Merkel vence debate televisivo frente a Schulz

Sebastian Derungs, WEF / Flickr

A chanceler alemã, Angela Merkel

No único debate televisivo entra a chanceler alemã e o ex-presidente do Parlamento Europeu, a maioria dos alemães inquiridos considera que Merkel ganhou pontos contra Schulz e foi mais convincente.

Os levantamentos realizados pelas duas emissoras públicas da televisão da Alemanha – ARD e ZDF – depois do único debate frente a frente entre a chanceler Angela Merkel e o seu rival social-democrata, Martin Schulz, para as eleições de 24 de setembro, apontaram a líder conservadora como vencedora.

Segundo a pesquisa divulgada no fim do debate televisivo pela ARD, 55% dos entrevistados acharam Merkel mais convincente, contra 35% dos que preferiram Schulz.

A maioria dos entrevistados considerou que o candidato social-democrata teve um desempenho melhor do que era esperado mas, mesmo assim, Merkel venceu em critérios como credibilidade, simpatia, argumentos e competência. Schulz, por sua vez, só superou a chefe do atual Governo em aspetos como a proximidade com os cidadãos e a agressividade.

O levantamento da ZDF também deu Merkel como vencedora do debate, mas com uma diferença menor, com 32% contra 29% de Schulz, enquanto 39% dos entrevistados não viram diferenças entre ambos. Para 77% dos entrevistados, Merkel teve um desempenho “como era esperado”, enquanto 51% consideraram que o social-democrata esteve melhor do que o previsto.

Segundo o Expresso, o ex-presidente do Parlamento Europeu criticou a forma como Merkel deu resposta à entrada de refugiados no país. A chanceler garantiu que foi a melhor solução possível na altura: “Tivemos uma situação muito dramática e há momentos na vida de uma chanceler que exigem que se tome logo uma decisão”, declarou.

A entrada da Turquia na União Europeia foi outro dos temas discutidos, com Schulz a afirmar que, caso seja eleito, vai “parar imediatamente as negociações da adesão da Turquia à UE”, cita o semanário.

A escalada da tensão entre os EUA e a Coreia do Norte também marcou o debate, com Merkel a dizer que não se pode resolver o conflito sem os norte-americanos, mas que a única via passa por “uma solução diplomática pacífica”.

As últimas pesquisas pré-eleitorais situam o bloco conservador da chanceler, integrado no partido União Democrata-Cristã (CDU) e a União Social-Cristã (CSU), 14 pontos à frente do Partido Social Democrata (SPD), faltando apenas três semanas para as eleições.

ZAP // EFE

PARTILHAR

RESPONDER

Cavidade gigante no espaço lança nova luz sobre a formação estelar

Astrónomos que analisaram mapas 3D das formas e tamanhos de nuvens moleculares próximas descobriram uma cavidade gigantesca no espaço. O vazio em forma de esfera, descrito na revista The Astrophysical Journal Letters, abrange cerca de 150 …

Professor que fazia vídeos obscenos foi suspenso

O Ministério da Educação suspendeu o professor de Economia e Direito da Escola Secundária Eça de Queirós, na Póvoa de Varzim, que terá um canal de YouTube com vídeos obscenos. O docente da Secundária Eça de …

Bolsonaro quis apostar caixa de uísque com Boris Johnson por “anticorpos”

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, revelou na quinta-feira que tentou "apostar uma caixa de uísque" com o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, alegando ter mais anticorpos para a covid-19 do que o britânico. A sugestão …

O que esperar da noite eleitoral, com base nas sondagens

Para além do poder local, muito está em jogo nas próximas eleições autárquicas, com algumas direções nacionais a fazerem depender seu futuro do resultado alcançado no domingo. Enquanto os resultados oficiais não abrem, uma ronda …

Vulcão, La Palma

Vulcão nas Canárias com períodos mais explosivos já devastou 240 hectares

O vulcão Cumbre Vieja, na ilha de La Palma (Canárias) mantém-se ativo, apresentando períodos mais explosivos e tendo já devastado cerca de 240 hectares de terrenos num perímetro de cerca de 16 quilómetros. Dados também fornecidos …

IVAucher só poderá ser utilizado em 1% dos restaurantes e hotéis

A apenas uma semana do início da segunda fase do IVAucher, só 1.500 empresas de restauração, alojamento e cultura, de um total de 118 mil, estão inscritas no programa. Até ao fim de agosto, os consumidores …

"Ganhámos com a covid-19". Depois do "ridículo", Secretário de Estado explica-se

O Secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, entrou na campanha eleitoral pelos piores motivos. Tudo porque disse que "ganhámos com a covid". Uma frase que já veio explicar depois de ter sido arrasado, …

Fora dos planos de Jesus, Gabriel pode estar de saída para o Qatar

O Al-Gharafa quer Gabriel por empréstimo com duração de uma temporada. O negócio está perto de se concretizar e envolve uma opção de compra de 6 milhões de euros. O Benfica continua à procura de solução …

Ex-presidente da Catalunha detido em Itália (e pode vir aí mais uma derrota para Espanha)

Carles Puigdemont, o ex-presidente da Catalunha, foi detido em Itália, na Sardenha. O também eurodeputado era alvo de um mandado internacional e vai tentar, mais uma vez, escapar à extradição para Espanha. Fontes contactadas pela agência …

Detida boliviana investigada pelo acidente do avião que transportava o Chapecoense

A Polícia Federal do Brasil deteve na quinta-feira uma cidadã boliviana sob investigação pelo desastre aéreo ocorrido em 2016, no qual morreram 71 pessoas, incluindo futebolistas, treinadores e diretores do Chapecoense. Segundo a polícia de Corumbá, …