México vs Suécia | Nórdicos vencem grupo com estilo

A Suécia venceu o Grupo F do Mundial 2018, graças a uma vitória categórica sobre o México, por 3-0.

As duas equipas acabaram apuradas – os mexicanos beneficiaram da derrota da Alemanha no outro jogo -, mas houve sofrimento em Yekaterinburg, em especial para a formação centro-americana, que foi ficando cada vez mais dependente do que sucedia no duelo entre a Coreia do Sul e a Alemanha. Os suecos foram competentes, pragmáticos e marcaram três golos sem resposta, apesar de terem apostado sobretudo nas transições.

A primeira parte foi bastante disputada, com um equilíbrio claro nos lances de ataque, nomeadamente nos remates, e com o México a chegar aos dez remates, contra os nove da Suécia (1-2) enquadrados. Ainda assim, a única real ocasião de golo pertenceu aos europeus, que também colocaram mais bolas na área contrária (14-9), numa partida dominada territorialmente pelos “aztecas”, com 64% de posse de bola. Mas poucas ideias para ultrapassar a organizada defesa nórdica. E o melhor nesta fase era o portista Héctor Herrera, com um rating de 6.1.

Os suecos aproveitaram esse balanceamento mexicano no terreno para marcar, logo aos 50 minutos. Viktor Claesson falhou o remate, a bola sobrou para Ludwig Augustinsson e o lateral-esquerdo atirou a contar, apesar de Guillermo Ochoa ainda ter tocado na bola. Um tento ao 11º remate sueco, terceiro enquadrado. E aos 62 minutos ampliaram para 2-0, com Andreas Granqvist a marcar de penálti o seu segundo golo na prova – a castigar falta de Héctor Moreno sobre Marcus Berg.

O jogo não estava mesmo de feição para os mexicanos, desorientados com o futebol organizado da Suécia e com as suas transições venenosas. E em mais um desses lances, um cruzamento da direita encontrou um infeliz Edson Álvarez, que atrapalhou-se e, com a mão, fez autogolo.

O jogo chegou ao fim com um triunfo claro da melhor equipa em campo, não em termos de domínio territorial (México registou 67% de posse de bola), mas na qualidade das suas transições e decisões nos momentos ofensivos, que não deram hipótese a uma formação mexicana atordoada com a qualidade do adversário. Num jogo com 35 remates, o melhor em campo só podia ser um avançado. Marcus Berg terminou com um GoalPoint Rating de 7.3, graças a quatro disparos, dois deles enquadrados, uma ocasião flagrante criada num passe para finalização e três duelos ofensivos ganhos em sete.

Resumo

PARTILHAR

RESPONDER

Governos desligaram a Internet centenas de vezes em 2019

Dezenas de Governos de todo o mundo desligaram os seus países da Internet de forma intencional mais de 200 vezes durante o ano passado, afetando milhões de utilizadores, revela um novo relatório do grupo de …

Falha de protocolo do Governo americano pode ter ajudado a espalhar o coronavírus

Uma whistleblower do Departamento de Saúde e Serviços Humanos norte-americano defende que uma falha no protocolo de saúde pública pode ter levado à disseminação do coronavírus dentro do país. Uma denunciante do Departamento de Saúde e …

Coronavírus pode fazer com que Liverpool não seja campeão inglês

O Liverpool pode não se sagrar campeão inglês devido ao surto do novo coronavírus. Caso o Governo britânico suspendesse a competição, os 'reds' poderiam não ser considerados campeões. O coronavírus continua a ameaçar o mundo inteiro …

Sissoco Embaló demite primeiro-ministro e ambos falam em "golpe de Estado"

Umaro Sissoco Embaló, candidato às presidenciais dado como vencedor pela Comissão Nacional de Eleições da Guiné- Bissau, e que quinta-feira tomou posse simbolicamente como Presidente do país, demitiu hoje o primeiro-ministro guineense, Aristides Gomes. Num decreto …

"Neve sangrenta" está a cair do céu na Antártida

Nas últimas semanas, o gelo em redor da Base de Pesquisa Vernadsky da Ucrânia foi revestida com o que os investigadores chamam de "neve de framboesa". Uma publicação no Facebook do Ministério da Educação e Ciência …

Face Oculta: Sobrinho de Manuel Godinho diz que não se orgulha do que fez

O sobrinho do sucateiro Manuel Godinho, principal arguido do processo Face Oculta, disse hoje estar arrependido do que fez quando trabalhava para o tio nos negócios da gestão de resíduos. “Não me orgulho nada daquilo que …

Há uma "Greta" que nega as alterações climáticas: Naomi Seibt

Naomi Seibt é uma jovem alemã de 19 anos que é a voz dos negacionistas das alterações climáticas. As comparações com Greta Thunberg são inevitáveis. Greta Thunberg tem sido provavelmente a voz mais ativa no que …

Alcochete. Mustafá sai em liberdade e Bruno de Carvalho conta a sua versão

O líder da claque sportinguista Juventude Leonina, Nuno 'Mustafá' Mendes saiu em liberdade e Bruno de Carvalho diz que o "colocaram do lado errado da barricada". O coletivo de juízes que está a julgar o caso …

Ángel ajudou a esposa a morrer. Agora, doou toda a sua herança à investigação

Ángel Hernández, o homem que ajudou a sua mulher a pôr fim à vida há dez meses, em Espanha, decidiu doar a herança da sua esposa (300.000 euros) para o estudo da esclerose múltipla progressiva, …

BCP ficou com herdade de João Moura (onde galgos foram encontrados por "mero acaso")

A herdade de João Moura, onde foram encontrados 18 galgos com sinais de subnutrição, ficou para o BCP num processo de insolvência do cavaleiro, servindo para pagar dívidas que mantinha a esta instituição e a …