Meteoro desintegra-se a 27 km da Terra

A NASA tornou público um vídeo no qual se pode observar um meteoro que se aproxima perigosamente da Terra, a uma velocidade de 46 mil km/h, e que se desintegra a 27km de distância do nosso planeta.

Astrónomos da agência espacial norte-americana NASA conseguiram captar em vídeo o percurso de uma “bola de fogo” que se aproximou da Terra a uma velocidade de cerca de 46 000 km/h.

De acordo com um comunicado da NASA, as 6 câmaras de vigilância de meteoros que monitorizam o céu no sudoeste dos Estados Unidos captaram o meteoro quando se encontrava a 75 km da Terra, e acompanharam o seu percurso.

A agência espacial tornou público o vídeo captado por uma destas câmaras, depois de ter recebido várias chamadas telefónicas de habitantes da Georgia, a relatar “uma bola de fogo brilhante no céu“.

Segundo os astrónomos, o meteoro media 40 cm de diâmetro e pesaria cerca de 70 kg. Quando se encontrava a cerca de 27 km do solo desintegrou-se, sendo provável que alguns fragmentos tenham ainda assim atingido a Terra sob a forma de meteoritos.

A colisão com a Terra de um “pequeno” meteoro de 40cm de diâmetro está muito longe de poder provocar a extinção em massa de dinossauros, ou causar tsunamis apocalípticos.

Mas ainda assim, 70kg a 46 mil km/h é uma quantidade de movimento que inspira respeito – e que não gostaríamos de ver cair no nosso quintal.

AJB, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Ministério Público abre inquérito para averiguar adjudicações de vereador de Coimbra

A Procuradoria-Geral da República afirmou esta terça-feira que instaurou um inquérito para averiguar as alegadas adjudicações feitas pelo vereador Jorge Alves, que renunciou ao cargo, nos Transportes Urbanos de Coimbra a uma empresa detida pelo …

Reino Unido. Dados sobre assassinos e violadores não foram enviados para a UE

A condenação no Reino Unido de 109 assassinos, 81 violadores e um indivíduo que cometeu ambos os crimes não foi transmitida aos países da União Europeia (UE) devido a uma falha informática e ao consequente encobrimento …

Vaga de frio no Texas. Mulher processa empresa de energia depois de receber conta de 9.000 dólares

Uma mulher residente no estado do Texas, nos Estados Unidos, avançou com uma ação coletiva de mil milhões de dólares contra o seu fornecedor de energia depois de a empresa apresentar uma conta de eletricidade …

Sérgio Conceição elogia SC Braga e fala de pessoas "subservientes" que querem "tachinhos"

Na antevisão do jogo com o SC Braga, marcado para esta quarta-feira, a contar para a segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal, Sérgio Conceição referiu-se a algumas incidências do último dérbi, mostrou-se desagradado …

Arábia Saudita. Repórteres sem Fronteiras pedem acusação do príncipe herdeiro pela morte de Khashoggi

A organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF) entrou com uma ação judicial na Alemanha, na qual pede a acusação do príncipe herdeiro saudita Mohammed Bin Salman por crimes contra a humanidade, incluindo o assassinato do jornalista …

População prisional reduziu 18% nos últimos quatro anos

A ministra da Justiça salientou hoje que, nos últimos quatro anos, a população prisional baixou de 13.779, no final de 2016, para 11.300 no final de 2020, o que traduz uma redução de cerca de …

"A rebeldia de João Félix". Imprensa espanhola destaca o temperamento do avançado

João Félix volta a ser o centro das atenções da imprensa desportiva espanhola, depois de na última jornada da La Liga o internacional português celebrar o seu golo com recurso a alguns palavrões em direção …

Debaixo de fogo devido a comparações a Hitler, Amazon altera ícone da sua aplicação

A Amazon mudou o novo logótipo da sua aplicação de smartphone depois de várias vozes críticas terem comparado a imagem ao ditador alemão Adolf Hitler. A gigante do comércio eletrónico lançou o novo ícone em janeiro …

Este ano não vai haver NOS Primavera Sound. Festival regressa em 2022

Após já ter sido adiada de 2020 para 2021, a 9ª edição volta a ser reagendada e já tem novas datas. O NOS Primavera Sound é o primeiro grande festival de verão português a anunciar …

Vice-presidente do Zimbabué demite-se após acusações de abuso sexual

O vice-presidente do Zimbabué, Kembo Mohadi, acusado de assédio sexual, anunciou esta segunda-feira a sua demissão do cargo, tendo reafirmado a sua inocência. "Demito-me do cargo de vice-presidente da República do Zimbabué com efeito imediato", escreveu …