Merkel condena ataques “repugnantes” contra refugiados

Moritz Hager / World Economic Forum

Angela Merkel, chanceler alemã

Angela Merkel, chanceler alemã

A chanceler alemã, Angela Merkel, condenou esta segunda-feira o que chamou repugnantes atos de violência xenófoba registados no fim de semana em Heidenau, leste da Alemanha, e a “vergonhosa” presença de famílias com crianças em manifestações organizadas por neonazis.

“A chanceler e o governo no seu conjunto condenam com a maior firmeza possível os violentos incidentes e a atmosfera xenófoba” do fim de semana, afirmou o porta-voz da chanceler, Stefan Seibert.

“É repugnante a forma como extremistas de direita e neonazis procuram difundir a sua mensagem de ódio e é vergonhoso que até famílias com crianças os apoiem marchando a seu lado”, acrescentou.

A Alemanha, afirmou o porta-voz, é “um país solidário” e não vai deixar que refugiados “em situação difícil” sejam “recebidos com palavras de ódio e gritos de embriagados“.

As noites de sexta-feira e sábado foram marcadas em Heidenau (Saxónia) por confrontos entre a polícia e manifestantes de extrema-direita que protestavam contra a abertura de um centro de acolhimento de refugiados.

Este tipo de ataques tem-se multiplicado no leste de Alemanha e Merkel tem sido criticada por não falar sobre eles.

O vice-chanceler, Sigmar Gabriel, visitou hoje Heidenau para manifestar solidariedade, tendo afirmado à imprensa que o país “não vai ceder um milímetro a estes grupos de extrema-direita”.

Para Gabriel, as pessoas envolvidas nestes incidentes “nada têm que ver com a Alemanha” e a única resposta válida é “polícia, procuradoria e, se necessário, prisão“.

/Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Mas contra as exigências que faz junto dos governos de Países pobres para cada vez mais empobrecer os desgraçados que trabalham toda a vida, para agora andarem a pagar para que a Alemanha e outros possam estar ricos…aí ela não está nem aí……

  2. pois de acordo com os comentarios,e +++ alemanha CRIOU essa GENTE agora O MUNDO LEVA com essa gente e a PROPRIA ALEMANHA, que me PERDOEM ,é BEM FEITO que LEVEM com eles.as no seu PROPRIO PAÌS,pois na é essa gente que vive Os PROBLEMAS de MISÈRAS ,GUERRAS, etcetc,pois se ACONTESE-SE na ALEMANHA se gostavam que lhes acontece-se o MESMO!!!???????…
    Agora falam muito e acho bem que sim que se manifestem contra,masw a O.N.U. o G8 , G20 etcetc,,é que devem de resolver a BEM e em HUMANIDADE os Problemas do MUNDO,mas pareçe que o Interesse da GENTE RICA,ABASTADA, etcetc ,pelo que se esta ver cada vez ++ e os MAÇONS,ILLUMINATIS etcetc querem é a MISERIA,O GENOSIDIO,a LIMPESA gERAL de quem não interessa etcetc para a FORMAÇÃO da NOVA ORDEM MUNDIAL (N.O.M.),etcetc,mas o FIM DOS TEMPOES esta PROXIMO,e despois veremos os RESULTADOS…..

    A.G.P.

RESPONDER

Israel. Netanyahu propõe ao partido da oposição criar um "governo de unidade"

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, desafiou nesta quinta-feira Benny Gantz, líder do partido rival, para formar um "governo de unidade". As eleições em Israel, na terça-feira, determinaram um cenário em que nem o partido Likud …

Dez anos depois, Naide Gomes vai receber medalha de bronze dos Mundiais

A antiga atleta portuguesa Naide Gomes vai receber, nos Mundiais de atletismo, em Doha, a medalha de bronze referente à prova de salto em comprimento dos Mundiais de 2009, que se disputaram em Berlim. A antiga …

Filho de José Eduardo dos Santos começa a ser julgado a 25 de setembro

O ex-presidente do Fundo Soberano de Angola José Filomeno dos Santos vai começar a ser julgado a 25 de setembro. "Zenu" é acusado de branqueamento de capitais e peculato. José Filomeno dos Santos, antigo presidente do …

Opções de Bruno Lage criticadas. "Não faz sentido estrear jovens"

Na sequência da derrota caseira com o RB Leipzig, em jogo da primeira jornada da Liga dos Campeões, o empresário Bruno Costa Carvalho criticou as opções do treinador benfiquista. "Não faz sentido o Lage, a quem …

Associações querem maior acesso a medicamentos inovadores para esclerose múltipla

Associações representativas dos cidadãos com esclerose múltipla divulgaram esta quinta-feira uma carta aberta em que defendem um maior acesso a medicamentos inovadores e que cada doente tenha um plano integrado de gestão da doença. Na carta …

Conceição sobre Nakajima: "Não basta ter contrato com o FC Porto, é preciso senti-lo"

Na antevisão ao jogo com o Young Boys para a Liga Europa, que acontece esta quinta-feira no Estádio do Dragão, o treinador tentou pôr um ponto final na polémica com o jogador japonês. Depois da vitória …

Arábia Saudita diz que ataque foi "inquestionavelmente patrocinado pelo Irão"

O Ministério da Defesa da Arábia Saudita defende que o ataque a duas instalações petrolíferas no sábado foi "inquestionavelmente patrocinado pelo Irão". As tensões começam a escalar no Médio Oriente, principalmente após o ataque de sábado …

Elisa Ferreira vai tutelar fundos distribuídos pelo marido. PE reunido para analisar "conflito de interesses"

A comissária portuguesa vai gerir a pasta que integra os fundos distribuídos pelo marido, presidente da CCDRN. Eurodeputados falam em conflito de interesses. A Comissão de Assuntos Jurídicos do Parlamento Europeu (PE) está reunida em Estrasburgo, …

​ERSE diz que "não tem capacidade" para analisar preço dos combustíveis

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) admitiu que não tem capacidade para analisar o preço dos combustíveis, afirmou a presidente do regulador, Cristina Portugal, em entrevista ao programa Hora da Verdade, da Renascença e …

Autarca de Amarante nega ter participado em viagem à Turquia

A Câmara de Amarante informou hoje que "nenhum autarca" do município participou numa viagem à Turquia, paga por uma empresa investigada pelo Ministério Público (MP). Em comunicado enviado ao ZAP, a câmara refere que o presidente …