Metade dos jovens recupera da esquizofrenia

Os profissionais de saúde acreditavam que apenas uma minoria dos pacientes recuperava da esquizofrenia. Agora, uma investigação norueguesa concluiu que mais de metade dos participantes estão a recuperar.

Um estudo norueguês está a revelar boas notícias no que diz respeito à esquizofrenia, com mais de metade dos participantes a recuperarem parcial ou totalmente do diagnóstico inicial.

O estudo, realizado pelo Departamento de Psicologia da Universidade de Oslo, acompanhou cerca de 30 jovens diagnosticados com esquizofrenia, sendo que todos eles foram convidados a participar na investigação cinco meses após a hospitalização ou início do tratamento ambulatório para transtornos mentais.

O estudo exigiu ainda que o primeiro episódio de psicose estivesse no espetro da esquizofrenia. “Esquizofrenia significa que o paciente teve delírios graves ou alucinações, e uma grande queda na sua capacidade de funcionamento”, explica Kari Torgalsbøen, especialista em psicologia clínica.

A Universidade de Oslo tem vindo a realizar este estudo nos últimos quatro anos, e planeia continuar nos próximos seis – mas as boas notícias são já notórias. No início de 2018, 55% dos participantes recuperaram “parcial ou totalmente” dos seus sintomas.

Mas qual é o motivo deste grande sucesso? O estudo revela que o segredo está na combinação de medicação antipsicótica com programas de trabalho apoiados (ou até emprego regular).

Apesar de haver a possibilidade de a maioria dos empregadores se recusar a contratar alguém com esquizofrenia – em grande parte devido à forma como esta condição é retratada nos filmes – a verdade é que está a ajudar as pessoas a melhorarem a sua qualidade de vida, realça o ScienceNordic.

“Os participantes que recuperam apresentam maior resiliência do que aqueles que ainda estão a lutar contra os seus sintomas”, acrescenta a especialista. A resiliência é um traço psicológico que lida com a capacidade de uma pessoa se adaptar de forma positiva, apesar da adversidade.

Uma parte crucial do tratamento, que acaba também por influenciar estes bons resultados, tem a ver com o facto de os pacientes e as suas famílias receberem informações sobre o seu diagnóstico, além de dicas sobre o que podem fazer para controlar o transtorno mental. Esta técnica é conhecida como “tratamento psicoeducacional“, que, segundo a pesquisa, produz melhores resultados.

Além disso, Torgalsbøen ressalta que o estudo foi bem sucedido devido ao facto de a esquizofrenia ter sido detetada precocemente.

Ao contrário do pensamos, a esquizofrenia não significa necessariamente que o paciente tenha várias personalidades. Essa condição é conhecida como TDI, ou Transtorno dissociativo de identidade, e é muito mais rara. A esquizofrenia genuína afeta cerca de 50 milhões de pessoas em todo o mundo.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Depois de "disparate" em Matosinhos, Costa promete "lição exemplar" à Galp. Empresa não comenta

António Costa deixou críticas ao encerramento da refinaria de Matosinhos, na sequência da decisão da Galp de concentrar as operações em Sines. A empresa escusou-se a fazer qualquer comentário sobre as declarações. No domingo, o secretário-geral …

Confronto entre EUA e China é "perigoso para o mundo", alerta Guterres

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) afirmou no domingo que um confronto entre os Estados Unidos (EUA) e a China é "perigoso para o mundo" e que, apesar das diferenças, há áreas onde …

Portugal recebeu no domingo grupo de 80 afegãos

Portugal recebeu no domingo 80 afegãos, na maioria atletas da equipa de futebol feminino e seus agregados familiares, elevando para 178 o total de cidadãos acolhidos após a emergência humanitária no Afeganistão, anunciou esta segunda-feira …

Inspeção obrigatória das motas começa em janeiro de 2022

Quase dez anos depois de a medida ter sido aprovada pelo Governo, a inspeção obrigatória de motas com mais de 125 cc vai arrancar em janeiro de 2022. Jorge Delgado, secretário de Estado das Infraestruturas, referiu …

André Ventura - Chega

Ventura diz que PSD está "igual" ao PS - e desafia Rio a justificar atraso no interior

O líder do Chega, André Ventura, manifestou-se hoje preocupado com o panorama político à direita, observando que o PSD está “igual” ao PS e acusando ambos os partidos de terem abandonado o interior do país. “Estou …

Sem Cristiano, o que se passa com a Juventus?

Nenhum triunfo em quatro jornadas do campeonato. Não acontecia há 60 anos. E o problema maior não estará no ataque, apesar da saída de Cristiano Ronaldo. Estreia na temporada: 2-2 no terreno da Udinese. Receber o …

Pacto AUKUS. Nova aliança dos EUA na Ásia-Pacífico pode levar a "corrida às armas nucleares"

A nova aliança dos Estados Unidos (EUA) na região da Ásia-Pacífico e a recente compra de submarinos norte-americanos por parte da Austrália pode desencadear uma "corrida às armas nucleares" na região, avisou esta segunda-feira a …

Costa foi omnipresente, agradeceu a regueifa e recarregou a "bazuca" como arma política

António Costa correu oito concelhos do Norte, em missão de campanha eleitoral. A "bazuca" europeia é usada como arma política, assim como a gestão da pandemia. A pandemia era um ponto de inflexão para as eleições …

"Queremos justiça", exigem famílias de vítimas do ataque em Cabul. CIA alertou para a presença de civis

A família das 10 vítimas mortais do ataque com drone dos EUA a um veículo em Cabul exigem que os operadores sejam julgados em tribunal. A CIA terá alertado para a presença de civis segundos …

Rio abre o jogo sobre o futuro do PSD. Não se recandidata se fizer "igual, pior ou muito pouquinho melhor"

Líder social-democrata deu a conhecer o que é, para o próprio, um bom resultado nas próximas autárquicas, recusou-se a falar sobre as movimentações internas no PSD, expôs o papel do partido na votação do OE …