Militares suspeitos de corrupção tramados por telefonemas às mulheres

Pedro Aragão / Wikimedia

Uma aeronave Airbus CASA C-295M da Força Aérea Portuguesa aterra na base aérea de Monte Real

A Polícia Judiciária chegou ao dinheiro das alegadas “luvas” do esquema de corrupção nas messes da Força Aérea porque alguns dos suspeitos do processo se denunciaram, em chamadas telefónicas às mulheres. Não sabiam que estavam a ser alvo de escutas.

Estes dados são avançados pelo Correio da Manhã (CM) que refere que, “aflitos com buscas”, alguns dos militares envolvidos no esquema de sobre-facturação, nas messes da Força Aérea, “telefonaram às mulheres para destruírem as provas e esconderem fortuna em notas das luvas”.

A Polícia Judiciária (PJ) terá, assim, obtido uma ajuda preciosa para chegar às alegadas provas de corrupção, num esquema em que os militares receberiam as “luvas” em baldes, além de pagamentos em camarão e champanhe.

O CM transcreve partes de uma dessas alegadas escutas telefónicas, envolvendo o Capitão Nuno Neves, da Base Aérea 11, em Beja, um 12 militares que se encontram em prisão preventiva, em Tomar.

“Como tu deves calcular, eu preciso que tu arrumes a minha roupa, ´tá bem?“, diz o Capitão à mulher, segundo transcrição do CM, num telefonema realizado no mesmo dia em que os investigadores da chamada Operação Zeus realizaram buscas em várias residências e bases militares.

O militar diz, ainda, que não sabe o que “é que eles vão fazer”, mas que se fala “em detenções”.

“Não sei o que é que isto vai dar… mas pelo menos a roupa… percebes aquilo que eu quero dizer?”, aponta o Capitão no mesmo telefonema.

“Na tua cómoda, está roupa minha também… está um oleado que eu preciso disso… guarda isso… num sítio qualquer“, acrescenta o militar, segundo transcrição do CM.

Nesse dia, os investigadores do Ministério Público realizaram mais de 80 buscas domiciliárias e mais de 25 buscas não domiciliárias, nomeadamente em Bases militares.

O CM também revelou, na edição de quinta-feira, que havia suspeitas de sobre-facturação na messe de Beja desde 2009. O caso terá sido alvo de um processo disciplinar interno que terá terminado arquivado, sem punições, segundo o jornal.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Eu fui militar obrigado para que muitos cavalheiros nesta altura sejam bem/caros pensionistas.
    <Como nunca fui chico, pergunto de quais forças armadas devemos ter orgulho:
    -das que aparecem para ajudar no combate aos incêndios na fase de rescaldos.
    -das forças armadas que andam curvadas pelas condecorações que ostentam nos casacos
    -das forças armadas que não roubam mas que por esquemas difusos, fazem chegar ás suas ou seus patrimónios, bens que não lhes pertencem
    -das forças armadas que querem comissões e promoções em "teatros de operações#
    -das forças armadas que há anos. do tempo do cavalheiro Paulo Portas. apareciam a comentar as guerras "on line" onde viam bidons de armas químicas, onde ao que parece nunca existiram
    -das forças armadas que deixaram para trás soldados que morreram numa guerra injusta em África…vão a curva da estrada de CAIA para Tambara na localidade de Murraça e estão campas rasas de militares que não vieram para suas sepulturas naturais..
    Ficava muito bem a um ex previligiado de Moçambique que fosse tirar umas selfis de afetos, a esses locais
    -das forças armadas que têm como CEMGFA um tal que acha que 34 000,00 € de furto/roubo são uma ninharias? Artur Pina Monteiro, o teu pai, mãe e com os teus irmãos, lembras da altura da recolha de leite, da destilaria, da tasca em Vila Fernando não aprendestes este desprendimento de valores..

RESPONDER

Um "palhaço" que vai apunhalar os iranianos nas costas. Líder supremo do Irão arrasa Trump

O líder supremo do Irão classificou esta sexta-feira o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, como "um palhaço" que finge querer ajudar os iranianos, mas vai atacá-los pelas costas com "um punhal envenenado". As declarações do …

"Lava que se farta". Justiça dá razão a Ana Gomes no processo movido por Isabel dos Santos

A ex-eurodeputada Ana Gomes venceu um dos processos que foi movido contra ela por Isabel dos Santos. Em causa estão publicações no Twitter, onde a diplomata acusava a empresária angolana de estar a usar Portugal …

Secretário da Cultura brasileiro vai ser demitido depois de se inspirar em discurso nazi de Goebbels

Roberto Alvim, secretário da Cultura brasileiro, fez um discurso esta quinta-feira copiando um discurso muito conhecido do ministro da propaganda de Adolf Hitler, Joseph Goebbels. O secretário da Cultura do Brasil, Roberto Alvim, divulgou um vídeo …

Presidente da Guatemala anuncia corte de relações com Venezuela

O novo Presidente da Guatemala, Alejandro Giammattei, anunciou na quinta-feira que ordenou o corte de relações com a Venezuela e o encerramento da embaixada neste país. Alejandro Giammattei, médico e ex-diretor do Sistema Penitenciário da Guatemala, …

Bolsonaro vai manter secretário acusado de irregularidades no Governo

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, defendeu hoje o titular da Secretaria Especial da Comunicação Social (Secom, órgão da Presidência), Fabio Wajngarten, acusado de alegadas irregularidades em contratos, garantindo que o manterá no cargo. “Pelo que eu …

FC Porto empresta Waris ao Estrasburgo com opção de compra obrigatória

O avançado ganês foi emprestado pelo FC Porto ao Estrasburgo até ao final da temporada, num negócio que inclui uma cláusula de opção de compra obrigatória. No final do empréstimo, o Estrasburgo fica obrigado a contratar …

Miguel Guimarães reeleito bastonário da Ordem dos Médicos

O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, foi eleito esta quinta-feira para um segundo mandato, com 93% dos votos. De acordo com os resultados provisórios avançados pela Ordem, estando contados 16.723 votos, Miguel Guimarães foi …

Governante sugere "chazinhos e bolos" para acabar com agressões nas salas de espera dos hospitais

"Salas de espera com bom aspecto, com televisão, revistas" e com "chazinhos e bolos" podem ajudar a reduzir o "clima de tensão" que se vive em alguns hospitais, contribuindo para acabar com as agressões a …

Detidos cinco suspeitos da morte de jovem cabo-verdiano em Bragança

A Polícia Judiciária anunciou, esta sexta-feira, que foram detidos cinco homens, suspeitos de estarem envolvidos na morte do estudante cabo-verdiano, em Bragança. A Polícia Judiciária (PJ) anunciou, em comunicado, que procedeu, esta quinta-feira, a "buscas domiciliárias, …

Cláudio Monteiro renuncia a cargo de juiz do Tribunal Constitucional

O juiz renunciou ao mandato do Tribunal Constitucional por ter sido, entretanto, nomeado Juiz Conselheiro do Supremo Tribunal. O juiz Cláudio Monteiro renunciou, esta quinta-feira, ao mandato de juiz do Tribunal Constitucional (TC), de acordo com …