Ministra da Justiça defende despenalização de uso de drogas leves

portugal.gov.pt

Ministra da Justiça, Paula Teixeira da Cruz

A Ministra da Justiça, Paula Teixeira da Cruz

A ministra da Justiça, Paula Teixeira da Cruz, afirmou no sábado, que concorda com a despenalização do uso de drogas leves, para que “não haja criminalidade altamente organizada e branqueamento de capitais”.

“Está demonstrado, e para mim foi muito claro com a lei seca nos Estados Unidos, que a repressão nessa matéria, a proibição, leva a que se pratiquem aqueles crimes e crimes associados”, afirmou a ministra da Justiça em entrevista à rádio TSF.

“Nesse contexto, eu entendo que há vantagens em fazer essa liberalização. Embora não goste da palavra. O que estamos a falar é de despenalizar”, acrescentou a ministra.

Para Paula Teixeira da Cruz, a despenalização do consumo de drogas leves – disponibilizando-a, por exemplo, em farmácias – representa não um ganho para o Estado, mas sobretudo para os cidadãos, porque não alimenta um negócio “profundamente rentável”.

“É para que não haja criminalidade altamente organizada e branqueamento de capitais nessa matéria”, afirmou a ministra da Justiça.

/Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Não me posso calar ao ler certos comentários de quem não sabe o que diz, eu não sou drogado nem alcoólico mas não deixo de estar de acordo com a ministra, eu por exemplo sou aficionado por natureza, sou jardineiro e não posso ter uma planta de canabis no meu horto, o eu ter uma, duas, três plantas não quer dizer que eu seja fumador, para quem não sabe o canabis não serve só para fumar, existe também em chá, está em muitos dos medicamentos que tomamos, serve para aromatizar a nossa casa, no estrangeiro usam-no como receita para pessoas com problemas de saúde e em alguns países já foi liberado tanto o consumo como o cultivo para uso particular, por isso aconselho os comentadores a pensarem melhor e se informarem antes de comentarem seja o que for e quando tomarem um medicamento leiam bem as especificações do mesmo e quais são os seus componentes, não fumam mas ingerem canabis e outras drogas de outra maneira, eu tenho 53 anos, pai de filhos e avô, sou fumador, cultivo o meu próprio tabaco e agradeço a despenalização, ainda tenho fé de poder vir a ter canabis em casa, tomar um chá e aromatizar a minha casa com este tipo de planta, sem medo ou receio de ser incomodado, o problema é que os portugueses abusam da liberdade e em vês de três cultivam às centenas, pessoas honestas e cumpridoras da lei hoje em dia à poucas e acabam no meio disto tudo por ser também penalizadas, é como a ministra diz e estou do lado dela pela primeira vez na minha vida, vá em frente ministra mas!, imponha regras severas, porque liberdade a mais não é bom.

  2. Finalmente, alguém consegue perceber que a despenalização de drogas leves pode ter benefícios para todos! Este seria mais um estimulador da economia bem como para possíveis tratamentos médicos e consequentes investigações. Quem sabe se não receberíamos pacientes estrangeiros no nosso país até porque esta área da saúde não está bem vista! Portugal só tinha a ganhar… Mas estou cético.

RESPONDER

Canadá. Indígena e neta de 12 anos detidos ao tentarem abrir conta em banco

Um indígena apresentou duas queixas por racismo após ter sido detido e algemado, juntamente com a sua neta de 12 anos, quando tentava abrir uma conta no BMO - Banco de Montreal, no Canadá. Em dezembro, …

ONG encontra alianças de casal de migrantes que sobreviveu a naufrágio

As alianças encontradas pela ONG espanhola pertencem a um casal de migrantes argelinos que sobreviveu, em outubro, a um naufrágio ao largo da costa de Lampedusa, em Itália. De acordo com o jornal The Guardian, foi no …

Turquia condena 337 pessoas a perpétua por ligação à tentativa de golpe

Mais de 300 pessoas foram condenadas a prisão perpétua, esta quinta-feira, na maioria oficiais e pilotos militares, no principal julgamento relacionado com a tentativa de golpe falhado de 2016. De acordo com o jornal Público, a …

Rangers 2-2 Benfica | "Power" das águias chega para empatar

Num último assomo, o Benfica conseguir empatar um jogo que parecia irremediavelmente perdido. No espaço de três minutos – dos 78 aos 81 -, um autogolo de Tavernier, com intervenção decisiva de Gonçalo Ramos, e …

Lulas gigantes estão a deixar enormes cicatrizes em tubarões brancos

Cientistas marinhos encontraram evidências que sugerem que grandes tubarões brancos (Carcharodon carcharias) estão a ser atacados por lulas gigantes no Oceano Pacífico. Uma equipa de investigadores encontrou 14 tubarões brancos (Carcharodon carcharias) com evidências de cicatrizes …

Twitter passa a alertar utilizadores que colocam "like" em informações incorretas

O Twitter passou a alertar os utilizadores quando estes tentam 'curtir' uma publicação que contenha informações consideradas incorretas, medida que faz parte da esforço da empresa para combater a desinformação. Esta mudança significa que os utilizadores …

Erosão causada por tempestade tropical revela naufrágio do século XIX na Florida

Depois da tempestade tropical Eta arrebatar o norte da Florida no início deste mês, um banhista fez uma descoberta inesperada enquanto caminhava na costa de St. Augustine. Ao caminhar pelas dunas de areia de Crescent Beach, …

Uma mentira de um trabalhador de uma pizzaria forçou o confinamento na Austrália do Sul

O estado da Austrália do Sul decretou um confinamento geral, no dia 18 de novembro, depois de um funcionário de uma pizzaria ter mentido. Segundo o Huff Post, o homem, de nacionalidade espanhola, estava infetado com …

Jogar Monopólio, Scrabble ou até bilhar pode ser (ainda) mais divertido com uma nova mesa touch

Por mais divertidos que sejam os jogos de tabuleiro, estes podem ser um passatempo caro pois quem realmente gosta não se cansa de os comprar. Agora, a empresa Arcade1Up criou o Infinity Game Table que …

A apreensão histórica de cetamina na Tailândia não foi assim tão histórica. Eram só aditivos alimentares

Análises laboratoriais revelaram que a apreensão "histórica" de cetamina anunciada pelo Governo da Tailândia há cerca de duas semanas foi, na verdade, uma apreensão de aditivos alimentares e agentes de limpeza. As autoridades tailandesas anunciaram, …