Ministra da Família do Brasil terá tentado impedir criança violada de abortar

Valter Campanato / ABr

Ministra de Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves

A ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos do Brasil terá tentado impedir o aborto de uma criança de dez anos violada por um familiar, avança a Folha de São Paulo. A governante já reagiu, contestanto a reportagem do diário brasileiro.

Em agosto, o caso da criança de dez anos que engravidou depois de ter sido violada por um tio chocou o Brasil. A menina foi violada durante quatro anos e acabou por engravidar. Um primeiro hospital recusou-se a realizar o aborto, mas o procedimento foi autorizado numa outra instituição de saúde.

Organizações de defesa dos direitos da mulher e das crianças, assim como alguns políticos, defenderam o direito da criança em abortar, dado que a lei brasileira prevê o aborto para casos de violação. Contudo, a ala mais radical das igrejas evangélicas e a extrema-direita mostraram-se contra essa possibilidade.

O Governo brasileiro acompanhou o caso, através do Ministério da Família. Apesar de o acompanhamento ter sido conhecido e divulgado nas redes sociais, não se sabia que os enviados do Governo a Vitória insistiram para que a gravidez não fosse interrompida. A notícia é avançada pela Folha de São Paulo, que cita fontes que acompanharam o processo.

O matutino avança que, numa das reuniões, quatro mulheres que se identificaram como médicas de um hospital com ligações a uma igreja evangélica, e “pessoas da confiança de Damares”, propuseram internar a criança e acompanhar a gestação. A ideia não foi acolhida e os assessores do Ministério da Família assumiram uma “estratégia de intimidação”.

A criança acabou por interromper a gravidez. No entanto, antes de o poder fazer, a sua identidade foi revelada por Sara Winter, militante de extrema-direita que organizou um protesto à porta do hospital onde decorreu a intervenção.

Esta segunda-feira, o Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos publicou uma nota na qual contesta a reportagem do diário brasileiro. O organismo adianta que Damara Alves participou numa única reunião por videoconferência e nega que tivesse discutido o caso da menina, sublinhando que “as afirmações da reportagem são levianas”.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. esta bulldoga se em momentos de descontracção não apresentar uma expressão facial mais amigável vai ter mesmo que arranjar um Rottweiler para a satisfazer.

  2. Uma criminosa evangélica que conseguiu cargo no pior governo do mundo e que está ajudar a matar o povo brasileiro.
    Boicote a tudo do Brasil na EU já.

  3. Pode ser que lhe aconteça o mesmo a um ente querido.
    (Já não digo a ela própria porque, com uma “fronha” daquelas e um cérebro ETARico, quem o fizesse daria mostras de um masoquismo muitíssimo exacerbado).

  4. Um País entregue a uma cambada de degenerados’as’, mafiosos, sendo o mesmo caso em todo o Continente Americano. Pior é que esta “doença” que reveste varias formas, está a atingir de forma notável todos os Continentes!….

RESPONDER

Curados da covid-19 continuam com sintomas meses depois de terem contraído o vírus

Um estudo da Universidade de Oxford indica que 64% dos pacientes hospitalizados com o novo coronavírus apresenta falta de ar 2 a 3 meses depois de serem infetados. E quase 40% tem sintomas de depressão. Já …

Portugal vai estar no Mundial sub-20 (sem jogar o apuramento)

Todas as fases do Europeu sub-19 foram canceladas e a seleção portuguesa foi uma das eleitas para participar no Mundial do próximo ano. Portugal já sabe que vai estar na fase final do Mundial sub-20 (se …

Novos implantes cardíacos podem salvar 10 mil vidas por ano

O chamado envelope antibiótico envolve o implante cardíaco e previne infeções no paciente. Por ano, morrem cerca de 10 mil pessoas devido a infeções geradas pelo implante. O pacemaker é um pequeno aparelho que é colocado …

Banda dá concerto com músicos e público envoltos em bolhas de plástico para evitar contágio

A banda norte-americana Flaming Lips utilizou bolhas insufláveis ​​de tamanho humano num concerto em Oklahoma, uma solução para proteger os músicos e o público do novo coronavírus, enquanto tenta encontrar uma forma segura para atuar …

EUA. Especialista diz que as próximas semanas "vão ser as mais negras de toda a pandemia"

Um especialista em doenças infecciosas disse que no caso dos Estados Unidos, as próximas seis a 12 semanas vão ser as mais negras de toda a pandemia de covid-19. Michael Osterholm, diretor do Centro de Investigação …

Chelsea inscreve... Petr Cech

Antigo guarda-redes poderá voltar aos relvados nesta época, embora seja pouco provável, para já. Petr Čech entrou em campo pela última vez em maio de 2019, há quase um ano e meio. Já tinha anunciado a …

Disparos de satélites e naves do Star Trek? Relatório revela como seria uma guerra no Espaço

A criação da Força Espacial dos Estados Unidos evocou todos os tipos de noções fantasiosas sobre o combate no Espaço. Assim, um novo relatório explica o que é física e praticamente possível quando se trata …

Japão prepara-se para lançar água tratada de Fukushima no mar

O Japão vai libertar mais de um milhão de toneladas de água tratada da usina nuclear de Fukushima no mar, numa operação que levará cerca de 30 anos para ficar concluída. Ambientalistas e pescadores locais …

Turismo de mergulho? Submarino da "frota perdida" de Hitler aguarda o seu destino no fundo do Mar Negro

Coberto por “redes fantasmas” deixadas por pescadores, os destroços de um submarino U-20 enviado para o Mar Negro pela Alemanha nazi tornou-se recentemente tema de um documentário produzido na Turquia. Localizado a uma profundidade de 20 …

Novo estudo diz que Remdesivir não tem "impacto significativo" nos doentes com covid-19

Ao contrário do que se pensava, o medicamento antiviral remdesivir não reduz as mortes entre os pacientes com covid-19, sobretudo quando comparado com o tratamento padrão, de acordo com os resultados de um estudo internacional. Em …