Menina de 12 anos única sobrevivente de acidente que matou 27 pessoas

World Bank / Flickr

Uma menina de 12 anos é a única sobrevivente do acidente de viação registado esta sexta-feira no troço rodoviário entre o Porto Amboim e Luanda, no litoral centro de Angola, que vitimou 27 pessoas.

De acordo com uma fonte do hospital de municipal de Porto Amboim, no Cuanza Sul, a criança está a receber tratamento médico e o seu estado de saúde está a “evoluir bem”, apesar das “lesões graves” sofridas, nomeadamente um traumatismo craniano.

A criança, que terá cerca de 12 anos, está consciente e foi entretanto transportada para outra unidade hospitalar angolana.

O acidente, que ocorreu cerca das 08:40 de hoje na estrada nacional número 100, no troço rodoviário Cabo Ledo/Longa, província do Cuanza Sul, envolveu uma viatura de transporte informal de passageiros e um pesado de mercadorias, que chocaram frontalmente.

O motorista do pesado foi um dos três feridos ainda transportados com vida para o hospital, mas, à semelhança do que aconteceu com outro ocupante da mesma viatura, viria a falecer.

Alex E. Proimos / Flickr

É comum circularem nas estradas angolanas viaturas sobrelotadas

É comum circularem nas estradas angolanas viaturas sobrelotadas

Segundo informação entretanto veiculada pela Polícia Nacional de Angola, o transporte de passageiros seguiria em excesso de velocidade quando um dos pneus da frente “estourou”, levando o condutor a perder o controlo da viatura, um dos conhecidos “táxis” angolanos.

A polícia adiantou que a viatura em causa tinha capacidade para transportar 15 pessoas. No entanto, no momento do acidente, levava 25 pessoas e todas morreram no local.

Por esse motivo, o comando geral da polícia admitiu, ao início da noite, que poderá ter existido uma falha no controlo de viaturas que habitualmente é feito nas estradas angolanas, que neste caso não detectou a sobrelotação do “táxi”.

O acidente levou o Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, a manifestar “profundo pesar e consternação”.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.