Há um novo metal mais valioso do mundo

1

HRICE / Wikipedia

Fragmentos de irídio puro

Com a aposta na transição verde a crescer, o ródio está a perder terreno para o irídio, que é agora o metal mais valioso do mundo.

No mercado dos metais preciosos, há um novo líder na corrida pelo título do mais valioso. Enquanto alguns metais como o paládio, a platina e o ródio perderam o seu apelo devido à transição energética global, outros, nomeadamente o ouro e o irídio, ganharam destaque pelo seu valor crescente.

Atualmente, o irídio detém o título de metal precioso mais valioso do mundo, um feito notável atribuído parcialmente à dramática queda do ródio.

O irídio está agora a ser negociado a cerca de 4900 dólares por onça (aproximadamente 28 gramas), enquanto que o ródio atualmente vale 4725 dólares por onça.

Apesar de uma ligeira queda de 2% em 2023, o irídio mantém-se à frente do ródio, que sofreu uma desvalorização de cerca de 84% desde o seu pico em 2021, destacado por uma queda anual de 63,8% no ano passado, aponta o Jornal de Negócios.

Os metais do grupo da platina, que incluem o irídio e o ródio, são essenciais para a indústria automóvel, especialmente em catalisadores que reduzem as emissões poluentes. Contudo, com a crescente transição para veículos elétricos e o menor foco na poluição automóvel, a procura pelo ródio tem diminuído.

Em contrapartida, o irídio pode ser aplicado em várias outras indústrias, incluindo em tecnologias emergentes como o hidrogénio verde, além do seu uso tradicional em catalisadores, motores de avião, dispositivos médicos e semicondutores.

A África do Sul desempenha um papel crucial no fornecimento global destes metais, controlando quase a totalidade do irídio e 80% do ródio.

O mercado de ródio é particularmente limitado, com uma produção mundial de apenas cerca de 30 milhões de toneladas anuais. Por outro lado, o fornecimento mundial de irídio foi de apenas 240 mil onças em 2023, sublinhando a sua escassez.

ZAP //

1 Comment

  1. A razão da africa ser o cu do mundo !!! Sempre que existe um metal valioso vem de Africa, como é que o povo irá se livrar disto e viver a sua vida se existe sempre alguém a explorar o continente!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.