Miguel Oliveira desiste do GP da Grã-Bretanha após ser “abalroado” por colega

Tim Keeton / EPA

O português Miguel Oliveira foi derrubado pelo seu próprio colega de equipa a 11 voltas do fim do GP da Grã-Bretanha, numa corrida ganha por Alex Rins.

Miguel Oliveira (KTM) desistiu neste domingo do Grande Prémio da Grã-Bretanha de MotoGP, depois de ser abalroado a 11 voltas do final pelo francês Johann Zarco (KTM), em prova ganha pelo espanhol Alex Rins (Suzuki).

O piloto de Almada rodava na 12.ª posição quando caiu, numa altura em que lutava pelo nono lugar, depois de ter largado do 15.º posto da grelha.

Zarco, que está de saída da KTM devido aos maus resultados, tentou ultrapassar o português pelo interior da curva 14 do circuito de Silverstone, na nona volta, mas não tinha espaço e acabou por atirar Oliveira ao chão.

Alex Rins garantiu a segunda vitória da temporada, depois de vencer no GP dos Estados Unidos, batendo o compatriota Marc Márquez (Honda) em cima do risco da meta. O também espanhol Maverick Viñales (Yamaha) foi terceiro.

Com estes resultados, Miguel Oliveira mantém os mesmos 26 pontos que tinha no campeonato, liderado por Márquez, com 250.

Zarco castigado

O francês Johann Zarco foi sancionado com três lugares de penalização na grelha de partida para o Grande Prémio de São Marino de MotoGP, depois de ter abalroado Miguel Oliveira.

Analisada a tentativa de ultrapassagem ao piloto português, na curva 14 do circuito de Silverstone durante a nona das 20 voltas da 12.ª corrida da temporada, os comissários decidiram penalizar o piloto da KTM oficial por ter “conduzido de forma irresponsável, provocando uma queda”.

De acordo com o comunicado dos comissários, esta atitude violou o artigo 1.21.2 do regulamento do Campeonato do Mundo de Velocidade da Federação Internacional de Motociclismo, segundo o qual “os pilotos devem conduzir de forma responsável, de maneira a não colocar em perigo os outros concorrentes, seja na pista ou no pit lane”.

Miguel Oliveira revelou que Zarco veio pedir desculpas depois do que aconteceu, dizendo que esperava que ele o visse. “Ficou bem claro nas imagens. Era tão cedo na corrida que eu não esperava um movimento como aquele. Eu não consegui perceber quem era o piloto que me atingiu”, disse o português, citado pelo Crash.

Quando vi que era o Johann, fiquei um pouco desapontado, porque antes de tudo somos da mesma equipa e nunca é bom para o projeto quando vês dois pilotos a chocarem assim, especialmente para aquelas posições [pontuadas]”, acrescentou.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.