México vs Suécia | Nórdicos vencem grupo com estilo

A Suécia venceu o Grupo F do Mundial 2018, graças a uma vitória categórica sobre o México, por 3-0.

As duas equipas acabaram apuradas – os mexicanos beneficiaram da derrota da Alemanha no outro jogo -, mas houve sofrimento em Yekaterinburg, em especial para a formação centro-americana, que foi ficando cada vez mais dependente do que sucedia no duelo entre a Coreia do Sul e a Alemanha. Os suecos foram competentes, pragmáticos e marcaram três golos sem resposta, apesar de terem apostado sobretudo nas transições.

A primeira parte foi bastante disputada, com um equilíbrio claro nos lances de ataque, nomeadamente nos remates, e com o México a chegar aos dez remates, contra os nove da Suécia (1-2) enquadrados. Ainda assim, a única real ocasião de golo pertenceu aos europeus, que também colocaram mais bolas na área contrária (14-9), numa partida dominada territorialmente pelos “aztecas”, com 64% de posse de bola. Mas poucas ideias para ultrapassar a organizada defesa nórdica. E o melhor nesta fase era o portista Héctor Herrera, com um rating de 6.1.

Os suecos aproveitaram esse balanceamento mexicano no terreno para marcar, logo aos 50 minutos. Viktor Claesson falhou o remate, a bola sobrou para Ludwig Augustinsson e o lateral-esquerdo atirou a contar, apesar de Guillermo Ochoa ainda ter tocado na bola. Um tento ao 11º remate sueco, terceiro enquadrado. E aos 62 minutos ampliaram para 2-0, com Andreas Granqvist a marcar de penálti o seu segundo golo na prova – a castigar falta de Héctor Moreno sobre Marcus Berg.

O jogo não estava mesmo de feição para os mexicanos, desorientados com o futebol organizado da Suécia e com as suas transições venenosas. E em mais um desses lances, um cruzamento da direita encontrou um infeliz Edson Álvarez, que atrapalhou-se e, com a mão, fez autogolo.

O jogo chegou ao fim com um triunfo claro da melhor equipa em campo, não em termos de domínio territorial (México registou 67% de posse de bola), mas na qualidade das suas transições e decisões nos momentos ofensivos, que não deram hipótese a uma formação mexicana atordoada com a qualidade do adversário. Num jogo com 35 remates, o melhor em campo só podia ser um avançado. Marcus Berg terminou com um GoalPoint Rating de 7.3, graças a quatro disparos, dois deles enquadrados, uma ocasião flagrante criada num passe para finalização e três duelos ofensivos ganhos em sete.

Resumo

  // GoalPoint

PARTILHAR

RESPONDER

Quem pode suceder a Solskjaer no United? Conte está em cima da mesa, mas CR7 quer Zidane

A onda de maus resultados do United têm posto em causa o técnico Ole Gunner Solskjaer. Conte está interessado, mas Ronaldo quer voltar a ser orientado por Zinedine Zidane. Os recentes maus resultados do Manchester United …

Há 42 anos, andámos "À Boleia pela Galáxia" - e descobrimos a resposta para a vida, o universo e tudo mais

Assinalam-se este mês os 42 anos da série de livros de ficção científica de Douglas Adams. Mais de quatro décadas depois, a história excêntrica continua relevante e a atrair fãs. Muitos filósofos questionaram-se durante séculos sobre …

F.C. Porto 1-0 Milan | Dragão em fúria banaliza italianos

A fúria do Dragão. O relógio marcava o minuto 65. O nulo perdurava, as tentativas portistas em busca da glória eram imensas – no total, 20 remates contra apenas quatro do AC Milan –, assim …

Veículo autónomo da Waymo

Os carros autónomos da Waymo estão a ser atraídos para uma rua sem saída

Os veículos autónomos da Waymo, detida pela Alphabet que é também a mãe da Google, são constantemente encaminhados para uma rua sem saída em São Francisco, nos Estados Unidos. Para já, ninguém sabe porquê. Nas últimas …

Com as ruas inundadas, casal indiano usa panela de cozinha para se deslocar para o próprio casamento

Um casal indiano foi transportado para o seu casamento por um meio de transporte incomum: uma panela de cozinha. Com as ruas do estado de Kerala inundadas, após chuvas torrenciais, esta foi a única forma …

OE2022: PCP propõe eliminação do adicional de ISP e da “dupla tributação” dos combustíveis

O PCP anunciou hoje que irá propor em sede de Orçamento para 2022 a eliminação do “adicional” ao Imposto sobre Produtos Petrolíferos (ISP) e da dupla tributação dos combustíveis e insistir na fixação de preços …

Besiktas 1-4 Sporting | Tratado leonino deixa turcos KO

O Sporting foi à Turquia somar a primeira vitória no Grupo C da Liga dos Campeões, ao bater o Besiktas por 4-1. Um desfecho fundamental para a equipa de Alvalade continuar a acalentar esperanças de apuramento …

Lei de David. Reino Unido pondera acabar com anonimato online depois de esfaqueamento de deputado

A morte de David Amess está a suscitar um debate no Reino Unido sobre a segurança dos deputados e os insultos de que as figuras políticas são alvo nas redes sociais. Depois do deputado conservador David …

"Não há acordo". Bloco e Governo continuam às turras por causa do OE, mas há mais reuniões previstas

Os bloquistas não se mostraram satisfeitos com o resultado da reunião com o executivo e exigem mais cedências do Governo. Ambos os lados confirmam que ainda se vão encontrar mais vezes para debater o Orçamento. "Não …

Dois mortos e 450 feridos em manifestações para assinalar protestos de 2019 no Chile

Dois mortos e 450 detidos foi o resultado da violência registada em Santiago do Chile, na sequência de uma manifestação para celebrar o segundo aniversário dos protestos de 2019 contra a desigualdade social no país. A …