E até microplásticos o vento levou para os intocáveis Pirenéus

Através dos cumes das montanhas dos Pirenéus, podemos avistar ursos pardos ou lírios amarelos. Mas esta cordilheira abriga algo mais, que nem sempre é visível ao olho humano: microplásticos.

Um estudo publicado a 15 de abril na Nature Geoscience revela que o vento é responsável por “soprar” pequenas partículas de plástico, conhecidas como microplásticos, despejando-as em montanhas longe de assentamentos humanos – como as montanhas dos Pirenéus.

Este é um dos primeiros estudos a mostrar como estas partículas se movem a longas distâncias pelo ar, naquela que será, muito provavelmente, uma área crescente de pesquisa.

A equipa, que reúne cientistas de França e do Reino Unido, passou cinco meses a analisar o ar em busca de partículas de plástico que se dirigiam para a conhecida paisagem. Para isso, os especialistas recolheram amostras de chuva, neve e partículas secas que viajam através do vento.

De acordo com a investigação, os cientistas descobriram que cerca de 4.000 partículas de plástico por metro quadrado pousam diariamente nestas montanhas.

Apesar de não terem certezas, os cientistas desconfiam de que estes microplásticos são provenientes de algumas cidades mais pequenas, a menos de 100 quilómetros dos Pirenéus. Os dados não provam que os plásticos viajam para distâncias mais longas do que esta – pelo menos, ainda.

Contudo, os ventos atmosféricos são capazes de se mover ao redor da poeira do deserto do Sahara a milhares de quilómetros de distância, pelo que poderão ser capazes de fazer o mesmo com as partículas minúsculas de plástico.

A Gizmodo adianta que a maioria das partículas encontradas pelos cientistas são muito pequenas, do tamanho do pólen, sendo que os cientistas só conseguiram identificar os microplásticos porque contaram com a ajuda de microscópios na sua análise. Além disso, para evitar a contaminação de amostras com plásticos de roupas sintéticas, os especialistas tiveram de usar roupa de algodão.

O estudo nada mais é do que um lembrete de como o plástico é invasivo. A única maneira de acabar com esta espécie de “praga” é reduzindo a fonte – e a fonte somos nós.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Príncipe André ofereceu "zero cooperação" no caso Epstein, diz procurador

O Príncipe André ofereceu "zero cooperação" na investigação sobre os crimes do falecido investidor Jeffrey Epstein, embora o FBI e o Ministério Público de Nova Iorque tenham pedido para interrogá-lo. Segundo afirmou o procurador do distrito …

Conceição queixou-se das condições, mas a realidade é bem diferente

No fim do jogo da final da Taça da Liga, Sérgio Conceição desabafou sobre as condições em que trabalha. No entanto, a realidade mostra algo bem diferente daquilo que o treinador dá a entender. Após a …

Estado Islâmico elege Israel como "alvo específico" da sua luta

O grupo 'jihadista' Estado Islâmico (EI) afirmou na segunda-feira, através de uma mensagem áudio, pretender desencadear uma "nova fase" da sua 'jihad', ao eleger Israel como alvo específico. O apelo foi emitido quando o Presidente norte-americano …

Francisco Rodrigues dos Santos: "No CDS não existem Joacines"

O líder do CDS-PP, Francisco Rodrigues dos Santos, afirmou hoje ter uma "confiança inabalável em todos os deputados" que representam o partido na Assembleia da República, e remeteu para mais tarde a questão da liderança …

Cada vez mais freiras sofrem de burnout no Vaticano

Há cada vez mais freiras a sofrerem de burnout no Vaticano. Várias irmãs denunciaram excesso de trabalho, stress, exploração laboral e abusos por parte dos superiores. Sem contrato de trabalho ou horários definidos, muitas freiras que …

"Foi uma cena de acidente devastadora". Helicóptero que matou Kobe Bryant não tinha caixa negra

As circunstâncias do acidente que provocou a morte de Kobe Bryant, da filha do ex-basquetebolista da NBA e de mais quatro pessoas, continuam a ser investigadas. Sabe-se, agora, que o helicóptero onde seguiam as vítimas …

EUA apresentam plano de paz para o Médio Oriente já condenado pela Palestina

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, apresenta esta terça-feira o seu plano de paz para o Médio Oriente, após reuniões com líderes israelitas, que poderá estar condenado ao fracasso, perante a rejeição dos …

Vacina chinesa para o coronavírus pode começar a ser testada em menos de 40 dias

A equipa chinesa que trabalha no desenvolvimento de uma vacina para combater o coronavírus de Wuhan disse que espera poder começar os testes em menos de 40 dias, informou a agência estatal Xinhua. Pelo menos 106 …

Netanyahu anuncia retirada da sua imunidade parlamentar

Benjamin Netanyahu retirou o pedido de imunidade ao Parlamento israelita contras as três acusações de que foi alvo em novembro, que envolvem casos de corrupção, fraude e abuso de confiança. O primeiro-ministro de Israel disse, em …

Vitória já tem proposta por Tapsoba (e pode fazer encaixe histórico)

O Vitória de Guimarães recebeu uma proposta por Edmond Tapsoba que pode levar os vimaranenses a abrir mão do jogador. Sabe-se que a proposta recebida ronda os 20 milhões de euros. A notícia avançada esta terça-feira …