Metade das crianças para adoção acabam por ficar nas instituições de acolhimento

A Lei da Adoção, que veio agilizar os processos e encurtar prazos, tem dois anos. No entanto, os números não apresentam grandes diferenças. Em 2016, menos de metade das adoções em vista foram realmente concretizadas. 

Apesar da Lei da Adoção, que entrou em vigor há dois anos e veio agilizar os processos e encurtar prazos, as adoções decretadas continuam a ficar aquém das crianças inicialmente propostas.

O Jornal de Notícias avança com dados referentes a 2016 que mostram que das 8.175 crianças institucionalizadas, 830 tinham como projeto de vida a adoção mas apenas 361 viram a medida confirmada judicialmente – ou seja, menos de metade.

Segundo o mesmo jornal, entre 2015 e 2016, o número de situações propostas diminuiu de 882 para 830, enquanto as decretadas aumentaram de 359 para 361, para além de que o número de casos em espera, entre uma fase e outra, também diminuiu.

Além disso, no início do ano de 2016, dados oficiais davam conta de 399 crianças que ninguém queria adotar, ou seja, sem qualquer pedido de adoção submetido, apesar de existirem quase duas mil famílias em lista de espera.

Luís Villas-Boas, diretor do Refúgio Aboim Ascensão, no Algarve, defende que o acolhimento deveria ser temporário, de forma a entregar as crianças às famílias, quer sejam adotivas ou não, o mais rapidamente possível.

As crianças, sublinha, “não devem ficar eternamente nas instituições”. Apesar de os processos serem mais facilitados, os números mostram que os projetos de vida para adoção diminuíram.

A razão apontada pela Segurança Social explica a situação “com o facto de a maioria das crianças propostas para adoção ter mais de seis anos e a maioria dos candidatos a pais quererem crianças até aos seis anos”. Apesar de algumas oscilações, esta é uma realidade constante há já muitos anos.

Além disso, a adoção também se torna difícil em situações nas quais há irmãos ou quando as crianças têm problemas de saúde. No entanto, Luís Villas-Boas garante que ainda é “muito cedo para avaliar o impacto desta lei”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas perto de provar que microgravidade inibe crescimento de tumores

Cientistas já testaram com sucesso em laboratório que a microgravidade inibe o crescimento de tumores. Agora, os investigadores querem testar em órbita. Onde quer que esteja, Stephen Hawking permanece presente na ciência, e os seus mais …

Vibrações provocadas por "estrelamotos" permitem precisar a idade da Via Láctea

Os tremores estelares registados pelo telescópio espacial Kepler, da NASA, ajudaram a responder a um antigo enigma sobre a idade do "disco espesso" da Via Láctea. Uma equipa de cientistas, liderada por investigadores do Centro de …

Este casaco foi desenhado para nos ajudar a dormir em qualquer lado

A britânica Vollebak lançou um casaco, inspirado nos astronautas, que facilita a ideia de poder dormir, literalmente, em qualquer lado. A pensar em todas aquelas pessoas que gostam de fazer uma sesta ou outra, independentemente do …

DJ Juice WRLD morre aos 21 anos

A estrela do hip-hop norte-americano Juice WRLD faleceu este domingo (8), depois de sofrer convulsões no Aeroporto de Midway, em Chicago, avança o TMZ. O rapper tinha feito 21 anos a 2 de dezembro. De acordo …

"A Favorita" arrebata prémios do cinema europeu

O filme "A Favorita", do realizador grego Yorgos Lanthimos, arrecadou oito prémios da Academia de Cinema Europeu, numa cerimónia realizada em Berlim. "A Favorita" conquistou, entre outros, os prémios de Melhor Filme Europeu, Melhor Comédia, Realização …

Belenenses 1-1 Porto | "Dragão" escorrega e deixa fugir líder

O FC Porto não foi além de um empate na visita ao Jamor, ante o Belenenses. André Santos abriu as “hostilidades” e Alex Telles, na marcação de uma grande penalidade, fixou o resultado final. Com esta …

Caligrafia desleixada de Isabel I denuncia-a como a tradutora anónima de um livro romano

A rainha Isabel I de Inglaterra foi identificada como a tradutora anónima do livro "Anais" de Tácito. As idiossincrasias da sua caligrafia acabaram por ser fundamentais para a descoberta. Na análise a uma tradução de século …

Hashtags políticas como #MeToo tornam as pessoas menos propensas a acreditar em notícias

Tendem a passarem despercebidas, mas as hashtags são mais importantes do que julgamos. A questão que se impõe é: serão benéficas para a saúde democrática da Internet? Uma hashtag (#) é uma marca funcional, amplamente usada …

Sporting 1-0 Moreirense | "Leão" resolve à cabeçada

O Sporting regressou às vitórias na Liga NOS, embora não sem sentir algumas dificuldades, em especial no ataque. Os "leões" bateram o Moreirense por 1-0, numa partida em que remataram muito (28, máximo na Liga até …

Orçamento do Estado. "Sentido de voto do BE está completamente em aberto"

A coordenadora do BE afirmou, este domingo, que o sentido de voto do partido sobre o Orçamento do Estado para 2020 está "completamente em aberto", desejando que o Governo socialista atenda às reivindicações bloquistas. "Fizemos uma …