Merkel condena ataques “repugnantes” contra refugiados

Moritz Hager / World Economic Forum

Angela Merkel, chanceler alemã

Angela Merkel, chanceler alemã

A chanceler alemã, Angela Merkel, condenou esta segunda-feira o que chamou repugnantes atos de violência xenófoba registados no fim de semana em Heidenau, leste da Alemanha, e a “vergonhosa” presença de famílias com crianças em manifestações organizadas por neonazis.

“A chanceler e o governo no seu conjunto condenam com a maior firmeza possível os violentos incidentes e a atmosfera xenófoba” do fim de semana, afirmou o porta-voz da chanceler, Stefan Seibert.

“É repugnante a forma como extremistas de direita e neonazis procuram difundir a sua mensagem de ódio e é vergonhoso que até famílias com crianças os apoiem marchando a seu lado”, acrescentou.

A Alemanha, afirmou o porta-voz, é “um país solidário” e não vai deixar que refugiados “em situação difícil” sejam “recebidos com palavras de ódio e gritos de embriagados“.

As noites de sexta-feira e sábado foram marcadas em Heidenau (Saxónia) por confrontos entre a polícia e manifestantes de extrema-direita que protestavam contra a abertura de um centro de acolhimento de refugiados.

Este tipo de ataques tem-se multiplicado no leste de Alemanha e Merkel tem sido criticada por não falar sobre eles.

O vice-chanceler, Sigmar Gabriel, visitou hoje Heidenau para manifestar solidariedade, tendo afirmado à imprensa que o país “não vai ceder um milímetro a estes grupos de extrema-direita”.

Para Gabriel, as pessoas envolvidas nestes incidentes “nada têm que ver com a Alemanha” e a única resposta válida é “polícia, procuradoria e, se necessário, prisão“.

/Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Mas contra as exigências que faz junto dos governos de Países pobres para cada vez mais empobrecer os desgraçados que trabalham toda a vida, para agora andarem a pagar para que a Alemanha e outros possam estar ricos…aí ela não está nem aí……

  2. pois de acordo com os comentarios,e +++ alemanha CRIOU essa GENTE agora O MUNDO LEVA com essa gente e a PROPRIA ALEMANHA, que me PERDOEM ,é BEM FEITO que LEVEM com eles.as no seu PROPRIO PAÌS,pois na é essa gente que vive Os PROBLEMAS de MISÈRAS ,GUERRAS, etcetc,pois se ACONTESE-SE na ALEMANHA se gostavam que lhes acontece-se o MESMO!!!???????…
    Agora falam muito e acho bem que sim que se manifestem contra,masw a O.N.U. o G8 , G20 etcetc,,é que devem de resolver a BEM e em HUMANIDADE os Problemas do MUNDO,mas pareçe que o Interesse da GENTE RICA,ABASTADA, etcetc ,pelo que se esta ver cada vez ++ e os MAÇONS,ILLUMINATIS etcetc querem é a MISERIA,O GENOSIDIO,a LIMPESA gERAL de quem não interessa etcetc para a FORMAÇÃO da NOVA ORDEM MUNDIAL (N.O.M.),etcetc,mas o FIM DOS TEMPOES esta PROXIMO,e despois veremos os RESULTADOS…..

    A.G.P.

RESPONDER

Investigação portuguesa descobriu 14 espécies marinhas com potencial para produção de antibióticos

Uma investigação conjunta da Universidade de Aveiro e da Universidade Católica descobriu 14 novas espécies e um género de fungos marinhos, com potencial para produção de antibióticos, revelou esta segunda-feira fonte académica. "Neste momento, estão a …

Impossíveis de cumprir. Directores preocupados com novas regras para as escolas

As orientações da Direcção Geral de Saúde (DGS) para as escolas com vista ao regresso das aulas presenciais, em Setembro, estão a preocupar os directores dos estabelecimentos de ensino. Isto porque as consideram impossíveis de …

Homicídios disparam na maioria das cidades norte-americanas durante a pandemia

O número de homicídios cometidos em solo norte-americano disparou na maioria das cidades do país na primeira metade de 2020, comparativamente com o mesmo período do ano passado, revela uma investigação do New York Times. …

Investigadores desenvolvem robô-cientista (e já descobriu um novo catalisador)

Uma equipa de cientistas da Universidade de Liverpool, no Reino Unido, construiu um robô-cientista móvel inteligente, que realiza experiências sem ajuda humana. O novo robô-cientista toma decisões sozinho e já descobriu um novo catalisador. Segundo a …

Sérgio Figueiredo deixa direção de informação da TVI

Sérgio Figueiredo saiu do cargo de diretor de informação da TVI, anuncia a estação de televisão em comunicado enviado às redações. A cessação de funções é efetiva a partir desta sexta (10) e põe fim a …

Dinamarca lança "passaporte covid-19"

O Governo da Dinamarca lançou o "passaporte covid-19", um documento que atesta que o portador do mesmo não teve um resultado positivo ao novo coronavírus recentemente. Deverá ser utilizado em viagens internas ou externas. De …

Mais oito mortes e 342 novos casos. Mais 305 pessoas dadas como recuperadas

Portugal regista este sábado mais oito mortes por covid-19 e mais 342 casos confirmados em relação a sexta-feira, segundo dados da Direção-Geral de Saúde. De acordo com o boletim epidemiológico diário da DGS, há 46.221 casos …

Ainda há esperança para os gorilas mais raros do mundo. Foram fotografados com crias

Os gorilas do rio Cross, os mais raros do mundo, foram fotografados na Nigéria com algumas crias, aumentando a esperança para esta espécie de primatas. A fotografias foram divulgadas por uma organização não-governamental nigeriana, a …

"Já sofreu muito". Trump comuta pena de prisão do seu amigo e antigo conselheiro Roger Stone

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, comutou a pena de prisão do seu amigo e antigo conselheiro Roger Stone, que foi condenado em fevereiro a 40 meses de prisão, anunciou sexta-feira a Casa Branca. Roger …

Armas, droga, sucata e prostituição financiam neonazis portugueses (mas lucros não vão todos para a causa)

Os grupos neonazis portugueses são "bastante desorganizados" e financiam-se com dinheiro obtido em negócios ilícitos, como o tráfico de armas, de droga e de mulheres para prostituição e a sucata. Mas os ganhos obtidos não …