/

Microsoft acusa Irão de tentar interferir na campanha presidencial dos EUA

Segundo o Público, elementos ligados a uma candidatura presidencial, antigos e atuais membros do Governo norte-americano e jornalistas foram alvo de tentativas de intrusão informática por parte do Irão.

Piratas informáticos iranianos tentaram aceder ilicitamente a contas de email de 241 pessoas, entre elas elementos ligados a uma candidatura presidencial, antigos e atuais membros do Governo norte-americano e jornalistas. A acusação é da Microsoft, que a revelou esta sexta-feira numa publicação no seu blogue oficial.

A unidade de segurança da empresa afirma que o grupo, denominado Phosphorus, terá conseguido assumir o controlo de quatro das 241 contas.

Os meios empregues nos ataques informáticos  foram relativamente rudimentares, com os hackers a descobrirem respostas a perguntas de segurança, números de telefone e endereços de email alternativos a partir de informação publicamente disponibilizada sobre os alvos.

De acordo com o Público, os ataques ocorreram ao longo de um período de 30 dias entre agosto e setembro.

Apesar de não nomear a candidatura eleitoral visada, a Microsoft decidiu vir a público com a informação relativa a estes ataques por considerar “importante” que “Governo e setor privado” sejam “cada vez mais transparentes em relação a ataques de nações estrangeiras e a tentativas de interferir em processos democráticos”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.