Mercado fechado. Sporting faz história, Benfica resolve “novela” e FC Porto intacto

O último dia da janela de transferências de inverno ficou marcado pela transferência recorde de Paulinho para o Sporting CP. O Benfica fechou a contratação de Lucas Veríssimo e o FC Porto não comprou nem vendeu.

O Sporting CP consumou a transferência mais cara da sua história no último dia do mercado de inverno em Portugal, pagando 16 milhões de euros ao Sporting de Braga por 70% do passe de Paulinho.

https://twitter.com/_Goalpoint/status/1356401726887178241

O reforço mais desejado pelo treinador Rúben Amorim assinou por quatro anos e meio, ficou blindado com uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros e suplantou os 11,85 milhões investidos no holandês Bas Dost, recrutado aos alemães do Wolfsburgo na época 2016/17.

Envolvidos no negócio, o avançado esloveno Andraz Sporar rumou por empréstimo ao Sporting de Braga, dispondo de uma opção de compra de 7,5 milhões de euros no final da época, enquanto o defesa colombiano Cristián Borja assinou a título definitivo por três milhões.

https://twitter.com/SCBragaOficial/status/1356392711453085696

Além de Paulinho, o Sporting promoveu o regresso inesperado do lateral direito João Pereira a Alvalade, onde esteve de 2010 a 2012 e em 2015/16, com a perspetiva de terminar a carreira no verão, após quatro temporadas e meia nos turcos do Trabzonspor.

Já o lateral esquerdo brasileiro Matheus Reis deixou o Rio Ave para se juntar aos ‘leões’ nas últimas horas do mercado, com Rafael Camacho a fazer o caminho inverso, numa jogada tripla do atual líder do campeonato para atacar o título que foge desde 2001/02.

Esse contexto faz reavivar o defeso invernal de 1999/2000, quando o então treinador do Sporting Augusto Inácio recebeu os defesas brasileiros César Prates e André Cruz e o avançado belga Mbo Mpenza e acabou com um interregno de 18 anos sem festejos.

Realidade inversa expressou o campeão nacional FC Porto, ao descartar qualquer cara nova, à imagem de Belenenses SAD e Boavista, forçado a adiar o negócio com o Desportivo de Chaves por Juninho devido a um súbito impedimento de inscrições.

O Benfica resolveu a ‘novela’ Lucas Veríssimo em meados de janeiro, pagando 6,5 ME pelo defesa brasileiro revelado no Santos, e inseriu nos quadros da Liga de clubes o central argentino Germán Conti, regressado da cedência aos mexicanos do Atlas.

O defesa Pedro Álvaro e o médio David Tavares viram serem antecipados o fim dos respetivos empréstimos a Belenenses SAD e Moreirense e foram reintegrados na equipa B dos ‘encarnados’, que tinham investido como nunca no verão, ao gastar 98,5 ME.

Oitavo clube europeu com mais lucro em janeiro, o Sporting de Braga apostou no médio brasileiro Lucas Piazón, que se desvinculou do Chelsea, depois de época e meia ao serviço do Rio Ave, e acolheu o regresso do compatriota Cajú, cedido ao Goiás.

A segunda janela de transferências de 2020/21 agudizou os efeitos financeiros provocados pela pandemia de covid-19, tendo o Vitória de Guimarães, um dos clubes mais ativos no verão, incorporado apenas Rúben Lameiras, oriundo do Famalicão.

O Paços de Ferreira conseguiu ‘segurar’ o médio luso-canadiano Stephen Eustáquio, desembolsando 2,5 ME aos cofres dos mexicanos do Cruz Azul, e acertou com os franceses do Guingamp o empréstimo do defesa esquerdo Pedro Rebocho.

Se os médios Hidemasa Morita (ex-Kawasaki Frontale) e Rúben Oliveira e o dianteiro Rui Costa (ex-Deportivo da Corunha) ingressaram no Santa Clara, os defesas André Pinto e Tomás Tavares, cedido pelo Benfica, e o avançado Licá assinaram pelo Farense.

O defesa Abdoulaye Ba (ex-Dínamo de Bucareste) e o médio David Simão regressaram ao futebol português através do Moreirense, que voltou a contar com o goleador Rafael Martins (ex-Zhejiang Greentown), melhor marcador da história dos minhotos na I Liga.

O Marítimo garantiu os defesas Andreas Karo (ex-Lazio) e Tim Soderstrom (ex-Hammarby), o médio Stefano Beltrame (ex-CSKA Sofia) e o avançado Sassá (ex-Cruzeiro), enquanto Marco Matias e Éber Bessa (ex-Botafogo) reforçaram o Nacional.

