/

Restos do mais pequeno macaco fóssil do mundo encontrados no Peru

(dr) Wout Salenbien / Duke University

Foi encontrado na floresta amazónica do Peru um dente fóssil, com 18 milhões de anos, do mais pequeno macaco já conhecido. Não pesava mais do que um hamster, adiantam os investigadores.

O novo fóssil foi desenterrado na costa do rio Alto Madre de Dios, no sudeste do Peru. Os investigadores desenterraram pedaços de arenito e cascalho e colocaram-nos em sacos cheios de água para, posteriormente, conseguirem extrair os dentes, as mandíbulas e os fragmentos fossilizados do macaco.

Antes de encontrar o dente do macaco mais pequeno conhecido, a equipa analisou cerca de 900 quilos de sedimentos que continham centenas de fósseis de roedores, morcegos e outros animais.

Os fósseis de primatas são tão raros quanto os dentes de galinha“, disse o principal autor do artigo científico, Richard Kay, professor de antropologia evolutiva da Universidade Duke, na Carolina do Norte, em comunicado. O dente encontrado, um molar superior, era apenas “duas vezes o tamanho da cabeça de um alfinete”.

Pela análise do molar, os cientistas acreditam que o animal terá comido frutas e insetos e que pesava menos de 200 gramas, ligeiramente mais pesado do que uma bola de beisebol. Alguns dos macacos da América do Sul podem crescer até 50 vezes mais, realça o EuropaPress.

“É de longe o menor macaco fóssil encontrado em todo o mundo”, disse Kay. Só há uma espécie de macaco mais pequena: o sangui-pigmeu (Cebuella pygmaea), que é do tamanho de uma chávena de chá.

Num artigo publicado no Journal of Human Evolution, a equipa apelidou o animal de Parvimico materdei, ou “pequeno macaco do rio Madre de Dios”. Agora, armazenada nas coleções permanentes do Instituto de Paleontologia da Universidade Nacional de Piura, no Peru, a descoberta é importante dado que é uma das poucas pistas que os cientistas têm de um capítulo chave em falta na evolução dos macacos.

A comunidade científica acredita que os macacos chegaram à América do Sul, vindos de África, há cerca de 40 milhões de anos. No entanto, este processo é um pouco misterioso, em grande parte devido a uma lacuna no registo de fósseis de macacos, entre 13 e 31 milhões de anos atrás.

Nesse intervalo de tempo encontramos Parvimico. O novo fóssil remonta entre 17 e 19 milhões de anos atrás, afirmam os cientistas.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.