/

Mensagem em garrafa atravessou o Atlântico e foi encontrada nos Açores

1

Três anos depois de ter sido lançada ao mar, uma mensagem numa garrafa uniu dois adolescentes separados pelo Oceano Atlântico.

Em 2018, durante um feriado (25 de novembro) no estado norte-americano de Rhode Island, no leste dos Estados Unidos, Sean Smith decidiu atirar uma mensagem, dentro de uma garrafa, ao mar.

“É Dia de Ação de Graças. Tenho 13 anos e estou a visitar a família em Rhode Island. Sou de Vermont. Se alguém encontrar esta mensagem, envie um e-mail para [email protected]”, escreveu o razpaz, agora com 16 anos.

Há cerca de três semanas, e três anos depois de ter sido lançada ao mar, a mensagem foi encontrada a mais de 3 mil milhas (4820 quilómetros) de distância, nos Açores.

Segundo a BBC, foi Christian Santos, de 17 anos, quem descobriu a garrafa enquanto pescava com o primo em águas rasas do arquipélago português. “Peguei na garrafa e vi que tinha um papel lá dentro. Achei interessante e fui mostrar à minha mãe”, contou ao jornal Boston Globe.

Molly Santos, mãe do adolescente, disse-lhe que o papel era proveniente de Massachusetts, onde Christian tinha nascido antes de a sua família se mudar para os Açores.

Curiosos para saber um pouco mais sobre o autor da mensagem, Christian e a mãe decidiram seguir as instruções da garrafa e enviaram um e-mail. No entanto, não obtiveram qualquer resposta, uma vez que Sean já se tinha esquecido de verificar a caixa de correio eletrónico que tinha criado para o efeito.

Molly partilhou a história nas redes sociais, que acabou por chegar à imprensa. Uma semana depois, Sean viu uma notícia sobre a descoberta da sua mensagem.

A minha primeira reação foi tipo: que diabos?“, disse à cadeia britânica.

O adolescente detalhou que a mensagem foi uma das muitas garrafas que ele e os familiares atiraram ao oceano em 2018. “Algumas foram encontradas não muito tempo depois, mas, passado este tempo todo, eu já me tinha esquecido completamente de que tínhamos feito isto”, contou.

Sean espera agora manter o contacto com o amigo açoriano.

Liliana Malainho, ZAP //

1 Comment

  1. Tendo em conta que o Açores ficam quase no meio do Atlântico, a garrafa só atravessou “meio” Atlântico e não “o” Atlântico.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.