Mergulhadores descobrem naufrágio épico de tragédia perdida da II Guerra Mundial

Rick Ayrton / Divernet

Hélice de um dos navios da 9ª Flotilha de LCT da Marinha Real Britânica perdidos na II Guerra Mundial

Uma equipa técnica de mergulho do Reino Unido terá localizado o naufrágio de um dos seis veículos anfíbios de desembarque perdidos a cerca de 80 km a norte da Cornualha, numa tragédia esquecida da Segunda Guerra Mundial.

Uma equipa de mergulhadores, constituída por um grupo de voluntários britânicos conhecidos como Gasperados, terá descoberto um naufrágio da Segunda Guerra Mundial a 80 km a norte da Cornualha.

Enquanto procurava um naufrágio numa missão privada, o grupo de mergulhadores encontrou misteriosas ruínas submarinas que pareciam ser de uma frota perdida de navios da Marinha Real Britânica.

Segundo reporta o Divernet, a descoberta do naufrágio, a cerca de 100 metros de profundidade no Mar Celta, levou os Gasperados a consultar Harry Bennett, professor associado de História na Universidade de Plymouth.

Após analisar fotografias do local do naufrágio, Bennett sugeriu que o naufrágio poderia ser um dos LTC (Landing Craft Tank) — um veículo anfíbio de desembarque — tragicamente perdidos durante uma tempestade enquanto eram rebocados para o teatro de guerra do Pacífico, durante a II Guerra Mundial.

Em outubro de 1944, os seis navios da 9ª Flotilha de LCT da Marinha Real Britânica enfrentaram ventos extremos enquanto eram rebocados em direção ao Mar Mediterrâneo.

Os transportadores, não tendo sido concebidos para suportar condições tão extremas, não foram capazes de resistir ao mau tempo. Seis dos nove LTC naufragaram, e mais de 50 marinheiros perderam a vida.

As fotos tiradas no local do naufrágio revelam características consistentes com os LCTs da época, reforçando a ideia de que o naufrágio descoberto é um destes navios perdidos.

Apesar de a posição oficial do naufrágio estar a cerca de 70km de distância do local agora descoberto, Bennett considera que ventos e ondas poderão ter facilmente movido navio tão leves quanto os LTC.

“A trágica história da flotilha perdida de LCTs que este naufrágio traz à tona recorda-nos que, durante uma guerra, os marinheiros não enfrentam apenas as forças inimigas — também têm que lidar com os seus velhos inimigos naturais: tempestades implacáveis e um mar cruel, às vezes com resultados fatais”, realçou Steve Mortimer, mergulhador dos Gasperados, ao Divernet.

Embora não tenha ainda sido identificado exatamente dos transportadores perdidos foi agora encontrado pelos Gasperados, uma coisa parece certa: a equipa descobriu uma relíquia da era da II Guerra Mundial.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.