Ministra da Justiça defende despenalização de uso de drogas leves

portugal.gov.pt

Ministra da Justiça, Paula Teixeira da Cruz

A Ministra da Justiça, Paula Teixeira da Cruz

A ministra da Justiça, Paula Teixeira da Cruz, afirmou no sábado, que concorda com a despenalização do uso de drogas leves, para que “não haja criminalidade altamente organizada e branqueamento de capitais”.

“Está demonstrado, e para mim foi muito claro com a lei seca nos Estados Unidos, que a repressão nessa matéria, a proibição, leva a que se pratiquem aqueles crimes e crimes associados”, afirmou a ministra da Justiça em entrevista à rádio TSF.

“Nesse contexto, eu entendo que há vantagens em fazer essa liberalização. Embora não goste da palavra. O que estamos a falar é de despenalizar”, acrescentou a ministra.

Para Paula Teixeira da Cruz, a despenalização do consumo de drogas leves – disponibilizando-a, por exemplo, em farmácias – representa não um ganho para o Estado, mas sobretudo para os cidadãos, porque não alimenta um negócio “profundamente rentável”.

“É para que não haja criminalidade altamente organizada e branqueamento de capitais nessa matéria”, afirmou a ministra da Justiça.

/Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Não me posso calar ao ler certos comentários de quem não sabe o que diz, eu não sou drogado nem alcoólico mas não deixo de estar de acordo com a ministra, eu por exemplo sou aficionado por natureza, sou jardineiro e não posso ter uma planta de canabis no meu horto, o eu ter uma, duas, três plantas não quer dizer que eu seja fumador, para quem não sabe o canabis não serve só para fumar, existe também em chá, está em muitos dos medicamentos que tomamos, serve para aromatizar a nossa casa, no estrangeiro usam-no como receita para pessoas com problemas de saúde e em alguns países já foi liberado tanto o consumo como o cultivo para uso particular, por isso aconselho os comentadores a pensarem melhor e se informarem antes de comentarem seja o que for e quando tomarem um medicamento leiam bem as especificações do mesmo e quais são os seus componentes, não fumam mas ingerem canabis e outras drogas de outra maneira, eu tenho 53 anos, pai de filhos e avô, sou fumador, cultivo o meu próprio tabaco e agradeço a despenalização, ainda tenho fé de poder vir a ter canabis em casa, tomar um chá e aromatizar a minha casa com este tipo de planta, sem medo ou receio de ser incomodado, o problema é que os portugueses abusam da liberdade e em vês de três cultivam às centenas, pessoas honestas e cumpridoras da lei hoje em dia à poucas e acabam no meio disto tudo por ser também penalizadas, é como a ministra diz e estou do lado dela pela primeira vez na minha vida, vá em frente ministra mas!, imponha regras severas, porque liberdade a mais não é bom.

  2. Finalmente, alguém consegue perceber que a despenalização de drogas leves pode ter benefícios para todos! Este seria mais um estimulador da economia bem como para possíveis tratamentos médicos e consequentes investigações. Quem sabe se não receberíamos pacientes estrangeiros no nosso país até porque esta área da saúde não está bem vista! Portugal só tinha a ganhar… Mas estou cético.

RESPONDER

Candidatos do CDS pagam campanha interna do seu bolso, só João Almeida sabe quanto

Os cinco candidatos à liderança do CDS-PP vão pagar do seu bolso a campanha interna e só o deputado João Almeida tem uma estimativa de custos. Ao contrário do que acontece com os partidos políticos nas …

China fecha Wuhan. Há um risco "moderado" de vírus chegar à Europa

Com o número de casos de pessoas infetadas com o coronavírus a aumentar exponencialmente nos últimos dias, a China pararam os transportes em Wuhan,  cidade onde surgiu o surto. As autoridades de saúde da China aumentaram …

Sequenciado o genoma da misteriosa e esquiva lula-gigante

Uma equipa de cientistas acaba de sequenciar na totalidade o genoma da lula-gigante (Architeuthis dux), animal de águas profundas que nunca foi capturado vivo e do qual não se sabe praticamente nada. A descoberta, cujos …

Gestor do EuroBic encontrado gravemente ferido em casa. PJ está a investigar

Nuno Ribeiro da Cunha, o diretor do private banking do EuroBic e gestor da conta da Sonangol que efetuou algumas das transferências suspeitas no Luanda Leaks, foi encontrado com ferimentos graves nos pulsos e no …

Três mortos em queda de avião de combate a incêndios na Austrália

Três pessoas morreram esta quinta-feira na sequência da queda, ainda por razões desconhecidas, de um avião C-130 que estava envolvido no combate aos incêndios no estado australiano de Nova Gales do Sul, confirmaram as autoridades. "Não …

O planeta só consegue alimentar metade de toda a população mundial

Uma nova investigação concluiu que o atual sistema de produção de alimentos só consegue alimentar 3.400 milhões de pessoas sem exceder os limites do planeta. Na prática, a nova investigação, cujos resultados foram recentemente publicados na …

A Terra teve um campo magnético primitivo (e é mais forte do que se pensava)

Uma equipa de cientistas da Universidade de Rochester, nos Estados Unidos, encontrou evidências que sugerem que o campo magnético primitivo que se formou à volta da Terra é mais forte do que os especialistas pensavam. …

Cientistas estão a criar oxigénio a partir de uma imitação de poeira lunar

Uma equipa de investigadores está a trabalhar num sistema capaz de produzir oxigénio respirável a partir de amostras de uma imitação de poeira lunar. A procura de um novo mundo habitável é uma das grandes aspirações …

Porto eleito uma das melhores cidades pequenas do mundo pela Monocle

O Porto foi considerada a nona melhor cidade pequena do mundo para se viver pela revista Monocle. O centro histórico, a gastronomia e as praias foram características destacadas. A revista Monocle elegeu o Porto como uma …

Teoria sugere que os OVNIs são pilotados por humanos que viajam no tempo

https://vimeo.com/386497718 Objetos voadores não identificados (OVNIs) capturaram a atenção do público ao longo das décadas. Uma teoria defende que os pilotos dos OVNIs podem ser os descendentes dos humanos que viajam para o passado para estudar …