Merkel condena ataques “repugnantes” contra refugiados

Moritz Hager / World Economic Forum

Angela Merkel, chanceler alemã

Angela Merkel, chanceler alemã

A chanceler alemã, Angela Merkel, condenou esta segunda-feira o que chamou repugnantes atos de violência xenófoba registados no fim de semana em Heidenau, leste da Alemanha, e a “vergonhosa” presença de famílias com crianças em manifestações organizadas por neonazis.

“A chanceler e o governo no seu conjunto condenam com a maior firmeza possível os violentos incidentes e a atmosfera xenófoba” do fim de semana, afirmou o porta-voz da chanceler, Stefan Seibert.

“É repugnante a forma como extremistas de direita e neonazis procuram difundir a sua mensagem de ódio e é vergonhoso que até famílias com crianças os apoiem marchando a seu lado”, acrescentou.

A Alemanha, afirmou o porta-voz, é “um país solidário” e não vai deixar que refugiados “em situação difícil” sejam “recebidos com palavras de ódio e gritos de embriagados“.

As noites de sexta-feira e sábado foram marcadas em Heidenau (Saxónia) por confrontos entre a polícia e manifestantes de extrema-direita que protestavam contra a abertura de um centro de acolhimento de refugiados.

Este tipo de ataques tem-se multiplicado no leste de Alemanha e Merkel tem sido criticada por não falar sobre eles.

O vice-chanceler, Sigmar Gabriel, visitou hoje Heidenau para manifestar solidariedade, tendo afirmado à imprensa que o país “não vai ceder um milímetro a estes grupos de extrema-direita”.

Para Gabriel, as pessoas envolvidas nestes incidentes “nada têm que ver com a Alemanha” e a única resposta válida é “polícia, procuradoria e, se necessário, prisão“.

/Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Mas contra as exigências que faz junto dos governos de Países pobres para cada vez mais empobrecer os desgraçados que trabalham toda a vida, para agora andarem a pagar para que a Alemanha e outros possam estar ricos…aí ela não está nem aí……

  2. pois de acordo com os comentarios,e +++ alemanha CRIOU essa GENTE agora O MUNDO LEVA com essa gente e a PROPRIA ALEMANHA, que me PERDOEM ,é BEM FEITO que LEVEM com eles.as no seu PROPRIO PAÌS,pois na é essa gente que vive Os PROBLEMAS de MISÈRAS ,GUERRAS, etcetc,pois se ACONTESE-SE na ALEMANHA se gostavam que lhes acontece-se o MESMO!!!???????…
    Agora falam muito e acho bem que sim que se manifestem contra,masw a O.N.U. o G8 , G20 etcetc,,é que devem de resolver a BEM e em HUMANIDADE os Problemas do MUNDO,mas pareçe que o Interesse da GENTE RICA,ABASTADA, etcetc ,pelo que se esta ver cada vez ++ e os MAÇONS,ILLUMINATIS etcetc querem é a MISERIA,O GENOSIDIO,a LIMPESA gERAL de quem não interessa etcetc para a FORMAÇÃO da NOVA ORDEM MUNDIAL (N.O.M.),etcetc,mas o FIM DOS TEMPOES esta PROXIMO,e despois veremos os RESULTADOS…..

    A.G.P.

RESPONDER

Rio acusa Governo de falhar preparação da 2.ª vaga (e alerta que a economia pode voltar a parar)

O presidente do PSD, Rui Rio, acusou esta quarta-feira o Governo de falhar na preparação da resposta à segunda vaga da pandemia da covid-19, alertando que a economia pode voltar a parar mesmo sem decisão …

Costa descarta confinamento ou cercas sanitárias em Paços de Ferreira, Lousada e Felgueiras

O primeiro-ministro, António Costa, disse esta quarta-feira que não estão em cima da mesa cercas sanitárias ou confinamentos em Paços de Ferreira, Lousada ou Felgueiras, concelhos do distrito do Porto onde o número de novas …

Espanha supera um milhão de infetados. França pondera estado de emergência até fevereiro

Espanha ultrapassou esta quarta-feira um milhão de infetados por covid-19, no mesmo dia em que o Governo francês admitiu estar a ponderar manter o estado de emergência até fevereiro e algumas medidas até abril. Espanha …

Há 49 escolas com surtos ativos de covid-19

Cerca de meia centena de escolas têm surtos ativos de covid-19, avançou esta quarta-feira a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, que fez um balanço positivo das primeiras semanas de aulas. "Neste momento, estão ativos 49 surtos …

Índia pode atingir os 600 milhões de casos de covid-19 em fevereiro, dizem especialistas

Mais de 600 milhões de indianos, mais da metade da população do país, provavelmente serão infetados com o novo coronavírus até fevereiro de 2021, segundo um painel de especialistas que aconselha o Governo do país. Segundo …

Ficheiro apreendido a Rui Pinto tinha número de telemóvel da procuradora

Um ficheiro de um dos dispositivos apreendidos ao criador do ‘Football Leaks’, Rui Pinto, contém o número de telemóvel da procuradora do Ministério Público (MP) envolvida no julgamento, Marta Viegas, confirmou a própria na 15.ª …

Rio anuncia vota contra no OE. "O PSD é mais responsável na oposição do que o PS no Governo"

O presidente do PSD anunciou esta quarta-feira o voto contra do partido na proposta de Orçamento do Estado para 2021, dizendo que esse é “o único voto coerente” e porque outra votação nem sequer “evitaria …

"A pandemia derrubou-me." "Pepe" Mujica, ex-Presidente do Uruguai, abandona a política

O ex-presidente uruguaio José "Pepe" Mujica disse que continuará a ser "conselheiro" dos companheiros de partido. José "Pepe" Mujica, ex-Presidente do Uruguai, renunciou esta terça-feira ao seu lugar no Senado e abandonou definitivamente a política ativa. …

Milhares de reclusos na Nigéria fugiram depois de invasões a prisões

De acordo com as autoridades nigerianas, cerca de 2000 presos fugiram de prisões na Nigéria, após os locais terem sido invadidos por multidões. Foi imposto um recolher obrigatório em resposta à agitação resultante de duas …

Manuel Maria Carrilho absolvido pela terceira vez do crime de violência doméstica

O ex-ministro Manuel Maria Carrilho foi esta quarta-feira novamente absolvido do caso de violência doméstica em que era suspeito de ter agredido a apresentadora de televisão Bárbara Guimarães. Em comunicado Manuel Maria Carrilho explica que o …