Ministério Público abre investigação a Juan Guaidó por corrupção

Leonardo Munoz / EPA

Juan Guaidó, presidente interino da Venezuela

O Ministério Público da Venezuela anunciou a abertura de uma investigação penal contra Juan Guaidó por suspeita de corrupção relacionada com fundos para assistência a cidadãos venezuelanos na Colômbia.

O anúncio foi pelo procurador-geral designado pela Assembleia Constituinte (composta unicamente por simpatizantes do regime), Tarek William Saab, que acusou ainda dois representantes diplomáticos da equipa de Guaidó de serem os autores materiais dos delitos imputados.

Juan Guaidó dirigiu pessoalmente a máfia de corrupção, uma vez que de maneira discricionária nomeou os cidadãos que desviaram os fundos e os usaram de maneira vergonhosa”, acusou.

Durante uma conferência de imprensa em Caracas, o procurador-geral explicou que Guaidó é o “autor moral” do alegado desvio de dinheiro de empresas venezuelanas no estrangeiro para contas pessoais e que os autores materiais vão ser acusados de “legitimação de capitais, corrupção e associação para cometer delitos”.

Por outro lado, precisou que Caracas pedirá ao Governo colombiano que entregue provas documentais que mantém em seu poder.

A acusação surgiu de uma denúncia feita pelo portal digital Panam Post, que acusava Rossana Edith Barrera Castillo e Kevin Javier Rojas Peñaloza, designados por Guaidó para administrar os fundos destinados a assistir a venezuelanos que se encontram em Cúcuta, cidade colombiana junto à fronteira com a Venezuela de alegadamente se terem apropriado do dinheiro.

“Essas pessoas falsificaram faturas para fazer ver que pagavam hotéis onde se alojavam venezuelanos, mas que na realidade eram despesas pagas pelo Alto Comissariado da ONU para os Refugiados. Além disso, inflacionaram os números de alegados militares desertores que se encontravam em Cúcuta para justificar o esbanjamento de dinheiro”.

Segundo Tarek William Saab, trata-se de um facto de muita gravidade “pois o deputado Juan Guaidó, com o apoio dos Estados Unidos e outras potências estrangeiras, tem pretendido usurpar o cargo de Presidente da República e é chefe direto dos envolvidos”.

A Venezuela atravessa uma grave crise humanitária, encontrando-se num impasse político desde janeiro deste ano, quando Guaidó jurou assumir as funções de Presidente interino, alegando falta de legitimidade de Nicolás Maduro, eleito em 2017.

Segundo a agência da Nações Unidas para os refugiados, mais de quatro milhões de pessoas já saíram do país, desde 2015, com mais de um milhão destes a terem fugido desde o passado mês de novembro, em resultado da grave crise económica e social.

// Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Fã descobriu morada de estrela pop nos reflexos nos olhos de uma selfie e atacou-a

A influencer japonesa Ena Matsouk que integra uma banda pop do país foi atacada sexualmente por um fã, depois de este ter descoberto onde é que morava através de uma selfie que ela publicou nas …

Comer bem melhora ativamente os sintomas de depressão

Uma nova investigação, levada a cabo por cientistas da Universidade Macquarie, na Austrália, sugere uma conexão casual entre a dieta e a depressão. Uma equipa de cientistas da Universidade Macquarie, na Austrália, realizou um estudo controlado …

Presidente da China promete esmagar o corpo e quebrar os ossos aos separatistas

O Presidente da China, Xi Jinping, afirmou que "quem tentar atividades separatistas em qualquer lugar da China acabará com o corpo esmagado e os ossos quebrados", de acordo com a edição digital desta segunda-feora do …

Ucrânia 2 vs 1 Portugal | Adeus ao primeiro em dia de CR700

O primeiro lugar do Grupo B já não foge à Ucrânia. Portugal foi a Kiev dominar e atacar muito, com 24 remates e diversas oportunidades, mas esbarrou no guarda-redes Andriy Pyatov – tal como no …

Primeira protagonista feminina de Astérix é parecida com a ativista Greta Thunberg

Como sempre, a saída de um novo álbum de Astérix, o grande herói da banda desenhada franco-belga, está rodeado de um grande segredo. Aliás, não poderia ser de outro modo pois é também um irredutível …

O Fortnite, um dos jogos mais populares do mundo, foi "engolido" por um buraco negro e desapareceu

O Fortnite, que já é considerado um dos jogos mais populares da atualidade, desapareceu durante o fim-de-semana. Agora, o que surge no ecrã dos jogadores, depois do fim da temporada X, é apenas um buraco …

Kais Saied eleito Presidente da Tunísia com 72,71% dos votos

O professor universitário Kais Saied, um estreante no mundo da política, foi eleito Presidente da Tunísia com 72,71% dos votos na segunda volta das presidenciais antecipadas de domingo, anunciou esta segunda-feira a instância eleitoral (Isie). De …

Série SpongeBob acusada de "violência", "racismo" e de perpetuar o "colonialismo"

A série infantil SpongeBob foi acusada de perpetuar o "racismo" e o "colonialismo" junto dos mais novos. A crítica é feita por uma professora da Universidade de Washington. No fundo do mar, a vida parece feliz. …

Neymar pára quatro semanas devido a lesão na coxa

O futebolista do Paris Saint-Germain Neymar (PSG) vai ficar afastado da competição nas próximas quatro semanas, após ter contraído uma lesão na coxa ao serviço da seleção brasileira, informou esta segunda-feira o clube francês no …

Vitor Baía e Villas-Boas voltam a abordar o futuro como potenciais sucessores de Pinto da Costa no FC Porto

André Villas-Boas foi entrevistado pela rádio France 3 e voltou a falar do sonho de ser presidente do FC Porto. Já Vitor Baía diz estar em paz em relação ao que poderá acontecer quando Pinto …