Michelle Bolsonaro admite concorrer à Presidência (e brinca com escândalo das joias)

André Borges / EPA

Michelle Bolsonaro, antiga primeira-dama brasileira.

Michelle Bolsonaro não descarta uma candidatura às próximas eleições presidenciais, em 2026, e brincou com o recente escândalo das joias contrabandeadas.

Com o presidente nacional do Partido Liberal (PL) a querer Jair Bolsonaro longe do Brasil, é a sua esposa, Michelle Bolsonaro, quem está a aproximar-se.

A ex-primeira-dama, que se manteve discreta durante a gestão Bolsonaro, começou a participar na política durante a frustrada campanha de reeleição do marido para aumentar os votos femininos na candidatura do ex-presidente, conhecido pelos seus comentários machistas e misóginos.

Atualmente, Michelle Bolsonaro é apontada como uma das possíveis líderes da extrema-direita brasileira e diversos especialistas apontam a sua candidatura nas eleições de 2026.

Confrontada com uma possível candidatura à Presidência da República em 2026, Michelle Bolsonaro mostrou-se aberta a essa hipótese: “Este momento é de influenciar, mas acho que a gente não deve falar ‘nunca’, né?”.

Por enquanto, a antiga primeira-dama diz que vai “andar por todo o Brasil” para “mapear mulheres com aptidão e vontade de se filiar ao PL”.

“No momento, eu quero viver esse novo ciclo do PL, juntamente com a minha coordenadora e fazer o melhor para as nossas mulheres do Brasil. Se eu sou essa pessoa que posso inspirar, vou fazer de tudo para poder captar esses talentos pelo Brasil”, disse, durante a tomada de posse como presidente do PL Mulher.

“Estamos numa crescente com cada vez mais mulheres ocupando espaços de liderança no Brasil e é lindo ver… Mas é claro, queremos que esses números aumentem cada vez mais. Precisamos unir forças e não podemos continuar assistindo nos jornais os nossos direitos sendo violados. Não vamos passar por essa vida sem ter deixado um país mais justo e inclusivo”, disse ainda Michelle, citada pelo G1.

Jair Bolsonaro discursou na cerimónia por videoconferência. O ex-Presidente brasileiro está atualmente a viver nos Estados Unidos e admitiu estar a atravessar momentos difíceis.

“Hoje é um dia muito especial. Estamos ai com o PL Mulher. Obviamente que eu gostaria de estar presencialmente nesse evento ao lado da minha esposa e da minha família, mas a vida se faz em momentos felizes e momentos tristes”, disse Bolsonaro, evidentemente emocionado.

“Tudo passa a ser ensinamento para nós. Creio eu que esse momento difícil para todos os brasileiros teria que ser dessa forma. Por vezes temos que sofrer para darmos valor ao que está em nosso lado”, acrescentou.

Michelle brinca com escândalo das joias

A tomada de posse estava prevista para 8 de março, Dia Internacional da Mulher. No entanto, a cerimónia foi adiada devido ao escândalo das joias.

O ex-governo brasileiro tentou fazer entrar no Brasil ilegalmente joias oriundas da Arábia Saudita para a mulher do então Presidente Jair Bolsonaro, avaliadas em três milhões de euros.

O colar, anel, relógio e um par de brincos de diamantes foram apreendidos no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, estando na posse do assessor do ex-ministro de Minas do Governo de Bolsonaro, Bento Albuquerque.

“Bolsonaro mobilizou pelo menos 4 ministérios e os militares até o último dia do seu governo para ‘recuperar os mimos’ de Michelle. Os presentes se tivessem sido declarados poderiam entrar legalmente no Brasil, mas pertenceriam ao Governo Brasileiro e não a família do criminoso!”, denunciou o atual ministro Comunicação Social do Brasil.

Na tomada de posse, Michelle Bolsonaro brincou com a situação: “Em provérbios 31:10 diz que mulher virtuosa é mais preciosa do que pedras preciosas e, hoje, a única joia aqui presente são vocês, mulheres que inspiram, que fazem a diferença, que trabalham na promoção do ser humano”.

Daniel Costa, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.