Metade dos glaciares que são património mundial poderão desaparecer até 2100

Um relatório da União Internacional para a Conservação da Natureza estima que 21 dos 46 glaciares da lista da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura terão desaparecido até 2100, caso se mantenha o elevado nível de emissões de gases com efeito de estufa.

Quase metade dos glaciares incluídos na lista de Património Mundial da UNESCO poderão desaparecer se se mantiverem os atuais níveis de emissões de gases que contribuem para o aquecimento global, alerta um estudo publicado nesta terça-feira.

Um relatório da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN) estima que 21 dos 46 glaciares da lista da UNESCO terão desaparecido até 2100, caso se mantenha o elevado nível de emissões de gases com efeito de estufa. Mesmo num cenário mais otimista, no qual as emissões sejam reduzidas significativamente, o estudo considera que oito desses glaciares não têm salvação.

Entre as reservas do Património Mundial em perigo estão o Parque Nacional Monte Perdido, nos Pirinéus; Parque Los Glaciares, na Argentina, e outros destinos naturais populares nos Alpes, as Montanhas Rochosas e os Himalaias, entre outros.

A perda desses glaciares icónicos seria uma tragédia e poderia ter consequências graves em termos de disponibilidade de recursos hídricos, aumento do nível do mar e outros padrões climáticos”, disse o diretor do programa da IUCN para o Património Mundial, Peter Shadie.

“Precisamos urgentemente de fazer grandes reduções na emissão de gases com efeito de estufa, pois só assim se evitarão danos irreversíveis, que poderão ter sérias consequências naturais, sociais, económicas e migratórias”, disse Jean-Baptiste Bosson, principal autor do estudo.

O relatório inclui também o primeiro inventário dos glaciares classificados como património mundial e calcula a existência de 19.000 destas massas de gelo em 46 reservas da lista da UNESCO. Os glaciares cobrem cerca de 10% da superfície terrestre (em períodos geológicos recentes chegaram a 30%) e são chave no ciclo hídrico, agindo como reservas onde se acumula mais de 60% da água doce da Terra.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Príncipe Carlos diz que temos 18 meses para salvar a humanidade

O príncipe Carlos admite que os próximos 18 meses serão cruciais para a sobrevivência dos seres humanos. Durante este tempo, os líderes mundiais terão de controlar as mudanças climáticas para evitar uma catástrofe irreversível. "Senhoras e …

Novo filme da saga Bond tem Agente 007 feminina

De acordo com jornais ingleses, o filme Bond 25 não terá um novo James Bond, mas sim uma nova Agente 007. No filme, que será uma homenagem ao legado de Roger Moore e de todos …

Manchester United não dá mais do que 33,5 milhões por Bruno Fernandes

O Manchester United só está disposto a pagar 33,5 milhões de euros pelo médio do Sporting Bruno Fernandes, escreve o jornal Mirror esta segunda-feira. De acordo com o diário britânico, a contratação de Harry Maguire …

Caso de ébola detetado em cidade com mais de dois milhões de habitantes

As autoridades de saúde detetaram o primeiro caso de ébola na cidade de Goma, na República Democrática do Congo, onde vivem mais de dois milhões de pessoas, confirmou no domingo o ministro da Saúde congolês. De …

Ordem dos Enfermeiros apresenta queixas contra inspetores da Saúde

A Ordem dos Enfermeiros (OE), liderada por Ana Rita Cavaco, vai apresentar queixas-crime contra a inspetora-geral das Atividades em Saúde e contra os inspetores que participaram na sindicância a esta associação profissional. Em causa está a …

Advogado de Mustafá acusa procuradora Cândida Vilar de terrorismo institucional

O advogado do líder da Juventude Leonina, Filipe Coelho, voltou a apontar baterias a Cândida Vilar, acusando-a de "terrorismo oficial" contra o seu cliente.  De acordo com o Tribuna Expresso, o advogado de Mustafá disse ainda …

Fenprof indignada com palavras cruzadas do Expresso exige pedido de desculpas

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) manifestou-se nesta segunda-feira “indignada” com um tópico nas palavras cruzadas do semanário Expresso, exigindo um pedido de desculpas aos docentes portugueses. Em causa um tópico das palavras cruzadas da …

Apenas 3% das máquinas de venda automática no ensino superior têm fruta

Foram analisadas 135 máquinas em todo o país. Todas tinham doces e apenas uma em cada três disponibilizava opções saudáveis. Deco diz que é preciso mudar disponibilidade alimentar destas máquinas. Apenas 3% das máquinas de venda …

Em 2018, cada português consumiu 3,3 quilos de açúcar em 60 litros de refrigerante

Cada português consumiu, no ano passado, 60 litros de refrigerantes, o que equivale a 3,3 quilogramas de açúcar, um valor menor do que no ano anterior, quando começou a ser aplicado o imposto sobre estas …

Agressões em estação de Sintra. Só havia 4 polícias disponíveis por causa do NOS Alive

Apenas quatro polícias acorreram à estação de comboios de Queluz-Belas, em Sintra, quando ocorreram agressões entre uma centena de pessoas no sábado à noite. A Equipa de Intervenção Rápida da PSP que deveria estar em …