Militantes da JCP que pintavam mural no Porto com termo de identidade e residência

Os cinco militantes da Juventude Comunista Portuguesa (JCP) detidos hoje à tarde pela PSP quando se preparavam para pintar um mural no Porto foram constituídos arguidos e ficaram com termo de identidade e residência, disse um dos detidos.

Os cinco elementos da JCP foram libertados três horas após a detenção, que ocorreu quatro meses e dois dias depois de uma situação idêntica que envolveu 11 militantes daquela entidade que pintavam um mural no mesmo local da cidade: o muro da escola Infante D. Henrique, na Praça da Galiza.

De acordo com um dos membros da JCP, André Martelo, que falava aos jornalistas à saída da esquadra, a direção da escola apresentou queixa, mas os jovens aguardam “com serenidade os próximos desenvolvimentos”, lembrando que o caso anterior foi arquivado no início de setembro, à semelhança de outros previamente.

“O que nos apraz dizer é que não vamos parar de pintar murais porque é um direito que nos assiste. É um direito consagrado não só na lei de afixação de propaganda política, mas também na Constituição da República, que nos garante a liberdade de expressão, numa das formas que é a pintura mural, que não é uma forma recente”, afirmou André Martelo.

O elemento da JCP acrescentou que foram apreendidas tintas e pincéis e lamentou que, “entre exercer o direito e ele ser impedido de forma ilegítima”, a pintura do mural acabe por ficar incompleta.

“Vamos continuar a exercer este direito, esta é mais uma expressão da luta que travamos todos os dias pela derrota deste Governo, e que face a estas ordens ilegítimas, que não são culpa destes agentes da autoridade mas de quem manda nas forças policiais, neste caso o Ministério da Administração Interna, continuaremos a denunciar e a lutar contra estas medidas que impedem o exercício de um direito”, acrescentou André Martelo, que frisou que o mural diria “Pela liberdade e democracia pintamos os amanhãs que cantam”.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

SpaceX quer enviar mais 40.000 satélites para o Espaço

Depois de um primeiro lançamento em meados de maio, a Space X pretende agora colocar mais 30.000 pequenos satélites em órbita, revelam documentos apresentados pela empresa de Elon Musk às autoridades de telecomunicações. De acordo …

Bola de fogo que sobrevoou o Japão em 2017 é um fragmento de um asteróide que pode atingir a Terra

Na madrugada de 28 de abril de 2017, uma pequena bola de fogo passou pelo céu de Quioto, no Japão. Agora, graças a dados da SonotaCo, os invetivadores determinaram que a rocha espacial era um …

Cientistas produziram um processador quântico em larga escala feito apenas de luz

Uma equipa internacional de cientistas da Austrália, Japão e Estados Unidos produziu um protótipo de um processador quântico em larga escala feito apenas de luz laser. O mais recente processador quântico é baseado num projeto com …

FIFA investe 449 milhões de euros para desenvolver o futebol feminino

A FIFA anunciou que vai investir 500 milhões de dólares no desenvolvimento do futebol feminino. Em cima da mesa está uma Liga das Nações, um mundial de clubes e torneios para camadas jovens. A FIFA vai …

Escritor famoso escreve livro para ser lido apenas em 2114

O famoso escritor norueguês Karl Ove Knausgaard, autor de romances como A Morte do Pai e a Ilha da Infância, onde explora a sua história pessoal e o seu dia a dia, aceitou escrever um …

PS deverá aprovar recandidatura de Ferro à presidência da Assembleia da República

O Grupo Parlamentar do PS vai reunir-se na quinta-feira, com a presença do secretário-geral, António Costa, ocasião em que deverá aprovar a recandidatura de Ferro Rodrigues ao cargo de presidente da Assembleia da República. Fonte oficial …

Perito revela que arma que investigação diz que matou Luís Grilo foi adulterada

O perito que examinou a arma que, segundo o Ministério Público, António Joaquim usou para matar o triatleta Luís Grilo revelou hoje em tribunal que o revólver foi adulterado, não conseguindo garantir se essa foi …

Cientistas criam vasos sanguíneos artificiais funcionais

Cientistas nos Estados Unidos usaram impressão 3D para fabricar vasos sanguíneos funcionais que poderão vir a ser usados clinicamente em casos de doenças vasculares. O resultado das experiências é relatado num estudo publicado esta terça-feira no …

Ordem suspende durante seis meses obstetra do caso do bebé sem rosto

O Conselho Disciplinar do Sul da Ordem dos Médicos decidiu suspender preventivamente o obstetra envolvido no caso do bebé que nasceu em Setúbal com malformações graves. A informação foi avançada à Lusa por fonte oficial da …

A China está a criar porcos gigantes (tão grandes como ursos polares)

https://vimeo.com/368036025 Porcos tão pesados como ursos polares. Esta é a solução encontrada por produtores chineses de porcos que tentam resolver o problema da falta de carne no mercado, muito por culpa da gripe suína africana dizimou …