Controle sob espionagem leva mil investigadores chineses a deixaram os EUA nos últimos meses

(dr) National University of Singapore

Mais de mil investigadores chineses que trabalhavam em universidades dos Estados Unidos (EUA) deixaram o país desde o verão, de acordo com John Demers, diretor da divisão de segurança nacional do Departamento de Justiça.

Como noticiou na quarta-feira a Chemistry World, esse êxodo ocorre no mesmo momento em que o Departamento de Justiça intensifica as suas investigações sobre espionagem por parte cientistas de instituições norte-americanas, que são secretamente filiados ao Governo ou às forças armadas chinesas.

Neste verão, o Departamento de Justiça deteve pelo menos cinco pesquisadores chineses. Todos tinham vistos dos EUA, mas não revelaram as suas filiações ao Partido Comunista Chinês ou a militares nos seus pedidos de visto, explicou Demers. Essas detenções foram “apenas a ponta do iceberg”, afirmou.

“Entre essas cinco ou seis detenções e as dezenas de interrogatórios que o [FBI] fez com indivíduos que estiveram aqui em circunstâncias semelhantes, mais de mil investigadores chineses filiados ao [Exército de Libertação do Povo] deixaram o país”, contou.

A essas saídas se somaram as de cerca de mil estudantes chineses de graduação e pós-graduação, cujos vistos foram revogados pelo Departamento de Estado, em setembro, sob uma diretiva que proíbe indivíduos de estudar ou conduzir pesquisas nos EUA se tiverem ligações com o Governo chinês ou com militares.

Bill Evanina, do departamento de contra-espionagem do Governo dos EUA, está “mais preocupado com os alunos de pós-graduação”, que foram para o país “a pedido do Governo chinês e dos serviços de inteligência” e esperam ingressar em universidades específicas para estudar em áreas que devem beneficiar a China.

Demers avançou que as acusações e detenções devem continuar. “A atividade maligna avança e não vamos parar”, referiu.

Evanina acrescentou que as recentes acusações dos EUA mostram a outros países o que está acontecer. “Essa foi uma grande vitória, seja no roubo de propriedade intelectual e segredos comerciais, até ao 5G, e aos semicondutores e nanotecnologias”, observou.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.