Metade da chuva anual da Terra cai em apenas 12 dias

skohlmann / Flickr

São necessárias menos de duas semanas para que metade de toda a precipitação anual da Terra caia. Uma nova análise, que contou com dados de várias estações meteorológicas de todo o mundo, revelou que metade da chuva, neve e gelo do planeta cai nos 12 dias mais chuvosos do ano. 

De acordo com o novo estudo, publicado no mês de outubro na revista Geophysical Research Letters, a distribuição de precipitação anual vai tornar-se mais desigual até ao final século, com metade de toda a chuva anual a cair em apenas 11 dias. Com isto, estimaram os cientistas, os dilúvios vão tornar-se fenómenos mais comuns.

Estudos anteriores já demonstravam que as mudanças climáticas poderiam provocar eventos climáticos extremos, bem como um pequeno aumento na precipitação média anual. No entanto, a relação entre estas variáveis está ainda a ser explorada.

“Este estudo mostra agora como é que estas duas partes se encaixam”, disse Angeline Pendergrass, cientista do Centro Nacional de Pesquisa Atmosférica (NCAR), em Boulder, no estado norte-americano do Colorado, e autora principal do estudo.

“Descobrimos que estes aumentos já esperados acontecem quando está mais húmido – ou seja, os dias chuvoso ficam ainda mais chuvosos“, explicou citada pelo Science Daily.

Tendo em conta que o novo estudo sugere que inundações vão passar a ocorrer com maio frequência, estes fenómenos terão também implicações na gestão dos recursos hídricos, no planeamento urbano e até nas próprias equipas de emergência.

Os cientistas frisam ainda que estes resultados são preocupantes para a agricultura, uma vez que esta é uma atividade que é mais produtiva quando a precipitação é distribuída de forma mais uniforme ao longo dos períodos de cultivo.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Que artigos tão mal escritos minha nossa senhora. “Metade da chuva cai em 12 dias, logo há mudanças climáticas para as quais nos temos de preparar”. Mas por acaso há 30 anos atrás metade da chuva não caía também nos 12 dias? Pura propaganda sem qualquer substância jornalistica

RESPONDER

Francisco Rodrigues dos Santos é o novo líder do CDS

A moção de estratégia de Francisco Rodrigues dos Santos, sob o título "Voltar a Acreditar", foi a mais votada na madrugada domingo no 28.º congresso do CDS, em Aveiro, avançaram à agência Lusa fontes partidárias. A …

Cientistas descobrem proteína capaz de imitar os efeitos do exercício físico

A proteína, chamada de Sestrin, é capaz de proporcionar benefícios musculares muito semelhantes aos da prática de exercício físico. Um grupo de cientistas da Universidade de Medicina do Michigan, nos Estados Unidos, descobriu uma proteína …

Inscrição hebraica com 2.800 anos revela antigo nome bíblico

Uma equipa de arqueólogos encontrou um jarro com 2.8000 anos com a inscrição em hebraico "Benayo" no sítio arqueológico de Abel Beth Maacah, no norte de Israel, local várias vezes mencionado na Bíblia Hebraica.  De …

Braga vence FC Porto e conquista Taça da Liga. Sérgio coloca lugar à disposição

O Sporting de Braga venceu hoje o FC Porto por 1-0 e conquistou a Taça da Liga, com Ricardo Horta a marcar o golo decisivo aos 90+5, garantindo um troféu que os bracarenses já tinham …

Rara moeda de ouro com a cara de Eduardo VIII vendida por preço recorde

Uma rara moeda de ouro com o perfil do rei britânico Edward VIII foi vendida a um comprador particular pelo valor recorde de 1,3 milhões de dólares. A informação é avançada pela Royal British Mint, a …

Depois dos incêndios, Austrália está prestes a experimentar uma "bonança" de aranhas mortais

Depois dos incêndios florestais que assolaram o país, os australianos começaram a implorar por chuva. O bónus de aranhas mortais não estava incluído no pedido, mas os especialistas do Australian Reptile Park acreditam que é …

Governo admite retirar cidadãos nacionais de Wuhan

As autoridades portuguesas estão a cooperar com outros países europeus para reforçar o apoio aos cidadãos nacionais que se encontram em Wuhan, onde ocorreram os primeiros casos do novo coronavírus, admitindo a possibilidade de retirá-los …

Os cogumelos podem ser muito mais antigos do que pensávamos

Os cogumelos podem ser mais antigos do que pensávamos, concluíram cientistas que dataram vestígios de micélio (constituinte dos cogumelos) com 800 milhões de anos, divulgou esta quarta-feira a Universidade Livre de Bruxelas, na Bélgica. Estudos anteriores …

Comer iogurte natural pode ajudar a reduzir o risco de cancro da mama

Uma das causas mais apontadas para o cancro da mama é a inflamação causada por bactérias nocivas. Esta tese ainda não foi provada, mas é apoiada pelas evidências até agora disponíveis de que a inflamação …

Primeiro caso suspeito de infeção por coronavírus detetado em Portugal

Foi detetado o primeiro caso suspeito de infeção infeção pelo novo coronavírus , em Portugal, anunciou este sábado a Direção-Geral de Saúde. “Este doente, regressado hoje [este sábado] da China, onde esteve na cidade de Wuhan …