Metade da chuva anual da Terra cai em apenas 12 dias

skohlmann / Flickr

São necessárias menos de duas semanas para que metade de toda a precipitação anual da Terra caia. Uma nova análise, que contou com dados de várias estações meteorológicas de todo o mundo, revelou que metade da chuva, neve e gelo do planeta cai nos 12 dias mais chuvosos do ano. 

De acordo com o novo estudo, publicado no mês de outubro na revista Geophysical Research Letters, a distribuição de precipitação anual vai tornar-se mais desigual até ao final século, com metade de toda a chuva anual a cair em apenas 11 dias. Com isto, estimaram os cientistas, os dilúvios vão tornar-se fenómenos mais comuns.

Estudos anteriores já demonstravam que as mudanças climáticas poderiam provocar eventos climáticos extremos, bem como um pequeno aumento na precipitação média anual. No entanto, a relação entre estas variáveis está ainda a ser explorada.

“Este estudo mostra agora como é que estas duas partes se encaixam”, disse Angeline Pendergrass, cientista do Centro Nacional de Pesquisa Atmosférica (NCAR), em Boulder, no estado norte-americano do Colorado, e autora principal do estudo.

“Descobrimos que estes aumentos já esperados acontecem quando está mais húmido – ou seja, os dias chuvoso ficam ainda mais chuvosos“, explicou citada pelo Science Daily.

Tendo em conta que o novo estudo sugere que inundações vão passar a ocorrer com maio frequência, estes fenómenos terão também implicações na gestão dos recursos hídricos, no planeamento urbano e até nas próprias equipas de emergência.

Os cientistas frisam ainda que estes resultados são preocupantes para a agricultura, uma vez que esta é uma atividade que é mais produtiva quando a precipitação é distribuída de forma mais uniforme ao longo dos períodos de cultivo.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Que artigos tão mal escritos minha nossa senhora. “Metade da chuva cai em 12 dias, logo há mudanças climáticas para as quais nos temos de preparar”. Mas por acaso há 30 anos atrás metade da chuva não caía também nos 12 dias? Pura propaganda sem qualquer substância jornalistica

RESPONDER

PS e PSD recusam cortar apoio do Estado a campanhas e partidos

O parlamento debate esta sexta-feira seis projetos de lei de para alterar o regime do financiamento dos partidos políticos e das campanhas eleitorais, com o PS, que não apresenta diploma, a admitir viabilizar o do …

Já são conhecidos os jogos da final a oito da Liga dos Campeões

O sorteio dos jogos da 'final eight' da Liga dos Campeões realizou-se na manhã desta sexta-feira, em Nyon, na Suíça. Todos os encontros da competição disputam-se em Lisboa, entre 12 e 23 de agosto, sem …

Governo estuda regime de lay-off específico para setor do turismo

O primeiro-ministro, António Costa, e o ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, reuniram-se na quinta-feira com a Confederação do Turismo de Portugal para estudar um regime de lay-off específico para esse setor. Devido ao grande impacto …

"Vou apertar com Rangel para ver se ele resolve aquela merda". Escutas comprometem Vieira na Operação Lex

Novas escutas reveladas comprometem o presidente benfiquista na Operação Lex. "Vou apertar com Rangel para ver se ele resolve aquela merda", disse Luís Filipe Vieira. A revista Visão relevou as conversas telefónicas, ouvidas durante quase um …

Beneficiários da ADSE vão pagar mais pelas consultas

Os beneficiários da ADSE passarão a pagar mais pelas consultas, escreve esta sexta-feira o Jornal de Negócios e o semanário Expresso, que citam a proposta da nova tabela de preços do sistema de saúde dos …

"Classe distinta". Bruno Fernandes já fez aquilo que nunca ninguém tinha feito na Premier League

O internacional português Bruno Fernandes esteve diretamente envolvido em 13 golos nos primeiros dez jogos que disputou com a camisola do Manchester United. É uma marca que nunca nenhum outro jogador da Premier League conseguiu …

OMS: Portugal não foi escolhido por acaso para acolher a Champions. Foi dos que melhor lidou com a covid-19

Portugal “não foi escolhido por acaso” para acolher a final da Liga dos Campeões de futebol, mas porque “foi um dos países que melhor lidou” com a covid-19, assinala um conselheiro da Organização Mundial da …

Há quatro anos, Ronaldo saiu em lágrimas e Paris foi surpreendida pelo "patinho feio"

Foi precisamente há quatro anos que Portugal sagrou-se campeão europeu de futebol. Na final da competição, a Seleção derrotou a anfitriã França, por 1-0. Portugal começou o Euro 2016 com o pé esquerdo. Num grupo com …

China alerta para pneumonia "mais mortal" do que a covid-19. Informações "incorretas", garante Cazaquistão

A Embaixada da China no Cazaquistão alertou esta quinta-feira os cidadãos chineses para uma pneumonia desconhecida, cuja mortalidade é "muito maior" do que a covid-19. De acordo com o jornal chinês Global Times, que cita um …

Cláusula "secreta" permite nacionalização encapotada do Novo Banco

Na eventualidade de um cenário adverso, um mecanismo exigido por Bruxelas prevê a intervenção direta do Estado no Novo Banco. Isto pode levar a uma espécie de nacionalização encapotada. A venda do Novo Banco ao fundo …