Para a Choupana também viajou o dianteiro Pedro Mendes, cedido pelo Sporting até ao final da época, em moldes idênticos à entrada do colega de setor Pedro Marques no Gil Vicente, nova casa do defesa Paulinho (ex-AEK Atenas) e do médio Pedrinho (ex-Riga).

O Rio Ave compensou a saída de Bruno Moreira para Portimão com os desconhecidos Anderson Cruz e Júnior Brandão, acompanhados pelo defesa Sávio e o médio Guga, proveniente do Famalicão, o emblema com mais contratações efetuadas em janeiro.

Entre as nove caras novas, destaque para os jovens Rúben Vinagre (emprestado pelo Wolves), Manuel Ugarte (ex-Fénix) e Pêpê Rodrigues (cedido pelo Olympiacos) e os experientes Diogo Figueiras (ex-Braga) e Alexandre Guedes (ex-Vitória de Guimarães).

Ivo Rodrigues (ex-Antuérpia), Bozhidar Kraev (emprestado pelo Midtjylland) e Heriberto Tavares (cedido pelo Stade Brest) voltam a atuar na I Liga, patamar em que o histórico internacional japonês Keisuke Honda se irá estrear com as cores do Portimonense.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Marinha dos EUA está a desenvolver drones para matar ovos em ninhos de pássaros selvagens

A Marinha norte-americana e a empresa Hitron Technologies uniram esforços para desenvolver um drone autónomo projetado especificamente para procurar e destruir o maior inimigo da Marinha: os pássaros. Os drones, que estão já a ser testados …

Cientistas criam hologramas que se movem pelo ar

Uma equipa de cientistas da Universidade Brigham Young, nos Estados Unidos, conseguiu desenvolver um holograma que projeta imagens em movimento. Se é fã de Star Treck, ficará impressionado com a mais recente inovação. Um grupo de …

Gangue detido por falsificar a especiaria mais cara do mundo

As autoridades espanholas detiveram um gangue que fazia milhões de euros por ano a falsificar a especiaria mais cara do mundo: o açafrão. Os 17 membros da quadrilha foram detidos na região de Castela-Mancha. Os criminosos …

Santuário medieval recebe escultura em pedra que usa máscara contra a covid-19

Uma catedral histórica do Reino Unido renovou um santuário do século XIV, acrescentando um detalhe que coloca em evidência o momento pandémico que o mundo vive. Agora, a nova escultura está a usar uma máscara …

Aos 10 anos, Adewumi chegou à elite mundial do xadrez (e fugiu ao Boko Haram)

Tanitoluwa Adewumi foi perseguido pelo Boko Haram, fugiu da Nigéria e foi sem-abrigo nos Estados Unidos. Agora, com apenas 10 anos, chegou à elite mundial do xadrez. Grande Mestre é um dos títulos vitalícios concedidos pela …

Hegemonia económica da China cada vez mais longe. Queda demográfica coloca Pequim sob pressão

O objetivo do país é tornar-se na maior potência económica do mundo nos próximos anos, mas a corrida pela hegemonia - disputada com os EUA - pode não ser uma meta fácil de alcançar. O …

Miss Universo 2021. Concorrente da Singapura usa roupa com o slogan "Stop Asian Hate"

Bernadette Belle Ong, uma concorrente do Miss Universo 2021, vestiu uma roupa com as cores de Singapura que continha as palavras Stop Asian Hate ("parem com o ódio contra os asiáticos"). Bernadette Belle Ong aproveitou o …

A Índia está a tornar quase impossível a vacinação dos sem-abrigo

A Índia está a dificultar o processo de vacinação dos sem-abrigo, uma vez que o programa requer um número de telemóvel e uma morada residencial. Muitas pessoas não têm nem um, nem outro.  Na Índia, quase …

Violência contra as mulheres é "uma pandemia", alerta ONU

Uma década após a criação da Convenção de Istambul, o marco dos tratados de direitos humanos para acabar com a violência de género, as mulheres enfrentam um ataque global aos seus direitos e segurança, alertaram …

Já se sabe qual a ocasião mais perdida do ano devido à pandemia (e há uma campanha para compensar)

Tomar um café com um amigo ou um familiar é o momento mais perdido do último ano devido à pandemia de covid-19. Nos últimos 12 meses, e em todas as cidades europeias, estima-se ter havido …