Milionário “fecha” parque de estacionamento em Lisboa para não verem as suas festas exclusivas

CM Lisboa

Palácio Teles de Menezes em Lisboa.

O artista e milionário espanhol José María Cano interpôs uma providência cautelar que levou ao encerramento de um dos pisos de um parque de estacionamento da EMEL em Lisboa, na zona da Graça. Tudo porque não quer que vejam as festas exclusivas que dá no Palácio Teles de Menezes que comprou em 2017.

O caso é reportado pelo semanário Sol que lembra que o milionário espanhol comprou o Palácio por 3,5 milhões de euros em 2017, altura em que ainda não existia o parque de estacionamento da EMEL.

A EMEL resolveu construir a infraestrutura em 2018, para aumentar as possibilidades de estacionamento para os moradores da Graça, na freguesia de São Vicente, em Lisboa. A zona caracteriza-se por problemas de estacionamento, com muitas das habitações a não terem garagem própria.



Só que José María Cano entende que a obra “põe em causa a segurança e a privacidade da sua habitação”, como explica ao Sol uma fonte da EMEL.

A providência cautelar apresentada pelo milionário espanhol levou ao encerramento de parte do parque de estacionamento, onde só está a funcionar o piso zero. Em processo de licenciamento na Câmara de Lisboa está uma proposta de alteração do projecto que terá sido acordada com José María Cano.

A EMEL chegou a instalar “telas temporárias para reduzir a visibilidade para o Palácio”, mas nem assim o artista ficou satisfeito.

O milionário espanhol tem organizado no Palácio várias festas exclusivas, onde têm estado presentes figuras da alta sociedade europeia. O Sol cita, especificamente, um baile de máscaras venezianas realizado em Maio de 2018, notando que António Costa foi um dos presentes, tal como membros da família Espírito Santo, o embaixador de Espanha em Portugal e a modelo e actriz espanhola Mar Flores, entre outras figuras de elite.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

23 COMENTÁRIOS

  1. Se o Sr. está mal, diz o povo com propriedade, mude-se. Pode ir para o país dele onde, por certo, haverá muito maior tolerância com os devaneios e desmandos dos artistas….
    Portanto, para que o Sr. e os seus distintos convidados possam ter privacidade, não podem os cidadãos estacionar. Viva a democracia!!!

  2. Lisboa e arredores esta a tornar se numa zona exclusiva para pessoas que acham que estão acima de tudo e de todos… sejam eles politicos, figuras publicas ou empresarios de outros países que viram em lisboa uma bolha cheia de regalias. O portugues esta habituado a ser humilhado e a ser pequenino por isso estas pessoas podem tudo contra um povo que apenas sabe servir e receber bem mesmo que seja o Hitler…. As vezes por meia duzia de migalhas apoiamos estas pessoas ricas e finas que nada de honesto trazem para um país onde as diferenças são cada vez mais notorias entre classes sociais.

  3. Possivelmente este cidadão até poderá ter alguma razão, imaginamos que um simples cidadão pretenderia fazer a dita obra no mesmo local e logo aí estaria a CML a exigir documentos sem fim todos eles pagos a preço de ouro e por fim não autorizar a construção, o mesmo se passaria caso a dita casa fosse de um vulgar cidadão a exigir o mesmo que este senhor e então aí a CML estaria-se borrifando para tal exigência, é a democracia que temos!

  4. Hum… Festas com António Costa e a família Espírito Santo… Devem ser autênticas orgias de riso à custa dos lesados do BES! Gente fina é outra coisa!

  5. Desculpe a ignorância más qualquer pessoa tem direitos e deveres em todo o mundo;claro temos que respeitar as leis do país em que vivemos e se este senhor fez isto é pk alguém pior que ele corrompeu ao ponto de permitir tal absurdo para nós seres normais e mortais. Claro com convidados como a nossa excelência o senhor primeiro ministro tudo fica muito fácil. Isto então é como tirar doce da boca de crianças. Sou brasileira e fico indignado com tanta corrupção seja deste lado ou do outro lado do Atlântico.

  6. Não entendo os comentários nem este artigo tendencioso.
    Se fechou foi porque a lei não permitia a EMEL ter o dito estacionamento naquele local.
    Provavelmente ninguém gostaria de ter uma varanda pública, a pagar, para o seu apartamento.
    É bom saber que nem a EMEL está acima da lei.

  7. O interesse público está acima do interesse individual. Se o milionário não está a gostar de sua privacidade estar invadida. O empresário que se mude da mansão. Vá dar suas festas em sua terra.

