Militar da GNR que agrediu imigrantes em Odemira expulso

1

Miguel Pereira da Silva / Lusa

O único militar da GNR que foi condenado a prisão efetiva por ter agredido imigrantes nepaleses em Odemira foi expulso da Guarda.

O militar da GNR André Ribeiro, de 38 anos, foi expulso da Guarda por ter agredido imigrantes nepaleses em Odemira, pode ler-se no despacho publicado, esta segunda-feira, em Diário da República.

A decisão de aplicar a “pena disciplinar de separação de serviço” foi tomada pelo anterior ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, dias antes de se ter demitido do cargo.

Segundo o Jornal de Notícias, trata-se do único dos cinco GNR do Destacamento Territorial de Odemira que foi condenado a prisão efetiva. Os restantes foram condenados a penas suspensas e suspensos de funções mas, depois de recorrerem para o Tribunal da Relação de Évora, que manteve as decisões da 1ª Instância, foram reintegrados.

O militar, que está a cumprir pena no Estabelecimento Prisional Militar de Tomar, foi condenado a seis anos de prisão por cinco crimes: um de violação de domicílio, dois de ofensas à integridade física e dois de sequestro.

Tal como recorda o diário, os episódios de violência ocorreram em 2018 num restaurante e continuaram na casa das vítimas. Os cinco militares foram detidos pela Polícia Judiciária (PJ) de Setúbal, que lhes apreendeu os telemóveis.

Foi através destes dispositivos que foram descobertos os vídeos em que se viam situações de sequestro, tortura, humilhações, violência e insultos racistas a vários trabalhadores agrícolas daquela região.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.