México vs Suécia | Nórdicos vencem grupo com estilo

A Suécia venceu o Grupo F do Mundial 2018, graças a uma vitória categórica sobre o México, por 3-0.

As duas equipas acabaram apuradas – os mexicanos beneficiaram da derrota da Alemanha no outro jogo -, mas houve sofrimento em Yekaterinburg, em especial para a formação centro-americana, que foi ficando cada vez mais dependente do que sucedia no duelo entre a Coreia do Sul e a Alemanha. Os suecos foram competentes, pragmáticos e marcaram três golos sem resposta, apesar de terem apostado sobretudo nas transições.

A primeira parte foi bastante disputada, com um equilíbrio claro nos lances de ataque, nomeadamente nos remates, e com o México a chegar aos dez remates, contra os nove da Suécia (1-2) enquadrados. Ainda assim, a única real ocasião de golo pertenceu aos europeus, que também colocaram mais bolas na área contrária (14-9), numa partida dominada territorialmente pelos “aztecas”, com 64% de posse de bola. Mas poucas ideias para ultrapassar a organizada defesa nórdica. E o melhor nesta fase era o portista Héctor Herrera, com um rating de 6.1.

Os suecos aproveitaram esse balanceamento mexicano no terreno para marcar, logo aos 50 minutos. Viktor Claesson falhou o remate, a bola sobrou para Ludwig Augustinsson e o lateral-esquerdo atirou a contar, apesar de Guillermo Ochoa ainda ter tocado na bola. Um tento ao 11º remate sueco, terceiro enquadrado. E aos 62 minutos ampliaram para 2-0, com Andreas Granqvist a marcar de penálti o seu segundo golo na prova – a castigar falta de Héctor Moreno sobre Marcus Berg.

O jogo não estava mesmo de feição para os mexicanos, desorientados com o futebol organizado da Suécia e com as suas transições venenosas. E em mais um desses lances, um cruzamento da direita encontrou um infeliz Edson Álvarez, que atrapalhou-se e, com a mão, fez autogolo.

O jogo chegou ao fim com um triunfo claro da melhor equipa em campo, não em termos de domínio territorial (México registou 67% de posse de bola), mas na qualidade das suas transições e decisões nos momentos ofensivos, que não deram hipótese a uma formação mexicana atordoada com a qualidade do adversário. Num jogo com 35 remates, o melhor em campo só podia ser um avançado. Marcus Berg terminou com um GoalPoint Rating de 7.3, graças a quatro disparos, dois deles enquadrados, uma ocasião flagrante criada num passe para finalização e três duelos ofensivos ganhos em sete.

Resumo

PARTILHAR

RESPONDER

"Vacina deve ser um bem global de saúde pública". OMS critica "nacionalismo de vacinas"

A Organização Mundial de Saúde (OMS) criticou na quinta-feira o "nacionalismo de vacinas" para a covid-19, afirmando que qualquer país terá benefícios económicos e de saúde se o resto do mundo recuperar da pandemia. "O nacionalismo …

Depois da explosão, os protestos em Beirute. Manifestantes anti-Governo pedem mudança política urgente

Esta quinta-feira, dezenas de manifestantes foram dispersos com gás lacrimogéneo quando protestavam na sequência da explosão em Beirute, capital do Líbano, que provocou pelo menos 149 mortos, cinco mil feridos e a destruição de casas …

Em vez de flores, família de Fernanda Lapa pede donativos por Bruno Candé

A família da atriz, que faleceu esta quinta-feira, apela a que quem queira oferecer flores para o funeral faça antes um donativo para os herdeiros do ator Bruno Candé, que foi assassinado, em Lisboa. "A Família …

Orbán diz que todos os migrantes ilegais são potenciais "bombas biológicas"

O primeiro-ministro da Hungria, o ultranacionalista Viktor Orbán, defendeu esta sexta-feira que se deve impedir a chegada de imigrantes ilegais ao país porque estes são potenciais "bombas biológicas" devido à covid-19. Conhecido pelos seus discursos contra …

Donald Trump proíbe transações com empresa chinesa detentora do TikTok

Donald Trump assinou uma ordem executiva que proíbe as transações com a ByteDance no prazo de 45 dias e o Senado já aprovou o projeto de lei que proíbe o descarregamento e utilização da aplicação. …

Preocupado com os incêndios, Marcelo admite interromper férias. Ontem foi o pior dia

O Presidente da Repúblic disse esta quinta-feira que está a acompanhar a vaga de incêndios que assola o território continental e admitiu a possibilidade de interromper as férias no Porto Santo se a situação piorar. "É …

Portugal foi o "patinho feio", mas volta a estar em contraciclo com a Europa (por bons motivos)

Portugal destaca-se agora por apresentar uma tendência de redução de novos casos de infeção pelo novo coronavírus, ao contrário de outros países europeus. Quando o novo coronavírus começou a ganhar terreno no continente europeu, Portugal foi …

Kim Jong-un insiste que a Coreia do Norte travou o vírus, mas intensifica combate à covid-19

Kim Jong-un tem repetido várias vezes que a Coreia do norte "travou o vírus maligno", mas o reforço das medidas de combate à covid-19 e a canalização urgente de material médico e alimentos para Kaesong …

Novo Banco tinha autorização de Bruxelas para financiar venda de imóveis

A DG Comp da Comissão Europeia autorizou o Novo Banco a conceder crédito aos compradores do imobiliário vendido pela instituição. Quando o Novo Banco foi constituído, o acordo assinado entre a Direção Geral da Concorrência europeia …

Quase cinco meses depois, a Champions está de volta

A Liga dos Campeões é retomada esta sexta-feira, quase cinco meses depois da suspensão devido à pandemia de covid-19. Suspensa logo depois do jogo Leipzig-Tottenham, disputado a 11 de março, a prova milionária está de regresso …