Mercadona paga 384 milhões em prémios aos trabalhadores

Mercadona

Supermercados Mercadona

 

Os acionistas da cadeia espanhola de supermercados Mercadona anunciaram esta segunda-feira ter distribuído em fevereiro e março mais de 384 milhões de euros em prémios aos 90.000 colaboradores em Espanha e Portugal.

A informação foi revelada através de um comunicado citado pela agência Lusa.

“Deste valor total, 340 milhões de euros dizem respeito ao prémio anual, correspondente a 25% do lucro obtido em 2019, e, no final de março, 44 milhões de euros em prémio de ‘reconhecimento pelo esforço e o compromisso’ dos colaboradores perante a pandemia”.

Segundo precisa, os 340 milhões de euros relativos ao prémio anual foram atribuídos adicionalmente à retribuição mensal, representando um vencimento extra (a partir de um ano de antiguidade) ou dois vencimentos adicionais (após os cinco anos de antiguidade), que foram recebidos “por 99% dos colaboradores”.

Inserida na política de recursos humanos e de retribuição variável da Mercadona, a partilha com os colaboradores do lucro obtido no exercício anterior acontece há 19 anos e visa “premiar todos os membros da sua equipa com mais de um ano de antiguidade, cujo envolvimento ao longo dos 12 meses permitiu cumprir os objetivos pessoais especificamente definidos para o seu posto de trabalho, bem como os da empresa”.

No vencimento de março, e dada a situação excecional criada pela crise sanitária provocada pelo novo coronavírus (covid-19), a cadeia espanhola distribuiu ainda a todos os 90.000 colaboradores na Península Ibérica um ‘Prémio de Reconhecimento pelo Esforço e o Compromisso’, no valor total de 44 milhões de euros, equivalente a 20% da retribuição mensal bruta.

Mais de 90.000 trabalhadores

Além do prémio anual previsto na política da empresa, a Mercadona destaca entre as condições laborais que oferece aos seus colaboradores um contrato efetivo desde o primeiro dia, um incremento anual de 11% no vencimento durante os primeiros cinco anos na empresa e salários “acima da média do setor”.

A equipa da Mercadona é formada por 90.000 pessoas, das quais 900 em Portugal, tendo a empresa criado no ano passado 4.200 novos postos de trabalho, 600 em Portugal.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 280 mil mortos e infetou mais de quatro milhões de pessoas em 195 países e territórios. Em Portugal, morreram 1.135 pessoas das 27.581 confirmadas como infetadas, e há 2.549 casos recuperados, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Vacina da Janssen deverá ser aprovada na Europa a 11 de março. Imunizante só requer uma toma

A Agência Europeia do Medicamento convocou uma reunião extraordinária para concluir a avaliação da vacina à covid-19 da multinacional Janssen, com vista a colocá-la rapidamente no mercado. Neste sentido, espera-se que haja mais uma vacina contra …

Medina leva nega. Bloco, PCP e PAN querem concorrer sozinhos em Lisboa

O anúncio de que Carlos Moedas vai encabeçar a candidatura PSD/CDS à Câmara Municipal de Lisboa uniu a direita, mas não mudou a estratégia da esquerda. O Bloco, o PCP e o PAN querem concorrer …

Coates alcançou feito sem paralelo na Europa

Coates não comete uma única falta há mais de um mês, embora tenha sido totalista de minutos nesse período. É o único jogador das principais ligas europeias a consegui-lo. Provavelmente já não se lembra da última …

"Nunca batem certo". Madeira contesta dados do boletim da DGS

As autoridades regionais madeirenses afirmam que "os números fidedignos são os dados reportados, diariamente, pela Direção Regional de Saúde". A Direção Regional da Saúde (DRS) da Madeira contestou, esta terça-feira, os dados reportados nos boletins da …

I Liga pondera reduzir número de equipas a partir de 2022/2023

O desportivo Record avança esta quarta-feira que a Liga de Clube pondera reduzir o número de equipas em competição na I Liga já a partir da época de 2022/2023. Em cima da mesa está a redução …

Sob risco de expulsão, Fidesz de Orbán deixa bancada do Partido Popular Europeu pelo próprio pé

O partido Fidesz, liderado pelo primeiro-ministro húngaro Viktor Orbán, vai deixar a bancada do Partido Popular Europeu no Parlamento Europeu. De acordo com a agência Reuters, o partido Fidesz, que governa a Hungria, anunciou esta quarta-feira …

Varandas move mundos e fundos por João Mário, que ganha dobro do teto salarial

Frederico Varandas está disposto a investir na contratação em definitivo de João Mário. O médio do Inter ganha quase o dobro do teto salarial em Alvalade. "João Mário é para ficar", lê-se esta quarta-feira na capa …

Moedas é a cara de uma megacoligação em Lisboa. PSD tenta fechar Santana em Sintra

Aliança, RIR, MPT e PPM também estão fechados. Carlos Moedas vai encabeçar a candidatura PSD/CDS à Câmara Municipal de Lisboa, uma megacoligação de centro-direita. O Público avança que a participação do Aliança, do Reagir, Incluir e …

Neandertais tinham a capacidade de falar e perceber a linguagem humana

Um novo estudo mostra que os nossos parentes Neandertais tinham a capacidade de ouvir e produzir os sons da fala dos humanos modernos. Nos últimos anos, várias evidências científicas provaram que os Neandertais eram muitos …

Maria José Valério morre vítima de covid-19 ao 87 anos

A cançonetista Maria José Valério, que deu voz à "Marcha do Sporting", morreu esta quarta-feira em Lisboa, aos 87 anos, vítima de covid-19, disse fonte da Casa do Artista. A intérprete de "Menina dos Telefones" (1961) …