Mensagem numa garrafa encontrada após 135 anos. Pode ser a mais antiga de sempre

Peter Allan

Mensagem com 135 anos encontrada numa garrafa no piso de uma casa, na Escócia

Uma mensagem com 135 anos foi recentemente encontrada dentro de uma garrafa, escondida no piso de uma casa na Escócia. Caso esta descoberta seja autêntica e datada com precisão, pode roubar o título da mensagem mais antiga do mundo encontrada numa garrafa.

A garrafa foi descoberta pelo canalizador Peter Allan, de 50 anos, em Edimburgo. “A sala tem 10 por 15 pés [cerca de 3 metros por 4,5] e cortei exatamente ao redor da garrafa, sem saber que ela estava lá. Não consigo acreditar”, disse à BBC. “Cortei um buraco aleatório para encontrar um tubo e lá estava [a garrafa]”, continuou.

Peter Allan contou que a mensagem foi descoberta sob o que teria sido um quarto de empregada quando a casa foi construída. Atualmente, a casa é habitada por Eilidh Stimpson, uma médica de Edimburgo, que ali mora com o marido e os dois filhos, de oito e 10 anos.

“Estávamos a tentar desesperadamente tirar a nota com uma pinça e um alicate, mas começou a rasgar. Não a queríamos danificar mais, pelo que, lamentavelmente, tivemos de partir a garrafa”, contou Eilidh ao Edimburgo Live.

O bilhete, datado e assinado por dois trabalhadores, dizia: “James Ritchie e John Grieve instalaram este piso, mas não beberam o uísque. 06 de outubro de 1887. Quem encontrar esta garrafa pode pensar que a nossa poeira está a soprar ao longo da estrada”.

Um amigo da família verificou os Censos de 1881 e encontrou os nomes dos dois homens, que moravam a poucos quilómetros de distância, na região de Newington, em Edimburgo. Desde então, um curador da Biblioteca Nacional da Escócia recomendou à família que preservasse o bilhete num envelope livre de ácidos.

“Encomendei alguns envelopes e vamos encaixilhá-lo com um pedaço da garrafa, como o gargalo”, indicou Eilidh.

A mulher referiu que a família pretende colocar uma outra garrafa de volta no buraco antes que este seja fechado, com um novo bilhete contendo uma transcrição da mensagem original. “Pensar que ficou lá todo esse tempo e poderia ter ficado lá para sempre é incrível”, comentou ainda.

Com 135 anos, esta é uma mensagem excecionalmente antiga – talvez a mais antiga alguma vez encontrada dentro de uma garrafa.

Antes desta descoberta, a recordista era uma garrafa com 132 anos, encontrada em 2018 por uma família numa praia na Austrália. Tratava-se de uma garrafa de gin holandesa, do final do século XIX. No interior encontraram uma nota escrita em alemão, explicando que tinha sido deixada a cerca de 950 quilómetros da costa, no Oceano Índico. A nota era datada de 12 de junho de 1886.

Caso esta recente descoberta na Escócia seja autêntica e datada com precisão, pode roubar o título da mensagem mais antiga do mundo encontrada numa garrafa.

Taísa Pagno //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.