Mesa de voto encerrada com portões fechados a cadeado em Montalegre

Enric Fontcuberta / EPA

Na Junta de Freguesia de Morgade, em Montalegre, a mesa de voto estava fechada esta manhã, com os portões encerrados a cadeado.

José Nogueira, presidente da Junta local, disse ao Jornal de Notícias que “tudo indica” que o protesto estará relacionado com o descontentamento da população contra uma mina a céu aberto anunciada para a localidade, numa altura em que já foi assinado o contrato de exploração entre o Estado e a empresa Lusorecursos.

“Cheguei aqui à sede para abrir e tinha cadeados nos portões da entrada e nas portas introduziram chaves no interior e estamos agora a tentar resolver o problema para pôr a mesa de voto a funcionar”, contou José Nogueira à Lusa.

Segundo o presidente da Junta, esta ação “vem do descontentamento existente relativamente à exploração das minas de lítio a céu aberto. Aliás colocaram cartazes junto do local, na rua principal alusivos ao ‘Não ao Lítio’ por isso tudo indica que serão pessoas descontentes”.

A Associação Montalegre Com Vida, criada para lutar contra a exploração de lítio na freguesia de Morgade, como forma de protesto, fez nos últimos dias um apelo à abstenção nas eleições de domingo.

“Para o próximo domingo, estamos a sensibilizar as pessoas para não irem votar. Ou seja, como protesto. E uma vez que são eleições para a União Europeia, que sabemos estar por detrás deste processo bem como o nosso Governo, estamos a sensibilizar as pessoas para que não se dirijam às urnas para votar”, afirmou à Lusa, na sexta-feira, Armando Pinto, porta-voz da associação que está em processo de legalização.

A população está a mobilizar-se contra a mina a céu aberto. Também o presidente da Junta de Morgade disse anteriormente que “há uma incompatibilidade muito grande” entre a mina e a classificação deste território como Património Agrícola Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) e a Reserva da Biosfera declarada pela UNESCO.

A Lusorecursos já anunciou um plano de negócios para Montalegre, onde prevê investir cerca de 500 milhões de euros, criar à volta de 500 postos de trabalho e implementar uma unidade industrial. Na altura, José Nogueira afirmou que não fica “indiferente”, contudo frisou que não quer “investimento e empregos a qualquer custo”.

As assembleias de voto para eleger os deputados ao Parlamento Europeu abriram este domingo, às 08h00, em Portugal continental e na Madeira, e funcionam sem interrupção até às 19h00. Nos Açores, a votação também se realiza entre as 08h00 e as 19h00 locais (09h00 e 20h00 de Lisboa, devido à diferença horária de uma hora).

Em Portugal, estão recenseados cerca de 10,7 milhões de eleitores para a votação, mais de um milhão do que na anterior eleição para o Parlamento Europeu, em maio de 2014. Cerca de 400 milhões de eleitores dos 28 países da União Europeia elegem os 751 lugares do Parlamento Europeu. Portugal elege 21 deputados.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. E os recém-nascidos que nascrem durante o dia de hoje, também votam?
    10,7M de eleitores é muito à frente… nem o benfica se atreve a vigarizar dessa forma, ficam só nos “supostos” 6M.

  2. Ó Raul deixa o Benfica em paz. Deves ser verde, azulado e táo ressabiado que deixas rastos indelèveis na tua sanita-.Pobre de ti.

RESPONDER

Sergio Moro diz que sai do Governo caso se provem irregularidades

O ministro da Justiça brasileiro reiterou a sua inocência no Senado, esta quarta-feira, mas afirmou que deixa o cargo caso se provem irregularidades nas mensagens trocadas com procuradores da Operação Lava Jato. "Estou absolutamente convicto das …

Nuvens brilhantes invadiram o céu de Espanha. Foi um "espetáculo quase inédito"

Este fim de semana, as nuvens noctilucentes (que em latim significa “brilho noturno”) ou nuvens mesosféricas polares foram vistas em Espanha. Surgem antes do amanhecer ou depois do pôr do sol, a sua cor varia normalmente …

Luís Enrique deixa comando da seleção espanhola (e já tem substituto)

Luis Enrique foi obrigado a abandonar o cargo de selecionador espanhol devido a um problema familiar que se arrasta desde março. “As razões que me impediram, desde março, de exercer normalmente as minhas funções de treinador …

Urso polar localizado em cidade russa longe do habitat natural

Um urso polar emagrecido foi visto numa cidade industrial da Sibéria, afastado para sul dos seus territórios de caça. As entidades de emergência da cidade de Norilsk, no Ártico Russo, alertaram na terça-feira os residentes locais …

Teixeira dos Santos não se arrepende de ter nomeado Vara e Santos Ferreira

O ex-ministro das Finanças disse, esta quarta-feira, no Parlamento que não tem "razões para se arrepender" de ter nomeado Armando Vara e Carlos Santos Ferreira para a administração da Caixa Geral de Depósitos (CGD). "Até este …

Rio disponível para acordo com PS na Lei de Bases da Saúde

O presidente do PSD considera haver margem para um acordo com o PS para uma nova Lei de Bases da Saúde, estando os sociais-democratas a identificar as propostas que considera essenciais, nas quais inclui as …

Boris Johnson soma e segue. Rory Stewart eliminado

O ministro para o Desenvolvimento Internacional, foi eliminado, esta quarta-feira, da eleição interna para a sucessão de Theresa May no partido conservador e para assumir o cargo de primeiro-ministro britânico, restando assim quatro dos dez …

Homem detido por suspeitas de envolvimento na morte de Emiliano Sala

Um homem de 64 anos, de North Yorkshire, no Reino Unido, foi detido esta quarta-feira por alegado envolvimento na morte do futebolista Emiliano Sala. A polícia de Dorset anunciou, esta tarde, a detenção de um homem …

População mundial pode atingir os 10 mil milhões em 2050

A população mundial está a ficar mais velha e a crescer a um ritmo mais lento, mas espera-se que suba dos atuais 7,7 mil milhões para 9,7 mil milhões em 2050, segundo o novo …

Três russos e um ucraniano acusados de terem derrubado o voo MH17

Quatro suspeitos vão ser julgados por homicídio, acusados de terem provocado a queda do avião do voo MH17 da Malasyia Airlines, ao terem disparado um míssil russo, a partir da zona separatista da Ucrânia. De acordo …