Milhares de manifestantes em Paris contra a subida do IVA

foto: Roman Bonnefoy / wikimedia

foto: Roman Bonnefoy / wikimedia

A plataforma francesa Frente de Esquerda apelou hoje à “revolução fiscal” durante uma manifestação em que participaram milhares de pessoas em protesto contra a subida do IVA prevista para Janeiro.

De acordo com a organização do protesto, estavam na manifestação cerca de 100 mil pessoas apesar de as autoridades terem afirmado aos jornalistas que estavam presentes apenas sete mil manifestantes.

O protesto decorreu frente ao Ministério da Economia em Paris, considerado pelos manifestantes como um “símbolo de uma política que favorece a alta finança em detrimento dos assalariados e da maior parte da população”.

“Longe de estar a corrigir as desigualdades, o sistema fiscal protege os privilegiados e agrava os abusos das finanças”, disse o líder da plataforma, Jean-Luc Mélenchon, no discurso de encerramento da concentração.

O objetivo principal das críticas, considerado como o exemplo “mais escandaloso”, foi o aumento do IVA que o Executivo francês prevê aplicar a partir do início do próximo ano.

“Não ao imposto do ‘antigo regime'”, afirmou Mélenchon que propôs uma reforma fiscal “feita pelo povo, em que todos pagam, mas em função das suas possibilidades”.

O governo, através do aumento do IVA prevê conseguir seis mil milhões de euros durante o ano de 2014, assim como “aliviar” os custos laborais em cerca de 10 mil milhões durante o mesmo período.

“O problema no nosso país não é o custo do trabalho mas sim o capital”, criticou Mélenchon sublinhando que o “inimigo não é o imigrante nem o trabalhador, mas sim a alta finança francesa e global que mancha tudo o que toca”.

O primeiro-ministro, Jean-Marc Ayrault, termina durante a próxima semana as consultas a sindicatos e entidades patronais para concluir a reforma criticada pelos movimentos e partidos de esquerda em França.

O protesto de Paris soma-se a outras manifestações que decorreram durante o fim de semana de que se destaca a marcha lenta dos camionistas em 15 regiões do país contra a “ecotaxa”, um imposto que vai afectar, pelo menos a partir de 2015, os proprietários de camiões que circulem em estradas que não estão sujeitas a portagens.

Na manifestação de Paris, o dirigente de esquerda Jean-Luc Mélenchon reforçou a ideia de que os protestos não têm como finalidade “interesses particulares” mas a defesa do “interesse geral” e que é preciso deixar bem claro que a França “já não aguenta que todos os esforços recaiam sobre as classes mais desfavorecidas”.

Em pleno clima de tensão política, oito em cada dez franceses dizem que esperam uma “explosão social” de acordo com uma sondagem do instituto Ifop, difundida hoje pelo jornal Dimanche Ouest-France.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Após quase terem sido extintas, baleias azuis estão a voltar à Geórgia do Sul

A baleia azul regressou às águas em torno da ilha Geórgia do Sul, quase um século depois de este animal ter sido quase extinto pela caça industrial. A remota ilha Geórgia do Sul, perto da Antártida, era …

Manuscritos de "A Origem das Espécies" divulgados online pela primeira vez

Duas páginas originais do rascunho manuscrito de "A Origem das Espécies", de Charles Darwin, foram divulgadas online pela primeira vez. Além disso, foram ainda publicadas cartas e notas de leitura nunca antes vistas. Os documentos foram …

Os videojogos podem ser bons para o bem-estar pessoal, sugere estudo

De acordo com um novo estudo que analisou o comportamento de jogadores e dados fornecidos por empresas de videojogos, o tempo gasto a jogar pode ser bom para o bem-estar pessoal. A Electronic Arts e a …

A MINI criou uma van perfeita que foi pensada para relaxar, usufruir e conviver

A marca de automóveis MINI apresentou o projeto do Vision Urbanaut. Este veículo é uma van completamente moderna e sustentável, pois oferece mais espaço interior e versatilidade, e ainda deixa uma pegada ecológica mínima. Esta van …

Covid-19. Angela Merkel alerta sobre plano de vacinação para países mais pobres

A chanceler alemã, Angela Merkel, alertou os líderes dos países mais desenvolvidos que o progresso no desenvolvimento de um sistema de distribuição de vacinas para nações mais necessitadas tem sido lento e que essa questão …

Explosão em Beirute. Danos segurados rondam mil milhões

As vítimas da explosão que destruiu o porto de Beirute e área circundante, em agosto, apresentaram um total de 14.921 reclamações de seguro, totalizando danos segurados estimados em perto de 1,62 biliões de libras libanesas …

Centenas de pessoas que morreram de covid-19 em Nova Iorque continuam em camiões frigoríficos

Muitos destes cadáveres, que continuam em camiões frigoríficos, são de pessoas cujas famílias não puderam ser localizadas ou que não podem cobrir os custos do enterro. De acordo com o The Wall Street Journal, cerca de …

Bolsonaro responsabiliza estados e municípios por não usarem testes

Mais de 6,8 milhões de testes RT-PCR, adquiridos pelo Ministério da Saúde brasileiro, perderão a validade entre dezembro deste ano e janeiro de 2021. O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, direcionou para estados e municípios a responsabilidade …

Médico presente na sala de emergência revela detalhes da morte de John F. Kennedy

Um médico que estava presente na emergência do Parkland Memorial Hospital, para onde John F. Kennedy (1917-1963) foi transferido depois de ser baleado numa visita política ao estado do Texas, revelou novos detalhes sobre a …

Aprovado prolongamento do prazo para entrega de teses de mestrado e doutoramento

O parlamento aprovou esta segunda-feira uma proposta de aditamento ao OE2021 que permite que seja prorrogado até ao final do ano letivo o prazo de entrega e apresentação das teses de mestrado e doutoramento. “É prorrogado, …