/

Arqueólogos encontram membros amputados durante a Batalha de Waterloo

1

(dr) Chris van Houts

Arqueólogos encontraram algumas provas da sangrenta Batalha de Waterloo: vários ossos da perna. Os cientistas acreditam que os membros foram amputados num hospital de campanha e que pertenciam a soldados.

A Batalha de Waterloo, que aconteceu em 1815 na atual Bélgica, foi um dos conflitos mais importantes para marcar o fim da Guerra dos Cem Dias, a última batalha de Napoleão Bonaparte e o seu fim enquanto Imperador de França.

Agora, uma equipa de arqueólogos e vários voluntários que escavaram os locais da batalhar descobriram artefactos que ajudam a contar alguns detalhes desta história sangrenta.

O Waterloo Uncovered, projeto que promove as escavações e a preservação da história da batalha, divulgou recentemente novas informações e fotografias do que foi descoberto. O que mais surpreendeu os cientistas foi a descoberta de ossos humanos enterrados.

Os especialistas encontraram quatro ossos de pernas humanas, próximos uns dos outros, e acreditam que o local onde as ossadas foram descobertas, era uma espécie de hospital e que, por isso, os membros amputados dos soldados feridos durante a batalha eram ali descartados.

Estima-se que este hospital de campanha tenha tratado cerca de seis mil soldados aliados, que pertenciam à aliança formada por Inglaterra, Rússia, Prússia e Áustria contra a França de Bonaparte. No local, aconteceram cerca de 500 amputações causadas pelos ferimentos de balas, sabres, lanças de cavalaria e canhões.

Segundo o All That’s Interesting, esta é a primeira vez que o projeto Waterloo Uncovered encontra restos humanos, uma vez que são incomuns nos campos de batalha de Waterloo. Apesar das estimativas apontarem que morreram na batalha 25 mil franceses, 15 mil aliados e sete mil prussianos, apenas um esqueleto completo foi descoberto nos tempos modernos – o do soldado alemão Friedrich Brandt.

À volta do campo de batalha, foram feitas outras descobertas, mas muito poucas foram encontradas no contexto de uma escavação arqueológica.

Dos soldados que morreram na Batalha de Waterloo, muitos foram enterrados em valas comuns, enquanto uma minoria foi enterrada em sepulturas individuais. Sendo que grande parte dos corpos enterrados foi encontrada por agricultores que preparavam a terra para plantação, descobertas como esta são muito raras.

“Encontrar vestígios humanos muda imediatamente a atmosfera de uma escavação”, escreveu o professor Tony Pollard, que integra o Waterloo Uncovered. “De repente, surge uma conexão muito pungente com as pessoas que sofreram aqui em 1815, uma conexão que não foi perdida na equipa do Waterloo Uncovered.”

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.