Menos 23 mil senhorios declaram rendas ao fisco

Entre 2015 e 2017, houve uma redução de mais de 23 mil senhorios a declarar rendimentos de arrendamentos de longa duração, segundo dados da Autoridade Tributária e Aduaneira.

Apesar da subida do preço das rendas, o número de senhorios que as declaram ao fisco diminuiu 4% em dois anos, avança o Diário de Notícias.

Em 2015, foram mais de 570 mil contribuintes a declarar rendimentos provenientes de rendas. Este ano, o número recuou para 546 770, uma redução de mais de 23 mil pessoas. Ainda assim, esta descida foi acompanhada por uma ligeira subida no valor declarado.

No IRS para 2017, relativo a rendimentos do ano anterior, foram declarados 3,05 mil milhões de euros em rendas, de acordo com os dados facultados pelas Finanças ao DN. Em 2005, este valor tinha sido de 3,01 mil milhões de euros – o primeiro ano em que este tipo de rendimentos passou a barreira dos três mil milhões de euros anuais.

Para explicar esta diminuição no número de contribuintes a declarar rendimentos provenientes de rendas, as associações de proprietários e de inquilinos encontram explicações na retirada das casas que vão ficando vagas, optando por dar-lhe outro destino, como o alojamento local ou por vendê-las.

O presidente da Associação Lisbonense de Proprietários (ALP), Menezes Leitão, critica a excessiva carga fiscal e as alterações à Leia das Rendas, que fizeram com que o período de proteção dos inquilinos mais velhos e de menores recursos financeiros aumentasse.

“Neste momento os preços estão bons para vender, até acho que a subida está a ser demasiado rápida, e é natural que os senhorios aproveitem para vender“, explica Menezes Leitão ao DN.

Romão Lavadinho, presidente da Associação de Inquilinos Lisbonenses (AIL), culpa a colocação de casas no alojamento local e a subida do preço das rendas. “A descida da oferta de casas para arrendar é um facto”, afirma.

De acordo com o DN, dos 546 770 contribuintes com rendimentos de rendas, a maioria (309 636) optou pelo englobamento, apenas 237 134 preferiram ser tributados em IRS pela taxa autónoma de 28%.

Além disso, os dados de fonte oficial do Ministério das Finanças dão conta de uma subida de 11% no número de senhorios que está a passar recibos de renda eletrónicos. Mais de 42 mil face ao ano anterior.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Do azedume às contas do passado. Críticos internos atacam Rio

Depois de Rui Rio ter anunciado esta segunda-feira que se recandidata à liderança do PSD, os críticos internos vieram a público. Acusam-no de querer dividir o partido e ajustar contas com o passado e esperam …

"Acho ridículo que sejam feitas obras, portas ou não", diz Ventura

O CDS que não quer o líder do Chega no meio dos seus deputados e a solução pode mesmo passar por abrir uma porta especial para o deputado. "Acho ridículo", comenta André Ventura. Na última conferência …

Duas vitórias em 14 jogos. Benfica quer travar o calvário da Champions

O Benfica recebe esta quarta-feira o Lyon, estando praticamente obrigado a ganhar para seguir em frente na competição milionária. Apesar de reconhecer a dificuldade, Rúben Dias acredita os encarnados vão voltar aos bons resultados. A …

Barcelona-Real Madrid oficialmente adiado para 18 de dezembro

O Comité de Competições da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) concordou, esta quarta-feira, em marcar o FC Barcelona-Real Madrid, que se deveria disputar no sábado, para 18 de dezembro, "por motivos excecionais". A data inicial …

Embaixador dos EUA em Kiev confirma chantagem de Trump para forçar investigação a filho de Joe Biden

O processo de impeachent a Donald Trump conheceu um testemunho que pode ser determinante. O embaixador dos Estados Unidos em Kiev, na Ucrânia, Bill Taylor, foi ouvido no Congresso norte-americano na terça-feira e apontou o …

Hospital de Évora fez pagamentos indevidos a médicos

O Tribunal de Contas detetou pagamentos ilegais a médicos com funções de gestão de 2015 a 2018 e concluiu que dois técnicos superiores foram nomeados administradores do Hospital de Évora sem reunirem os requisitos legais …

"Infortúnios" vão chegar "mais cedo do que o esperado". Marcelo pede mais crescimento económico

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, diz que o país precisa de mais crescimento económico. "Este que temos não chega", porque "os infortúnios" vão chegar mais cedo do que o previsto. Esta terça-feira, o …

Arqueólogo encontra dezenas de sítios maia graças a um mapa online gratuito

Um arqueólogo norte-americano descobriu 27 sítios maias com 3.000 anos graças a um mapa online gratuito, escreve o jornal The New York Times. Takeshi Inomata, arqueólogo da Universidade do Arizona, nos Estado Unidos, utilizou um mapa …

39 pessoas encontradas mortas dentro de um camião no Reino Unido

Um camião foi encontrado, esta quarta-feira, em Essex, no Reino Unido, com 39 pessoas sem vida no seu interior. O condutor já foi detido. Segundo o The Guardian, as autoridades britânicas já iniciaram uma investigação, depois …

Hospital das Forças Armadas não operou um único doente do SNS

O Hospital das Forças Armadas (HFAR) ainda não apresentou qualquer candidatura para ser “convencionado pelo Serviço Nacional de Saúde”. No ano passado, os ministérios da Defesa e da Saúde assinaram um acordo para que o Hospital …