Mensagem em garrafa atravessou o Atlântico e foi encontrada nos Açores

Três anos depois de ter sido lançada ao mar, uma mensagem numa garrafa uniu dois adolescentes separados pelo Oceano Atlântico.

Em 2018, durante um feriado (25 de novembro) no estado norte-americano de Rhode Island, no leste dos Estados Unidos, Sean Smith decidiu atirar uma mensagem, dentro de uma garrafa, ao mar.

“É Dia de Ação de Graças. Tenho 13 anos e estou a visitar a família em Rhode Island. Sou de Vermont. Se alguém encontrar esta mensagem, envie um e-mail para [email protected]”, escreveu o razpaz, agora com 16 anos.

Há cerca de três semanas, e três anos depois de ter sido lançada ao mar, a mensagem foi encontrada a mais de 3 mil milhas (4820 quilómetros) de distância, nos Açores.

Segundo a BBC, foi Christian Santos, de 17 anos, quem descobriu a garrafa enquanto pescava com o primo em águas rasas do arquipélago português. “Peguei na garrafa e vi que tinha um papel lá dentro. Achei interessante e fui mostrar à minha mãe”, contou ao jornal Boston Globe.

Molly Santos, mãe do adolescente, disse-lhe que o papel era proveniente de Massachusetts, onde Christian tinha nascido antes de a sua família se mudar para os Açores.

Curiosos para saber um pouco mais sobre o autor da mensagem, Christian e a mãe decidiram seguir as instruções da garrafa e enviaram um e-mail. No entanto, não obtiveram qualquer resposta, uma vez que Sean já se tinha esquecido de verificar a caixa de correio eletrónico que tinha criado para o efeito.

Molly partilhou a história nas redes sociais, que acabou por chegar à imprensa. Uma semana depois, Sean viu uma notícia sobre a descoberta da sua mensagem.

A minha primeira reação foi tipo: que diabos?“, disse à cadeia britânica.

O adolescente detalhou que a mensagem foi uma das muitas garrafas que ele e os familiares atiraram ao oceano em 2018. “Algumas foram encontradas não muito tempo depois, mas, passado este tempo todo, eu já me tinha esquecido completamente de que tínhamos feito isto”, contou.

Sean espera agora manter o contacto com o amigo açoriano.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Tendo em conta que o Açores ficam quase no meio do Atlântico, a garrafa só atravessou “meio” Atlântico e não “o” Atlântico.

RESPONDER

Nova tecnologia microondas permite "ver" através das paredes

Investigadores do US National Institute of Standards and Technology (NIST), nos Estados Unidos, desenvolveram um novo sistema de radar que pode produzir imagens em tempo real de objetos que se encontram atrás de paredes ou …

Pizza para Itália e salmão para a Noruega. Emissora pede desculpa por imagens usadas nos Jogos Olímpicos

O canal de televisão sul-coreano MBC pediu desculpa publicamente após usar imagens para representar países durante a cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Fotos de pizza para a comitiva italiana, de salmão para a …

"Quanto mais cedo, melhor". A dona da Marlboro apoia a proibição dos cigarros até 2030

O CEO da Philip Morris Internacional, dona da Marlboro, apoia a proibição da venda de cigarros, mas os activistas anti-tabaco já acusaram a empresa de hipocrisia por tentar comprar uma farmacêutica enquanto lucra com o …

Bezos e Branson não são astronautas, clarifica Administração da Aviação norte-americana

Dúvida instalou-se depois dos voos que levaram os dois bilionários ao espaço. Novas diretrizes da Administração Federal de Aviação vêm esclarecer.  Após os voos que os tornaram nos primeiros turistas espaciais, Jeff Bezos e Richard Branson …

Soldados afegãos buscam refúgio no Paquistão após perderem postos na fronteira

Quase meia centena de soldados afegãos buscaram asilo no Paquistão após perderem para os Talibãs o controle das posições militares na fronteira, informou o exército paquistanês esta segunda-feira. Centenas de soldados do exército afegão e oficiais …

Portugal ultrapassa Estados Unidos em população com vacinação completa

EUA vivem atualmente um planalto no seu processo de vacinação, com pouco mais de meio milhão de cidadãos a serem vacinados diariamente. Desaceleração no ritmo de inoculações é atribuída a motivações pessoais da população e …

Mulher que vestia camisola com capa do Charlie Hebdo ferida em Londres

Uma mulher que vestia uma camisola estampada com uma capa da revista satírica francesa Charlie Hebdo foi ferida levemente com arma branca no domingo em Hyde Park, em Londres, informou a polícia, que pediu colaboração …

Novo Banco. Comissão de inquérito aprova que resolução do BES foi "fraude política"

A comissão de inquérito ao Novo Banco aprovou uma proposta do PCP de alteração ao relatório referindo que a resolução do BES e a sua capitalização inicial, de 4.900 milhões de euros, foi "uma fraude …

BCP prevê saída de mais de 800 trabalhadores e admite despedimento coletivo

O presidente do BCP disse esta segunda-feira que deverão sair do banco mais de 800 trabalhadores, abaixo da meta inicial de 1.000, mas que depende dos funcionários que aceitarem rescindir e mantém a possibilidade de …

Jogos Olímpicos. Ouro e prata para atletas de...13 anos

Pódio muito jovem na estreia do skate feminino. A espreitar o pódio ficou uma norte-americana com quase o triplo da idade. O skate está a "viver" os seus primeiros dias na história dos Jogos Olímpicos. Inserido …