Milhares de pessoas nas ruas em Washington contra violência racial

@AJEnews / Twitter

“Black lives matter”, protestos em Washington e Nova Iorque

Milhares de pessoas desfilaram hoje pelas ruas de Washington em protesto contra a violência racial da polícia, na sequência de diversos casos de morte de cidadãos negros por polícias brancos nos Estados Unidos.

Justiça para todos” foi uma das palavras de ordem entoadas pelos manifestantes – convocados pela Rede de Ação Nacional, uma associação fundada pelo reverendo Al Sharpton, um dos principais líderes da comunidade afro-americana dos EUA , que se concentraram na Praça da Liberdade, perto da Casa Branca, no centro da capital federal.

Os participantes iniciaram a partir desse local e em “ambiente festivo”, segundo a agência noticiosa Efe, um desfile em direção ao Capitólio, sede do Congresso, exibindo cartazes com as frases “As vidas negras importam” ou “O racismo é uma doença letal”.

“Isto não é uma marcha branca ou uma marcha negra. Isto é uma marcha norte-americana, para que os direitos de todos os cidadãos sejam protegidos”, afirmou Sharpton.

Os participantes recordaram os três casos mais recentes de violência policial sobre negros.

“Este é um momento histórico”, disse Gwen Carr, a mãe de Eric Garner, que vestia uma camisola com a frase “Não consigo respirar”, pronunciada pelo seu filho antes de falecer em julho em Nova Iorque, quando estava a ser manietado por diversos polícias.

slydeone / Flickr

Al Sharpton, um dos principais líderes da comunidade afro-americana dos EUA

Al Sharpton, um dos principais líderes da comunidade afro-americana dos EUA

As tensões raciais impeliram o Presidente Barack Obama a reafirmar recentemente o seu compromisso com a melhoria da relação entre a polícia e as minorias do país.

O primeiro Presidente negro da história dos Estados Unidos sublinhou em 03 de dezembro “a inquietação de demasiadas comunidades de minorias por não serem tratadas de forma justa pelas forças da ordem”.

“Este é um problema dos Estados Unidos, quando alguém deste país não é tratado com igualdade perante a lei. É um problema e, como Presidente, o meu trabalho é ajudar a resolvê-lo”, afirmou Barack Obama.

Os protestos estenderam-se hoje a outras cidades dos Estados Unidos, incluindo Nova Iorque, Boston ou San Francisco.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

“Mostrámos que sabemos governar”. Bloco apresenta candidata a Lisboa (e abre a porta a acordo com PS)

O Bloco de Esquerda apresentou a candidatura de Beatriz Gomes Dias à Câmara Municipal de Lisboa, pediu “mais força” para determinar a governação da cidade e abriu a porta a novos entendimentos com o PS …

Fé nos números. Foi o voto não religioso que Donald Trump perdeu em 2020 

Em novembro de 2020, Joe Biden foi eleito Presidente dos Estados Unidos da América. Uma análise revelou recentemente que a derrota de Donald Trump dependeu daqueles que não se identificam com nenhuma religião. Ryan Burge, professor …

Chega apresenta oito candidatos para o distrito do Porto. Ventura acredita que vai ter "grande resultado"

O líder do Chega anunciou este sábado oito candidatos às próximas eleições autárquicas no distrito do Porto, onde André Ventura acredita que o partido vai ter "um grande resultado". "Fizemos esta deslocação ao Porto para anunciar …

"A política ama traição, mas despreza o traidor". Sócrates acusa PS de "ataque injusto" (e diz-se alvo de "vingança" da direita)

"A política ama a traição, mas despreza o traidor". No livro "Só Agora Começou", que será publicado nos próximos dias, José Sócrates acusa a atual direção do PS de traição. De acordo com o Diário de …

"Novas dificuldades e entropias". Autarcas independentes exigem extinção imediata da CNE

Os presidentes de Câmara e representantes de movimentos independentes decidiram este sábado dar um novo prazo aos partidos para que estes possam alterar a lei eleitoral autárquica. Porém, exigem a extinção imediata da Comissão Nacional …

Estudo mostra que as ovelhas preferem acasalar com machos subordinados

Um novo estudo descobriu que, ao contrário do que se podia pensar, as ovelhas preferem acasalar com machos que estão mais abaixo na hierarquia. Atualmente, a vida sexual da maioria das ovelhas é controlada pela indústria …

“Vamos iniciar uma nova etapa". Madeira vai testar toda a população (gratuitamente)

O Governo da Madeira vai desencadear uma campanha de testagem massiva da população da região, ainda sem data, que será gratuita, para aferir da evolução da pandemia da covid-19 no arquipélago, anunciou este sábado o …

O armazenamento de energia "sem massa" está a chegar

Uma equipa de cientistas da Chalmers University of Technology, na Suécia, produziu uma bateria estrutural com um desempenho dez vezes melhor do que todas as versões anteriores. A descoberta abre caminho ao armazenamento de energia …

Ataque terrorista a cidade na Nigéria atinge organizações humanitárias e instalações da ONU

Jihadistas alegadamente ligados ao Estado Islâmico atacaram este sábado as instalações de várias organizações humanitárias e das Nações Unidas na cidade nigeriana de Damasak, e ainda estão no local, afirmaram fontes das organizações não-governamentais (ONG). O …

Os humanos foram "superpredadores" durante dois milhões de anos

Uma nova investigação revelou que os humanos foram um predador de ponta durante cerca de dois milhões de anos. Só a extinção da megafauna e o declínio das fontes de alimentos de origem animal no …