Ministra norueguesa atirou-se à água para se pôr na pele dos refugiados

A ministra da Imigração e da Integração da Noruega, Sylvi Listhaug, está no olho do furacão depois de se ter lançado à água para se pôr na pele dos refugiados que procuram chegar à Europa. A governante é ridicularizada e acusada de desrespeitar os mortos e de tratar o problema da migração como uma anedota.

O “mergulho político” de Sylvi Listhaug, como já chamam à sua iniciativa, aconteceu no passado dia 19 de Abril, ao largo de Lesbos, na Grécia. A ministra vestiu-se à altura do acontecimento, com colete salva-vidas e um fato à prova de água, lançando-se para o mar sob a vigilância atenta de nadadores salvadores noruegueses, presentes na Ilha grega para ajudarem os migrantes.

“Não nos podemos colocar na mesma situação que os refugiados, mas podemos vê-la do ponto de vista deles, do que é estar assim dentro da água”, justificou a ministra, em declarações a um canal de televisão norueguês.

No entanto, os seus conterrâneos não entendem a iniciativa da mesma forma e criticam-na, lembrando nomeadamente as políticas anti-migração que o partido a que está ligada defende.

A deputada socialista norueguesa Karin Andersen chega a propor à ministra, de forma irónica, que “abra a janela para compreender o ponto de vista dos sem-abrigo”. E muitos a acusam de desrespeitar os milhares de pessoas que morreram na travessia para a Europa e de tratar o assunto como uma “anedota”.

Por outro lado, o “mergulho” de Sylvi Listhaug está a gerar uma onda de sátiras e há até quem sugira à ministra que, por razões de segurança, é melhor atirar-se antes para um copo de água.

Sylvi Listhaug já tinha sido notícia em Janeiro passado, quando decidiu reenviar migrantes da Noruega para a Rússia quando as temperaturas locais andavam na ordem dos 30 graus negativos.

A explicação que deu para a decisão acabou por alimentar ainda mais a onda de críticas. “Quando as pessoas não têm o direito de permanecer na Noruega são reenviadas para outros países, isso implica, na maior parte dos casos, que elas partam para condições menos boas que na Noruega, muito simplesmente porque a Noruega é um dos melhores países para viver”, disse na altura a ministra.

SV, ZAP

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. Que parvalhona… como se fosse possivel igualar a aflição dos refugiados atirando-se para a agua… é mesmo estupida. Que figurinha triste…idiota

  2. Que atitude ridicula esta mulher teve. Quanto a mim deveria ser imediatamente demitida do cargo. Se os refugiados tivessem o fato que ela tem vestido, provavelmente não haveria tanta vida perdida no mar. Deveria agora ser obrigada a fazer o mesmo “salto” só com a roupa do dia a dia.

RESPONDER

Mais cinco mortes e 713 casos confirmados em Portugal

Portugal registou, este sábado, mais cinco mortes e 713 casos confirmados de covid-19, de acordo com o mais recente boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Este sábado registaram-se mais cinco mortes e 713 novos casos …

Dirigente da Huawei detida no Canadá pode voltar à China após acordo com EUA

A justiça dos EUA aceitou hoje o acordo entre o Departamento da Justiça e a Huawei, que vai permitir à filha do fundador e diretora financeira do conglomerado chinês de telecomunicações regressar à China. Uma juíza …

Depois do coro de críticas, brasões da Praça do Império passam do jardim para a calçada

Os brasões florais que representam as capitais de distrito e as ex-colónias portuguesas vão mesmo ser retirados da Praça do Império, em Lisboa, mas passarão a estar representados em pedra da calçada. É a solução …

Vulcão, La Palma

Aeroporto de Las Palmas inoperacional devido à acumulação de cinzas

O aeroporto de La Palma, na Ilha de Tenerife, nas Canárias, está inoperacional por acumulação de cinzas, resultante da erupção do vulcão Cumbre Vieja, informou hoje a empresa gestora dos aeroportos e do tráfego aéreo …

Siza Vieira reforça que é "trabalho" dos Bancos discutir com os clientes o reembolso das moratórias

O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, reforça que cabe aos Bancos "discutir com os seus clientes que têm moratórias nos sectores mais afectados" pela pandemia o reembolso das dívidas após o fim destes mecanismos …

Domingos Soares de Oliveira de saída do Benfica

Além de João Varandas Fernandes e José Eduardo Moniz, o administrador Domingos Soares de Oliveira também não vai integrar a lista de Rui Costa para as próximas eleições. Rui Costa confirmou na terça-feira que é candidato …

Depois do Bayern, Barcelona também está atento a Luis Díaz

Luis Díaz continua a somar boas exibições e clubes interessados na sua contratação. Agora fala-se do desejo do Barcelona em contratar o colombiano em janeiro. Luis Díaz atravessa um momento de forma excecional ao serviço do …

Fuse Valley, Matosinhos

Está a nascer em Matosinhos a Silicon Valley portuguesa (e até Siza Vieira está "espantado")

O "Fuse Valley" promete ser a Silicon Valley portuguesa, em Matosinhos, num empreendimento inovador da Farfetch e da Castro Group que até deixa o ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, "espantado". A abertura está prevista …

Portugal aguarda "luz verde" da EMA para avançar com terceira dose aos idosos

Portugal aguarda a autorização da Agência Europeia de Medicamentos para avançar com a administração da terceira dose da vacina contra a covid-19 a maiores de 65 anos. Com base nos resultados de dois grandes estudos científicos …

E depois de Merkel? Alemanha já sente falta da Chanceler que saiu da sombra para salvar o seu "delfim"

Angela Merkel tinha prometido ficar afastada das eleições legislativas deste domingo, na Alemanha, mas saiu da sombra para apoiar o seu "delfim", o candidato da CDU, Armin Laschet, que deverá disputar a vitória com o …