Mineral nunca antes visto descoberto em partícula de diamante

(dr) Meyer et al

Uma equipa de cientistas descobriu um novo mineral numa partícula de diamante, encontrada a cerca de 170 quilómetros de profundidade.

Cientistas da Universidade de Alberta, no Canadá, encontraram um mineral antes visto dentro de um diamante da África do Sul. A estrutura química do mineral é muito incomum, raramente encontrada no manto terrestre. O artigo científico com os resultados da investigação foram publicados no início de setembro na American Mineralogist.

Nicole Meyer e a sua equipa realizaram vários estudos geológicos que permitiram aos investigadores indicar que o diamante se formou a cerca de 170 quilómetros de profundidade, a uma temperatura estimada de 1.190 graus Celsius.

O mineral foi batizado de “goldshmidtita“, em homenagem ao fundador da geoquímica moderna, Victor Moritz Goldshmidt.

Por ter sido encontrado numa localização muito profunda e antiga do nosso planeta, a amostra oferece dados inéditos sobre a química dos tempos ancestrais, funcionando como uma verdadeira máquina do tempo. Como é impossível aceder ao manto terrestre, os cientistas recorrem continuamente a pequenos fragmentos de diamantes para aprender mais sobre a química das profundezas terrestres.

Citado pela Sputnik News, Meyer esclareceu que “a goldshmidtita tem altas concentrações de nióbio, potássio e elementos presentes nas terras raras, como lantânio e cério. No resto do manto terrestre predominam outros elementos, como magnésio e potássio”.

A cientista realça que este mineral só pode ter sido formado como resultado de processos excecionais e bastante complexos, o que reforça a importância desta descoberta para a ciência moderna.

Citado pelo Sci-News, Graham Pearson, professor da Universidade de Alberta, afirmou que este mineral é altamente incomum e levanta o véu sobre os “processos fluidos que afetam as raízes profundas dos continentes durante a formação de diamantes”.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Podiam corrigir coisas como “… 170 quilómetros abaixo da terra.” e “Como é impossível aceder ao mano terrestre, …” …

RESPONDER

Rei de Marrocos indulta jornalista marroquina condenada por aborto

O rei de Marrocos, Mohamed VI, indultou a jornalista Hajar Raissouni, recentemente condenada a um ano de prisão por "aborto ilegal" e "relações sexuais fora do casamento", segundo um comunicado oficial. A mulher, de 28 anos, …

Morreu Elijah Cummings, um dos democratas que investigava Trump

O congressista norte-americano Elijah Cummings, uma das figuras do Partido Democrata mais respeitadas na oposição pela sua frontalidade e por acalmar protestos violentos e desentendimentos entre adversários, morreu esta quinta-feira, aos 68 anos. A notícia da …

Risco de pobreza em Portugal é o mais baixo de sempre. Mas há 330 mil menores em risco

O ano de 2017 trouxe melhorias às condições de vida da população, com o risco da pobreza a atingir 17,3% dos residentes em Portugal. É a taxa mais baixa desde que este indicador é tratado, …

Maria Martins conquista bronze nos Europeus de ciclismo de pista

Maria Martins venceu nesta quarta-feira a medalha de bronze no “scratch” feminino dos Europeus de ciclismo de pista, que nesta quarta-feira arrancaram em Apeldoorn, na Holanda. Depois de várias medalhas em Europeus sub-23, a ciclista de …

Carlos César: Firmar um acordo com o Bloco descriminaria os restantes partidos de esquerda

O dirigente socialista Carlos César mostrou-se esta quarta-feira confiante que o novo Governo será para quatro anos, considerando ainda que firmar um acordo com o Bloco de Esquerda seria discriminar os restantes partidos de esquerda. …

Médico que deixou bebé nascer sem rosto tem quatro processos na Ordem

O obstetra que não detetou malformações graves num bebé que acabou por nascer sem rosto no início deste mês, em Setúbal, tem quatro processos em curso no conselho disciplinar da Ordem dos Médicos. A informação foi …

Tensão na Catalunha afeta realização do Barcelona-Real Madrid

A violência dos protestos na Catalunha está a fazer com que a Liga e a Federação de futebol espanholas repensem a ideia de o clássico entre Barcelona e Real Madrid se realizar em Camp Nou. O …

Assis critica novo Governo do PS. É "muito António Costa" e feito só para dois anos

O ex-eurodeputado do Partido Socialista (PS) Francisco Assis não poupou nas críticas ao novo Governo, que António Costa apresentou ao Presidente da República na terça-feira ao final do dia, considerando que este é um executivo …

PSD considera que não há novo Governo, mas "remodelação" com alargamento

O PSD defendeu na quarta-feira que "não há um novo Governo", mas "uma remodelação com alargamento", com um executivo aumentado e "mais partidário", considerando "uma desilusão" a continuidade em pastas como Saúde, Educação e Justiça. "Não …

Depois do terramoto das legislativas, vem aí um Conselho Nacional difícil para o CDS

O CDS reúne esta noite o Conselho Nacional. Segundo o Público, Assunção Cristas deverá renunciar a lugar de deputada na Assembleia da República. O CDS deverá marcar esta quinta-feira o próximo congresso para janeiro de 2020. …