Ministra da Justiça defende despenalização de uso de drogas leves

portugal.gov.pt

Ministra da Justiça, Paula Teixeira da Cruz

A Ministra da Justiça, Paula Teixeira da Cruz

A ministra da Justiça, Paula Teixeira da Cruz, afirmou no sábado, que concorda com a despenalização do uso de drogas leves, para que “não haja criminalidade altamente organizada e branqueamento de capitais”.

“Está demonstrado, e para mim foi muito claro com a lei seca nos Estados Unidos, que a repressão nessa matéria, a proibição, leva a que se pratiquem aqueles crimes e crimes associados”, afirmou a ministra da Justiça em entrevista à rádio TSF.

“Nesse contexto, eu entendo que há vantagens em fazer essa liberalização. Embora não goste da palavra. O que estamos a falar é de despenalizar”, acrescentou a ministra.

Para Paula Teixeira da Cruz, a despenalização do consumo de drogas leves – disponibilizando-a, por exemplo, em farmácias – representa não um ganho para o Estado, mas sobretudo para os cidadãos, porque não alimenta um negócio “profundamente rentável”.

“É para que não haja criminalidade altamente organizada e branqueamento de capitais nessa matéria”, afirmou a ministra da Justiça.

/Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Não me posso calar ao ler certos comentários de quem não sabe o que diz, eu não sou drogado nem alcoólico mas não deixo de estar de acordo com a ministra, eu por exemplo sou aficionado por natureza, sou jardineiro e não posso ter uma planta de canabis no meu horto, o eu ter uma, duas, três plantas não quer dizer que eu seja fumador, para quem não sabe o canabis não serve só para fumar, existe também em chá, está em muitos dos medicamentos que tomamos, serve para aromatizar a nossa casa, no estrangeiro usam-no como receita para pessoas com problemas de saúde e em alguns países já foi liberado tanto o consumo como o cultivo para uso particular, por isso aconselho os comentadores a pensarem melhor e se informarem antes de comentarem seja o que for e quando tomarem um medicamento leiam bem as especificações do mesmo e quais são os seus componentes, não fumam mas ingerem canabis e outras drogas de outra maneira, eu tenho 53 anos, pai de filhos e avô, sou fumador, cultivo o meu próprio tabaco e agradeço a despenalização, ainda tenho fé de poder vir a ter canabis em casa, tomar um chá e aromatizar a minha casa com este tipo de planta, sem medo ou receio de ser incomodado, o problema é que os portugueses abusam da liberdade e em vês de três cultivam às centenas, pessoas honestas e cumpridoras da lei hoje em dia à poucas e acabam no meio disto tudo por ser também penalizadas, é como a ministra diz e estou do lado dela pela primeira vez na minha vida, vá em frente ministra mas!, imponha regras severas, porque liberdade a mais não é bom.

  2. Finalmente, alguém consegue perceber que a despenalização de drogas leves pode ter benefícios para todos! Este seria mais um estimulador da economia bem como para possíveis tratamentos médicos e consequentes investigações. Quem sabe se não receberíamos pacientes estrangeiros no nosso país até porque esta área da saúde não está bem vista! Portugal só tinha a ganhar… Mas estou cético.

RESPONDER

Ventura anuncia recandidatura ao Chega e só sai do parlamento quando “metade daquela esquerda" sair

André Ventura anunciou esta noite a recandidatura à liderança do Chega, numa cerimónia em Leiria em que disse que só vai sair do parlamento “quando metade daquela esquerda sair”. “Estamos a fazer uma revolução democrática e …

Esqueletos revelam que fosso entre ricos e pobres começou a abrir-se há 6.600 anos

A análise a ossos encontrados numa sepultura na Polónia mostram que o fosse entre ricos e pobres na Europa começou a abrir-se muito antes daquilo que se pensava. O desaparecimento da classe média é um problema …

Super-Terras quentes podem ter atmosferas metálicas brilhantes

Os cientistas querem perceber porque é que as super-Terras quentes possuem um brilho tão chamativo - e já há uma hipótese em cima da mesa. Os exoplanetas, chamados de super-Terras quentes, podem ser particularmente brilhantes e …

As larvas de peixe-sol são adoráveis (mas crescem e tornam-se gigantescos "nadadores")

Uma equipa de cientistas australianos e neozelandeses descobriram as fases iniciais da larva gigante de peixe-sol. Pela primeira vez, o sequenciamento de ADN identificou as larvas do peixe-sol (Mola alexandrini). O peixe-sol, conhecido cientificamente como Mola …

Telescópio Webb vai estudar Júpiter, os seus anéis e duas intrigantes luas

Júpiter, que tem o nome do rei dos antigos deuses romanos, comanda a sua própria miniversão do nosso Sistema Solar de satélites circundantes; os seus movimentos convenceram Galileu Galileu de que a Terra não era …

Turista danifica escultura do século XIX enquanto posa para fotografia (e é apanhado pelas câmaras de vigilância)

A polícia italiana identificou um austríaco de 50 anos que danificou uma estátua do século XIX num museu em Itália, enquanto posava para uma fotografia. O incidente ocorreu no passado dia 31 de junho, segundo …

Covid-19: Brasil supera as 100.000 mortes

O Brasil ultrapassou hoje a barreira das 100.000 mortes associadas à covid-19, quase cinco meses depois da confirmação do primeiro óbito no país, indicam dados oficiais divulgados pelas secretarias regionais de Saúde. Segundo os mais recentes …

As vacas leiteiras têm relações complexas (que se alteram quando mudam de grupo)

Uma nova investigação levada a cabo por cientistas do Chile e dos Estados Unidos concluiu que as vacas leiteiras vivem em redes sociais complexas que se alteram quando estes animais são movidos para outros grupos.  Para …

Virgin Galactic quer desenvolver avião comercial supersónico (que promete superar a velocidade do som)

A Virgin Galactic vai aliar-se à Rolls-Royce para criar um avião comercial supersónico, ainda mais rápido do que o mítico Concorde. A empresa de turismo espacial Virgin Galactic anunciou uma parceria com a Rolls-Royce para desenvolver …

PayPal resiste à pandemia. Volume de pagamentos cresce 30% no segundo trimestre

O volume de pagamentos através do PayPal cresceu 30% no segundo trimestre. A empresa parece resistir à pandemia de covid-19, que abalou o setor das viagens, cujos pagamentos estão muitas vezes associados a meios eletrónicos. …