Milhares de pessoas nas ruas em Washington contra violência racial

@AJEnews / Twitter

“Black lives matter”, protestos em Washington e Nova Iorque

Milhares de pessoas desfilaram hoje pelas ruas de Washington em protesto contra a violência racial da polícia, na sequência de diversos casos de morte de cidadãos negros por polícias brancos nos Estados Unidos.

Justiça para todos” foi uma das palavras de ordem entoadas pelos manifestantes – convocados pela Rede de Ação Nacional, uma associação fundada pelo reverendo Al Sharpton, um dos principais líderes da comunidade afro-americana dos EUA , que se concentraram na Praça da Liberdade, perto da Casa Branca, no centro da capital federal.

Os participantes iniciaram a partir desse local e em “ambiente festivo”, segundo a agência noticiosa Efe, um desfile em direção ao Capitólio, sede do Congresso, exibindo cartazes com as frases “As vidas negras importam” ou “O racismo é uma doença letal”.

“Isto não é uma marcha branca ou uma marcha negra. Isto é uma marcha norte-americana, para que os direitos de todos os cidadãos sejam protegidos”, afirmou Sharpton.

Os participantes recordaram os três casos mais recentes de violência policial sobre negros.

“Este é um momento histórico”, disse Gwen Carr, a mãe de Eric Garner, que vestia uma camisola com a frase “Não consigo respirar”, pronunciada pelo seu filho antes de falecer em julho em Nova Iorque, quando estava a ser manietado por diversos polícias.

slydeone / Flickr

Al Sharpton, um dos principais líderes da comunidade afro-americana dos EUA

Al Sharpton, um dos principais líderes da comunidade afro-americana dos EUA

As tensões raciais impeliram o Presidente Barack Obama a reafirmar recentemente o seu compromisso com a melhoria da relação entre a polícia e as minorias do país.

O primeiro Presidente negro da história dos Estados Unidos sublinhou em 03 de dezembro “a inquietação de demasiadas comunidades de minorias por não serem tratadas de forma justa pelas forças da ordem”.

“Este é um problema dos Estados Unidos, quando alguém deste país não é tratado com igualdade perante a lei. É um problema e, como Presidente, o meu trabalho é ajudar a resolvê-lo”, afirmou Barack Obama.

Os protestos estenderam-se hoje a outras cidades dos Estados Unidos, incluindo Nova Iorque, Boston ou San Francisco.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Turista danifica escultura do século XIX enquanto posa para fotografia (e é apanhado pelas câmaras de vigilância)

A polícia italiana identificou um austríaco de 50 anos que danificou uma estátua do século XIX num museu em Itália, enquanto posava para uma fotografia. O incidente ocorreu no passado dia 31 de junho, segundo …

Covid-19: Brasil supera as 100.000 mortes

O Brasil ultrapassou hoje a barreira das 100.000 mortes associadas à covid-19, quase cinco meses depois da confirmação do primeiro óbito no país, indicam dados oficiais divulgados pelas secretarias regionais de Saúde. Segundo os mais recentes …

As vacas leiteiras têm relações complexas (que se alteram quando mudam de grupo)

Uma nova investigação levada a cabo por cientistas do Chile e dos Estados Unidos concluiu que as vacas leiteiras vivem em redes sociais complexas que se alteram quando estes animais são movidos para outros grupos.  Para …

Virgin Galactic quer desenvolver avião comercial supersónico (que promete superar a velocidade do som)

A Virgin Galactic vai aliar-se à Rolls-Royce para criar um avião comercial supersónico, ainda mais rápido do que o mítico Concorde. A empresa de turismo espacial Virgin Galactic anunciou uma parceria com a Rolls-Royce para desenvolver …

PayPal resiste à pandemia. Volume de pagamentos cresce 30% no segundo trimestre

O volume de pagamentos através do PayPal cresceu 30% no segundo trimestre. A empresa parece resistir à pandemia de covid-19, que abalou o setor das viagens, cujos pagamentos estão muitas vezes associados a meios eletrónicos. …

Quatro pessoas morreram nos Estados Unidos depois de beberem desinfetante para as mãos

Quatro pessoas morreram nos Estados Unidos depois de ingerirem desinfetante para as mãos à base de álcool, revelou um relatório do Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) do país esta quarta-feira publicado. De …

Jim Hackett deixa a Ford após três anos de liderança

Ao fim de três anos como CEO da Ford, Jim Hackett será substituído por Jim Farley. Um mandato que fica marcado por problemas financeiros, de produção e pela morte dos três volumes e utilitários. O mandato …

Covid-19: Portugal tem mais 186 casos e quatro pessoas morreram desde sexta-feira

Portugal regista hoje mais quatro mortos e 186 novos casos de infeção por covid-19 em relação a sexta-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde. De acordo com o relatório da DGS sobre a situação …

Versão americana da Eurovisão chega em 2021

O Festival Eurovisão da Canção — o maior espetáculo de entretenimento televisivo do mundo — vai chegar aos Estados Unidos no final do próximo ano. A novidade foi divulgada, esta sexta-feira (7), em comunicado oficial. A …

Contratações na TVI após apoios financeiros "suscitam preocupação"

O professor universitário e ex-ministro Miguel Poiares Maduro manifestou "preocupação" relativamente às contratações na TVI, da Media Capital, grupo que beneficia do apoio do Estado, através da compra antecipada de publicidade institucional. Em entrevista à Lusa, …