Ministra mexicana demite-se depois de ter atrasado a saída de um voo

Josefa González Blanco tinha um voo para apanhar na cidade do México mas atrasou-se e pediu a um executivo da companhia aérea para reter o avião, forçando os restantes passageiros a uma espera de 38 minutos.

O atraso custou o cargo à ministra mexicana – e não porque o seu atraso a fez chegar fora de horas a um compromisso importante. Em vez disso, o seu atraso provocou o adiamento da partida de um voo, forçando os restantes passageiros a esperar pela sua chegada ao aeroporto.

Num país onde o Presidente diz governar para o povo, a situação caiu mal, a ponto de entrar em cena o próprio chefe de Estado, Andrés Manuel López Obrador. Segundo explicou o Presidente, na sexta-feira a ministra deveria voar da Cidade do México para Mexicali, localidade na fronteira dos EUA. Por motivos que não esclareceu, acabou retida e acabou por pedir a um executivo da companhia aérea mexicana para reter o avião, para que pudesse embarcar.

“Tiveram de esperar por ela”, reconheceu López Obrador no sábado, descrevendo o caso como uma “situação muito lamentável”, de acordo com o Expresso.

Os pormenores do incidente foram partilhados por um dos passageiros afetados, que tirou uma fotografia de Josefa Blanco, partilhando-a no Twitter. Segundo Jorge Rioja, o voo 198 da Aeroméxico estava prestes a descolar quando o piloto anunciou que tinha de voltar por causa de uma “ordem presidencial” para esperar por um passageiro atrasado.

Exposta publicamente, González Blanco demitiu-se, pedindo desculpa por violar os esforços para limpar a vida pública mexicana. “Não há justificação”, escreveu na carta de demissão. Viria mais tarde a ilibar López Obrador de qualquer intervenção no incidente. “Sou a única culpada”, partilhou no Twitter.

López Obrador, ou Amlo como é mais conhecido, tomou posse em dezembro passado e uma das suas promessas foi retirar aos políticos mexicanos e funcionários públicos os seus privilégios, incluindo forçá-los a viajar em voos comerciais em vez de jatos particulares ou helicópteros.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.