    • O proprietário tem razão porque quando comprou o palácio de São Vicente este parque ainda não se encontrava construído e nem poderia ser construído neste local um parque com dois pisos por não estar contemplado no PDM desta zona da cidade. encontrando-se o proprietário protegido através dos direitos adquiridos até às data da compra, mas se for evocado o interesse público penso que a CML pode construir mas o proprietário tem de ser indemnizado.

  8. Do artigo que li achei interessantes as respostas, quem são em geral o espelho do que o povo adora fazer… Ou seja, dizer mal! As pessoas só estão contentes quando dizem mal, assim podem mandar cá para fora as suas frustrações. E mais interessante ainda é que muitas das pessoas que falam mal não sabem de toda a verdade, caso contrário ficariam calados.

    Os meus parabéns para JM, foi o único leitor (na minha opinião) que escreveu um comentário decente.

  9. O tipo tem direito à sua privacidade, como qualquer outro cidadão, seja rico ou seja pobre! A EMEL é que está em falta, deviam ter tido cuidado.

    Deprimentes, os comentários. Mostram o pior que ainda existe da mentalidade dos portugueses: invejosos, mesquinhos, moralistas e hipócritas.

    Felizmente que o país está a evoluir e gente como vocês está em vias de extinção.

  10. … será que o município está de boa intenção. Porque vendeu? quis comer e agora quer comer ao contrario.
    Faz o Sr. José Maria Cano muitíssimo bem e a EMEL que COMA o que a Camara consegue sacar aos munícipes. Que vão fazer trabalho serio.

RESPONDER

A próxima pandemia está aí à porta. Há uma forma de ajudar a preveni-la

A próxima ameaça de pandemia provavelmente já está a espalhar-se pela população neste momento. A vigilância ativa de doenças é uma forma de ajudar a preveni-la. À medida que mais e mais pessoas em todo o …

"Uma bomba-relógio". Lixo espacial atingiu e danificou Estação Espacial Internacional

A Estação Espacial Internacional (EEI) foi atingida por detritos espaciais que causaram danos no braço robótico Canadarm2. Um incidente inevitável perante uma "bomba-relógio" que nos deve preocupar. O Canadarm2, equipamento da Agência Espacial do Canadá (AEC) …

Ator norte-americano Steven Seagal junta-se a partido pró-Kremlin

O ator de Hollywood Steven Seagal, um admirador de longa data do Presidente russo Vladimir Putin, juntou-se a um partido pró-Kremlin, anunciou a organização no domingo. Segundo o Guardian, o ator recebeu, no sábado, um cartão …

Artista russa cria retrato de Vladimir Putin com dentes humanos

Yevgeniya Khaybullina, uma artista russa, criou um retrato de Vladimir Putin com centenas de caninos, incisivos e molares num tributo à promessa do Presidente de "arrancar os dentes" de qualquer pessoa que tentar anexar a …

Encontrada peça perdida do Shakespeare espanhol

Yo he hecho lo que he podido, Fortuna lo que ha querido. Foi encontrada uma peça perdida de Félix Lope de Vega y Carpio, também conhecido como Shakespeare espanhol, na Biblioteca Nacional da Espanha. Um estudo …

"Turismo de vacinas". Milionários latino-americanos viajam para os EUA para serem vacinados

Numa altura em que o ritmo da vacinação ainda se mostra muito lento nos seus países, são muitos os latino-americanos que viajam para os EUA para poderem ter acesso a uma vacina contra a covid-19. Segundo …

Políticos mexicanos fingem ser transsexuais para contornar leis de igualdade de género

Dezoito políticos mexicanos mudaram de género na sua candidatura às eleições para que o partido cumprisse com as leis de igualdade de género. Valeria Lorety Díaz fez recentemente história ao lançar a sua campanha para se …

Coreia do Norte afasta críticas e diz que crianças órfãs se voluntariam para trabalhos pesados

A Coreia do Norte referiu que as crianças de orfanatos “ofereceram-se para trabalhar em minas de carvão e quintas”, apesar das críticas internacionais ao uso predominante de trabalho infantil no país. O jornal estatal Rodong Sinmun …

Cerca de 63 mil jovens entre os 16 e 24 anos já foram vacinados em Portugal

Cerca de 63 mil jovens com idades entre os 16 e os 24 anos já foram vacinados contra a covid-19 em Portugal, onde 19% da população já está imunizada com as duas doses, revelam dados …

Nos Estados Unidos, a legalização da canábis está a empurrar os cães farejadores para a reforma

Os cães farejadores da polícia estão a ser forçados a reformar-se mais cedo do que o previsto à medida que muitos estados norte-americanos legalizam a canábis. De acordo com o The Times, o facto de os …