O México é (de longe) o país mais perigoso do Mundo

1

Seis cidades mexicanas são as que têm maior probabilidade de homicídio. Não há qualquer cidade europeia no top 50.

O portal World Atlas actualizou a lista das cidades mais perigosas do mundo. São tidas em conta as probabilidades de homicídio em cada cidade.

Os dados, com base nas análises do Conselho de Cidadãos para Segurança Pública e Justiça Criminal, demonstram que o México é o país mais perigoso do planeta.

As seis cidades mais perigosas do mundo são – todas – mexicanas. Sete das 10 cidades mais perigosas são mexicanas. E, entre as 50 cidades da lista, 18 ficam no México.

No geral, esta análise demonstra que 40% das cidades mais violentas do mundo são mexicanas. O México é o “epicentro global dos homicídios”, lê-se no artigo.

Celaya é a cidade mais perigosa. Com uma taxa de 109 homicídios por cada 100 mil habitantes, é o palco de uma rivalidade constante e mortífera entre dois cartéis, relacionada com tráfico de droga e de gasolina.

A segunda maior cidade do México é também a segunda cidade mais perigosa do planeta Terra: Tijuana, com 105 homicídios por cada 100 mil habitantes. Situada junto aos Estados Unidos da América, é marcada pela pobreza, pelas violações, por raptos e homicídios. É igualmente local de confrontos entre gangues, à volta do tráfico humano e de droga.

A completar este pódio indesejado e totalmente mexicano está Ciudad Juarez. Média de quase 104 homicídios por cada 100 mil pessoas, é uma cidade perigosa especialmente para as mulheres, as maiores vítimas. Era uma atracção turística mas deixou de ser nos últimos anos, por causa dos crimes constantes. Aos cartéis e à droga junta-se a corrupção no governo.

Para ter noção, com outros números, nestas três cidades (e em Obregon, quarta classificada), a média é de um homicídio por cada 1.000 habitantes.

Abaixo dos 100 homicídios por cada 100 mil habitantes, e a partir do quinto lugar estão Irapuato, Ensenada (ambas no México, ainda), St. Louis (EUA), Uruapan (México, novamente), Feira de Santana (Brasil) e Cidade do Cabo (África do Sul), que fecha o top-10.

Assim, México, Estados Unidos da América, Brasil e África do Sul são os únicos países na lista das 10 cidades com mais homicídios.

E, mesmo no top-50, poucas excepções aparecem, no que diz respeito a países: Venezuela (três cidades entre as 20 primeiras), Jamaica, Honduras, Colômbia e Porto Rico. Todas as outras são do México, EUA, Brasil e África do Sul.

México e Brasil são os países com mais cidades perigosas: 18 mexicanas e 11 brasileiras.

Nuno Teixeira, ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.