Comprar casa no Porto: há um ano havia 100 casas disponíveis, agora há 67

Porto é uma das capitais de distrito com menos casas à venda, superada apenas por Coimbra e Faro. Há menos 25% de casas à venda em Portugal.

O mercado imobiliário em Portugal continua numa fase inédita e há menos casas disponíveis para compra.

Os números publicados nesta quarta-feira pelo portal Idealista revelam que, após o segundo trimestre deste ano, passou a haver menos 25% de casas à venda.

A comparação é feita com os números relativos ao segundo trimestre de 2021.

Olhando para as capitais de distrito, Faro é a que se destaca: há menos 37% de casas disponíveis para compra.

Números semelhantes têm Coimbra (-34%) e Porto (-33%). Ou seja, num espaço onde havia 100 casas à venda há um ano, agora há 66 ou 67. Vila Real tem menos 31% de casas disponíveis.

Diversas capitais de distrito registaram quedas consideráveis: Beja, Braga, Évora, Leiria, Lisboa, Portalegre, Setúbal, Viana do Castelo – todas com quedas entre 21% e 27%.

Só há duas capitais de distrito onde agora há mais casas à venda do que no final de Junho de 2021: Santarém (subida de 11%) e Guarda, com um aumento considerável de 28%.

Em relação aos distritos no geral, os valores mudam um pouco mas o panorama é semelhante: Faro com menos 38% de casas à venda, Guarda com aumento de 27%.

A diferença mais visível decorre em Santarém: há mais casas à venda na cidade, mas há menos casas à venda no distrito todo (-10%).

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.