“Metro de Bruxelas vai explodir”. Ameaça de atentado em russo deixa a Europa em alerta

Em causa está um email em russo que promete fazer explodir o metro de Bruxelas como retaliação contra “políticas agressivas” da União Europeia. A polícia belga está em alerta e já fez buscas por possíveis explosivos.

A Comissão Europeia comunicou à polícia, no final da tarde de terça-feira, a receção de um e-mail escrito em russo a dar conta de um atentado no metro previsto para esta quarta-feira, dia 8 de março.

Por enquanto, a ameaça é considerada pouco credível, mas está a ser levada a sério pelas autoridades belgas, relata o jornal Le Soir.

O Ministério Público de Bruxelas abriu um inquérito e a polícia federal fez buscas no metro da capital belga durante a noite. O Centro de Crise está ainda a acompanhar a situação.

“A Coordenação de Análise de Ameaças (Ocam) avaliou essa ameaça como improvável. Atualmente não são necessárias medidas adicionais”, comunicou o Centro de Crise no final da manhã desta quarta-feira.

O Le Soir avança ainda que um relatório dos serviços de segurança da Comissão Europeia relata que um homem enviou dois emails recentemente ao órgão da UE. A sua primeira mensagem, enviada a 16 de Feveiro, não tinha nada de alarmante, mas o segundo email, enviado a 3 de Março, teceu ameaças à UE.

“Enquanto a UE continua as suas políticas agressivas, gostaria de alertar sobre o início de ataques terroristas em massa no território da UE“, escreveu em russo. O homem falou ainda na “eliminação” da população LGBT e de outras minorias e prometeu ataques contra os chefes de Estado e responsáveis dos governos. “No dia 8 de março, o metro de Bruxelas vai explodir entre Yser e Rogier”, remata o email.

“Levamos muito a sério, fizemos uma busca com cães policiais capazes de detetar explosivos que deu negativo, mas continuamos muito atentos, todos os serviços policiais estão em alerta. O Ministério Público de Bruxelas abriu uma investigação para identificar o(s) autor(es) dessa ameaça de atentado a bomba”, referiu a polícia federal belga.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.