Controle sob espionagem leva mil investigadores chineses a deixaram os EUA nos últimos meses

(dr) National University of Singapore

Mais de mil investigadores chineses que trabalhavam em universidades dos Estados Unidos (EUA) deixaram o país desde o verão, de acordo com John Demers, diretor da divisão de segurança nacional do Departamento de Justiça.

Como noticiou na quarta-feira a Chemistry World, esse êxodo ocorre no mesmo momento em que o Departamento de Justiça intensifica as suas investigações sobre espionagem por parte cientistas de instituições norte-americanas, que são secretamente filiados ao Governo ou às forças armadas chinesas.

Neste verão, o Departamento de Justiça deteve pelo menos cinco pesquisadores chineses. Todos tinham vistos dos EUA, mas não revelaram as suas filiações ao Partido Comunista Chinês ou a militares nos seus pedidos de visto, explicou Demers. Essas detenções foram “apenas a ponta do iceberg”, afirmou.

“Entre essas cinco ou seis detenções e as dezenas de interrogatórios que o [FBI] fez com indivíduos que estiveram aqui em circunstâncias semelhantes, mais de mil investigadores chineses filiados ao [Exército de Libertação do Povo] deixaram o país”, contou.

A essas saídas se somaram as de cerca de mil estudantes chineses de graduação e pós-graduação, cujos vistos foram revogados pelo Departamento de Estado, em setembro, sob uma diretiva que proíbe indivíduos de estudar ou conduzir pesquisas nos EUA se tiverem ligações com o Governo chinês ou com militares.

Bill Evanina, do departamento de contra-espionagem do Governo dos EUA, está “mais preocupado com os alunos de pós-graduação”, que foram para o país “a pedido do Governo chinês e dos serviços de inteligência” e esperam ingressar em universidades específicas para estudar em áreas que devem beneficiar a China.

Demers avançou que as acusações e detenções devem continuar. “A atividade maligna avança e não vamos parar”, referiu.

Evanina acrescentou que as recentes acusações dos EUA mostram a outros países o que está acontecer. “Essa foi uma grande vitória, seja no roubo de propriedade intelectual e segredos comerciais, até ao 5G, e aos semicondutores e nanotecnologias”, observou.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

O presidente da Confederação Empresarial de Portugal, António Saraiva, o governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, e o presidente do Partido Social Democrata, Rui Rio

Rio defendeu, Rangel atirou, Balsemão marcou e Montenegro fez o relato. A luta interna do PSD fez-se nas entrelinhas da posse de Moedas

Podia ter sido um jogo de futebol, mas foi só a tomada de posse de Carlos Moedas. Na Praça do Município, em Lisboa, Rio defendeu ao não ter notado a presença de um dos protagonistas …

Proposta Coba Consultores para nova ponte sobre o Douro

Nova ponte do Porto já tem desenho conhecido. Vai servir para metro, ciclovia e peões

A Metro do Porto recebeu 28 propostas para o concurso público de elaboração de projeto e execução da nova ponte sobre o rio Douro. Já foram selecionadas as três melhores. Esta segunda-feira, foram apresentados os três …

AC Milan não esconde: jogos com o FC Porto serão decisivos

Italianos recordam que vão defrontar uma equipa que está quase sempre presente na Liga dos Campeões. "Os nossos dois jogos contra o FC Porto vão ser decisivos para a classificação final do grupo". O treinador do …

Aristides de Sousa Mendes, que salvou milhares de judeus do regime nazi, recebe hoje honras de Panteão Nacional

O antigo cônsul português Aristides de Sousa Mendes, que salvou milhares de judeus do regime nazi, recebe hoje honras de Panteão Nacional, em Lisboa, através de um túmulo sem corpo. Esta cerimónia acontece 67 anos após …

Besiktas avisa os adeptos: "Contra o Sporting...não se sentem nas escadas!"

Turcos e portugueses chegam à terceira jornada na Liga dos Campeões com zero pontos. "Isto não é um caminho fácil", admite o treinador Sergen Yalçın. Um dos primeiros jogos da terceira jornada da Liga dos Campeões …

Real Madrid está disposto a oferecer Hazard por Salah

Mohamed Salah, uma das estrelas do plantel do Liverpool, está a ser adorado pelo Real Madrid. Os merengues estão a pensar apresentar uma proposta que envolve Eden Hazard. Mohamed Salah termina contrato com o Liverpool em …

Rangel: Maioria absoluta é possível, crise política improvável e acordos com o Chega para descartar

Candidato à liderança do PSD diz não ter "estados de alma" sobre os próximos passos de Rio. É da opinião que os portugueses não compreenderiam uma crise política no contexto atual, mas também considera que …

Salários em atraso no Boavista: alguns funcionários já deixaram o clube

Guarda-redes queixou-se mas não é o único jogador a não receber os últimos vencimentos, no Bessa. O Boavista estará a atravessar uma situação financeira delicada. Depois das dúvidas à volta do pagamento do relvado do Estádio …

Football Leaks. Autoridades francesas suspeitam que Rui Pinto também pirateou Paris Saint-Germain

As autoridades francesas suspeitam que Rui Pinto pode ter estado na origem do ataque informático ao clube de futebol Paris Saint-Germain (PSG), que resultou na divulgação de alguns documentos internos. Segundo noticia o Público, a investigação …

"É o melhor depois de Napoleão." Para Cassano, Ronaldo não está entre os cinco melhores da história

O antigo jogador italiano António Cassano não coloca Cristiano Ronaldo no top cinco, depois de Jorge Mendes ter considerado o avançado português "o melhor da história".  Antonio Cassano, o antigo jogador italiano de 39 anos, foi …