México vai ajudar vítimas da tempestade no Texas

1

Michael Wyke / EPA

Passagem do furacão Harvey pelo estado norte-americano do Texas

O governador do Texas, um dos estados mais atingidos pela tempestade tropical Harvey, ainda não anunciou se aceitava ou não a oferta, mas já agradeceu a ajuda. O apoio poderá ainda ser estendido ao Louisiana.

O México pretende enviar ajuda para lá da fronteira e ajudar os Estados Unidos a limpar o rasto de destruição deixado pelo furacão, que entretanto passou a tempestade tropical, Harvey.

A oferta dos mexicanos foi feita ao Texas, um dos estados mais afetados pelo Harvey, e consiste no envio de alimentos e equipamentos de primeira necessidade. Greg Abott, o governador texano, ainda não aceitou publicamente o apoio, mas já agradeceu o gesto.

Carlos Manuel Sada, responsável mexicano pelas relações com os norte-americanos, disse, citado pela CNN, que “esta manhã já havia luz verde para começar a preparar os bens” que o México pretende enviar para os EUA. “Estamos satisfeitos por sermos capazes de ajudar os nossos irmãos do outro lado da fronteira em tempos de necessidade”, acrescentou.

Na lista de bens a ser enviados estão 25 camiões com arroz, feijão, café e chocolate, assim como 300 camas, nove geradores, equipamentos para o tratamento de água, três cozinhas, equipamentos de rádio e satélite.

Além dos bens materiais, o México disponibilizou ainda paramédicos, médicos e equipas de resgate para irem para território norte americano ajudar na recuperação da tempestade. Segundo Sada, a ajuda poderá ser estendida também ao Louisiana.

Em 2005, um grupo de militares mexicanos foi enviado para os EUA para prestar apoio às vítimas do Katrina. “Se fosse ao contrário, acho que também nos ajudariam”.

No domingo, Greg Abott anunciou que a reconstrução do estado após a passagem do Harvey pode ascender aos 180 mil milhões de dólares – cerca de 152 mil milhões de euros.

Ao longo da última semana, o Harvey fez pelo menos 47 mortos e, neste momento, há ainda 43 mil pessoas em abrigos. No final da semana passada, a administração de Donald Trump pediu ao Congresso para aprovar uma “ajuda inicial” para o Texas e Louisiana no valor de 7,85 mil milhões de dólares (4,9 mil milhões de euros).

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.