacial Robert Bigelow, …

Marcelo reeleito com 55% a 62% dos votos. Ana Gomes em segundo lugar

Marcelo Rebelo de Sousa foi reeleito para um segundo mandato como Presidente da República, após vencer as eleições deste domingo com 55% a 62% dos votos.  Segundo as primeiras projeções, Ana Gomes deverá ficar em …

Itália vai processar Pfizer e AstraZeneca devido a atrasos nas vacinas. UE pede "transparência"

A Itália vai processar a Pfizer Inc e a AstraZeneca devido aos atrasos na entrega das vacinas contra a covid-19 e para garantir os fornecimentos – não para obter compensações, disse neste domingo o ministro …

Declínio cognitivo relacionado com a idade pode ser reversível

Cientistas conseguiram reverter em ratos o declínio cognitivo causado pelo envelhecimento. O objetivo dos investigadores é que as farmacêuticas baseiem-se neste estudo para criar um composto que possa ser administrado em humanos. As células específicas do …

Afluência às urnas é menor (mas há mais votantes). Abstenção deverá ficar entre os 56 e 60%

A afluência às urnas às 16:00 nas presidenciais de hoje em Portugal, 35,4%, é a segunda mais baixa desde as eleições de 2006, ano em que este número passou a ser divulgado pela administração eleitoral. Esta …

Reino Unido já vacinou quase 6 milhões. Alemanha aumenta controlo nas fronteiras

O Reino Unido já administrou a primeira das duas doses da vacina contra o novo coronavírus em cerca de seis milhões de pessoas, quando o número de mortes no país devido à pandemia está perto …