Metade dos glaciares que são património mundial poderão desaparecer até 2100

Um relatório da União Internacional para a Conservação da Natureza estima que 21 dos 46 glaciares da lista da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura terão desaparecido até 2100, caso se mantenha o elevado nível de emissões de gases com efeito de estufa.

Quase metade dos glaciares incluídos na lista de Património Mundial da UNESCO poderão desaparecer se se mantiverem os atuais níveis de emissões de gases que contribuem para o aquecimento global, alerta um estudo publicado nesta terça-feira.

Um relatório da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN) estima que 21 dos 46 glaciares da lista da UNESCO terão desaparecido até 2100, caso se mantenha o elevado nível de emissões de gases com efeito de estufa. Mesmo num cenário mais otimista, no qual as emissões sejam reduzidas significativamente, o estudo considera que oito desses glaciares não têm salvação.

Entre as reservas do Património Mundial em perigo estão o Parque Nacional Monte Perdido, nos Pirinéus; Parque Los Glaciares, na Argentina, e outros destinos naturais populares nos Alpes, as Montanhas Rochosas e os Himalaias, entre outros.

A perda desses glaciares icónicos seria uma tragédia e poderia ter consequências graves em termos de disponibilidade de recursos hídricos, aumento do nível do mar e outros padrões climáticos”, disse o diretor do programa da IUCN para o Património Mundial, Peter Shadie.

“Precisamos urgentemente de fazer grandes reduções na emissão de gases com efeito de estufa, pois só assim se evitarão danos irreversíveis, que poderão ter sérias consequências naturais, sociais, económicas e migratórias”, disse Jean-Baptiste Bosson, principal autor do estudo.

O relatório inclui também o primeiro inventário dos glaciares classificados como património mundial e calcula a existência de 19.000 destas massas de gelo em 46 reservas da lista da UNESCO. Os glaciares cobrem cerca de 10% da superfície terrestre (em períodos geológicos recentes chegaram a 30%) e são chave no ciclo hídrico, agindo como reservas onde se acumula mais de 60% da água doce da Terra.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Em 1950, a vacinação em massa salvou a Escócia

Em 1950, Glasgow, na Escócia, viu-se a braços com um surto de varíola e o cenário era muito semelhante ao que vivemos hoje: as autoridades sanitárias tentavam rastrear todos os contactos de pessoas portadoras do vírus, …

Japonês aluga-se a si próprio "para não fazer nada". E tem milhares de clientes

Um homem japonês que ganha a vida a alugar-se a si próprio “para não fazer nada” atraiu milhares de clientes. O negócio começou em 2018. Por 10.000 ienes (cerca de 79 euros) - mais despesas com …

Documentos de vacinas roubados por hackers também foram "manipulados"

A Agência Europeia do Medicamento, entidade reguladora da União Europeia (UE), informou este sábado que os documentos da vacina contra a covid-19 roubados e colocados na Internet por hackers foram também "manipulados". A manipulação aconteceu depois …

Há 11 anos que não se consumia tanta eletricidade num só dia. A culpa é do frio

O país está a bater recordes de energia, tanto em termos de pico como de consumo diário. A culpa é da vaga de frio que assolou Portugal neste Inverno. O consumo de eletricidade bateu, na quarta-feira, …

Dymka, a gata que perdeu as patas e recebeu próteses de titânio impressas em 3D

Dymka, uma gata russa, ganhou um novo estímulo na sua vida depois de um grupo de veterinários realizar uma cirurgia para substituir as suas patas por próteses feitas de titânio impressas em 3D. A universidade revelou …

Hélder Amaral: "O meu partido de sempre está a morrer"

Em declarações ao semanário Expresso, o antigo deputado do CDS-PP, Hélder Amaral, diz-se desiludido com o seu partido. O ex-deputado centrista Hélder Amaral, que foi também presidente da distrital de Viseu, não está feliz com o …

EDP antecipa pagamento a mais de mil fornecedores em Portugal e Espanha

A EDP vai antecipar o pagamento a mais de mil fornecedores, uma iniciativa que, à semelhança do que já aconteceu no último ano, irá manter-se para todos os pagamentos a fornecedores ao longo do primeiro …

Há centenas de pessoas em busca de tesouros que não existem na Índia (e a culpa é de um boato)

Moradores de pelo menos três vilas no distrito de Rajgarh, no estado indiano de Madhya Pradesh (MP), passaram a última semana à procura de um tesouro antigo que provavemente não existe. Centenas de aldeões estão a …

João Ferreira diz que Marcelo deixou jovens em situação de "vulnerabilidade" (e elogia lay-off a 100%)

João Ferreira criticou este sábado o atual Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa por deixar os jovens em situação de "vulnerabilidade". O candidato presidencial João Ferreira afirmou, este sábado, que o Presidente da República, Marcelo …

Marisa Matias critica que apenas 1% do orçamentado seja gasto com cuidadores informais

Marisa Matias, candidata presidencial apoiada pelo Bloco de Esquerda, criticou este sábado que apenas tenha sido executado 1% da verba prevista no Orçamento do Estado para 2020 para os projetos-piloto dos cuidadores informais. Os atrasos e …