Menos 23 mil senhorios declaram rendas ao fisco

Entre 2015 e 2017, houve uma redução de mais de 23 mil senhorios a declarar rendimentos de arrendamentos de longa duração, segundo dados da Autoridade Tributária e Aduaneira.

Apesar da subida do preço das rendas, o número de senhorios que as declaram ao fisco diminuiu 4% em dois anos, avança o Diário de Notícias.

Em 2015, foram mais de 570 mil contribuintes a declarar rendimentos provenientes de rendas. Este ano, o número recuou para 546 770, uma redução de mais de 23 mil pessoas. Ainda assim, esta descida foi acompanhada por uma ligeira subida no valor declarado.

No IRS para 2017, relativo a rendimentos do ano anterior, foram declarados 3,05 mil milhões de euros em rendas, de acordo com os dados facultados pelas Finanças ao DN. Em 2005, este valor tinha sido de 3,01 mil milhões de euros – o primeiro ano em que este tipo de rendimentos passou a barreira dos três mil milhões de euros anuais.

Para explicar esta diminuição no número de contribuintes a declarar rendimentos provenientes de rendas, as associações de proprietários e de inquilinos encontram explicações na retirada das casas que vão ficando vagas, optando por dar-lhe outro destino, como o alojamento local ou por vendê-las.

O presidente da Associação Lisbonense de Proprietários (ALP), Menezes Leitão, critica a excessiva carga fiscal e as alterações à Leia das Rendas, que fizeram com que o período de proteção dos inquilinos mais velhos e de menores recursos financeiros aumentasse.

“Neste momento os preços estão bons para vender, até acho que a subida está a ser demasiado rápida, e é natural que os senhorios aproveitem para vender“, explica Menezes Leitão ao DN.

Romão Lavadinho, presidente da Associação de Inquilinos Lisbonenses (AIL), culpa a colocação de casas no alojamento local e a subida do preço das rendas. “A descida da oferta de casas para arrendar é um facto”, afirma.

De acordo com o DN, dos 546 770 contribuintes com rendimentos de rendas, a maioria (309 636) optou pelo englobamento, apenas 237 134 preferiram ser tributados em IRS pela taxa autónoma de 28%.

Além disso, os dados de fonte oficial do Ministério das Finanças dão conta de uma subida de 11% no número de senhorios que está a passar recibos de renda eletrónicos. Mais de 42 mil face ao ano anterior.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Deixar de dar aulas com mais de 60 anos só no pré-escolar e 1.º ciclo

A possibilidade de os professores com mais de 60 anos deixarem de dar aulas para "desempenhar outras atividades", prevista no Orçamento do Estado de 2020, será apenas aplicada ao pré-escolar e 1.º ciclo, esclareceu o …

Aumento extra de dez euros pode beneficiar 1,6 milhões de pensionistas

O aumento extra de dez euros nas reformas até 658,2 euros, confirmado esta quinta-feira pelo secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, pode vir a beneficiar cerca de 1,6 milhões de pensionistas. A estimativa é avançada …

Rui Pinto vai a julgamento por 93 crimes

A juíza do Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa decidiu que Rui Pinto vai ser julgado por 93 crimes, e não 147 como estava acusado. O Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa decidiu esta sexta-feira levar …

Um "palhaço" que vai apunhalar os iranianos nas costas. Líder supremo do Irão arrasa Trump

O líder supremo do Irão classificou esta sexta-feira o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, como "um palhaço" que finge querer ajudar os iranianos, mas vai atacá-los pelas costas com "um punhal envenenado". As declarações do …

"Lava que se farta". Justiça dá razão a Ana Gomes no processo movido por Isabel dos Santos

A ex-eurodeputada Ana Gomes venceu um dos processos que foi movido contra ela por Isabel dos Santos. Em causa estão publicações no Twitter, onde a diplomata acusava a empresária angolana de estar a usar Portugal …

Secretário da Cultura brasileiro vai ser demitido depois de se inspirar em discurso nazi de Goebbels

Roberto Alvim, secretário da Cultura brasileiro, fez um discurso esta quinta-feira copiando um discurso muito conhecido do ministro da propaganda de Adolf Hitler, Joseph Goebbels. O secretário da Cultura do Brasil, Roberto Alvim, divulgou um vídeo …

Presidente da Guatemala anuncia corte de relações com Venezuela

O novo Presidente da Guatemala, Alejandro Giammattei, anunciou na quinta-feira que ordenou o corte de relações com a Venezuela e o encerramento da embaixada neste país. Alejandro Giammattei, médico e ex-diretor do Sistema Penitenciário da Guatemala, …

Bolsonaro vai manter secretário acusado de irregularidades no Governo

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, defendeu hoje o titular da Secretaria Especial da Comunicação Social (Secom, órgão da Presidência), Fabio Wajngarten, acusado de alegadas irregularidades em contratos, garantindo que o manterá no cargo. “Pelo que eu …

FC Porto empresta Waris ao Estrasburgo com opção de compra obrigatória

O avançado ganês foi emprestado pelo FC Porto ao Estrasburgo até ao final da temporada, num negócio que inclui uma cláusula de opção de compra obrigatória. No final do empréstimo, o Estrasburgo fica obrigado a contratar …

Miguel Guimarães reeleito bastonário da Ordem dos Médicos

O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, foi eleito esta quinta-feira para um segundo mandato, com 93% dos votos. De acordo com os resultados provisórios avançados pela Ordem, estando contados 16.723 votos, Miguel Guimarães foi …