A gravura renascentista vai agora a leilão — depois de, há 13 anos, ter escapado por pouco a um fim inglório num caixote do lixo.
Uma rara gravura renascentista do famoso artista alemão Albrecht Dürer, salva do lixo por um rapaz há mais de uma década, vai ser leiloada e poderá render mais de 23 mil euros.
A obra de arte, identificada como a calcogravura de 1513 de Dürer “Cavaleiro, Morte e o Diabo”, é uma das suas três Meisterstiche, ou gravuras de mestre. Representa um cavaleiro a cavalo, acompanhado por uma figura que simboliza a morte e uma criatura diabólica.
A história começou quando Mat Winter, agora com 24 anos, abordou Jim Spencer, diretor da Rare Book Auctions, no início deste ano com a gravura. Winter tinha encontrado a peça num local em Cranbrook, Inglaterra, quando tinha apenas 11 anos de idade.
Recordando a descoberta, Winter explicou que uma mulher estava a desfazer-se de alguns objetos, incluindo a gravura, e ele perguntou-lhe se podia ficar com ela. A gravura ficou guardada num armário durante 13 anos, até que Winter decidiu mandar avaliá-la.
Spencer, inicialmente cético, ficou espantado ao examinar a gravura. Reconheceu que o papel de impressão e a qualidade excecional da gravura eram caraterísticas do trabalho de Dürer.
Impressionado, Spencer procurou imediatamente uma segunda opinião de especialistas do Museu Britânico, que compararam a gravura com outras da sua coleção. Um pormenor importante – um pequeno risco no cavalo do cavaleiro, causado por um defeito na placa de cobre utilizada para a gravura – confirmou a autenticidade da gravura.
Apesar de ter sido montada por volta de 1900, o que afeta o seu valor, Spencer descreveu a peça como “a gravura mais importante que alguma vez cataloguei e coloquei à venda”. O autor salientou que a nitidez e os contrastes da gravura são extraordinários, sugerindo que poderia valer muito mais se estivesse em condições de não ser montada, escreve a Smithsonian Mag.
O leilão online desta gravura histórica de Dürer terminará a 18 de setembro. Conhecido pelas suas gravuras tecnicamente brilhantes, o trabalho de Dürer teve um impacto duradouro no mundo da arte, influenciando grandes artistas como Rafael e Ticiano.
Faço notar que esta gravura não é uma Xilogravura (matriz em madeira; imagens abertas a canivete e goivas, em que a área impressa é o topo) mas sim uma Calcogravura (matriz em cobre; imagem aberta apenas a buril e em que a área impressa são as linhas no oco).
Caro leitor,
Os detalhes importam; obrigado pelo seu precioso contributo, está corrigido.
Obrigado!
Fantástico!
Concordo